A ressignificação da musicalidade de Plauto e Terêncio nas comédias de Maquiavel
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Italiano UERJ |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaitalianouerj/article/view/48736 |
Resumo: | RESUMO: É sabido que muitas das peças que hoje classificamos como comédias latinas eram divididas em atos. As representações se alternavam em partes cantadas (cantica) e recitadas (diverbia), com as primeiras contando com o apoio de dançarinos e flautistas, permitindo que os atores descansassem entre as récitas. Voltando o olhar para o gênero conhecido como fabula palliata, alguns aspectos de obras gregas foram herdados, como a temática e as localidades, porém, especialmente no caso de Plauto, outros eram alterados de modo a satisfazer o gosto da audiência romana, notadamente o acréscimo da música, os cantica polimétricos, e também a influência de outras formas de manifestações artísticas anteriores e/ou contemporâneas, tal como os mimos e as atellanae, e os chamados “nomes falantes”. O objetivo deste estudo é verificar como a música é empregada no teatro renascentista italiano de Nicolau Maquiavel, cuja obra Mandragola é tida não só como a obra prima dramática do Cinquecento, como de todo o teatro da Itália, sendo reconhecida como a primeira comédia da Renascença a incluir passagens musicais integradas à ação, utilizando-se do recurso do entremez (intermezzo). Sabendo que sua comédia é influenciada pelos comediógrafos latinos, pretende-se verificar, dentro das suas comédias Mandragola e Clizia, quais características convergem entre esses autores, e quais denotariam a originalidade de Maquiavel no que tange à musicalidade, rimas e versificação na obra.Palavras-chave: Música. Comédia latina. Teatro. Maquiavel. Mandragola. ABSTRACT: È noto che molte delle commedie che classifichiamo ora come commedie latine erano divise in atti. Le rappresentazioni si sono alternate in parti cantate (cantica) e recitate (diverbia), con il primo con il supporto di ballerini e flautisti, permettendo agli attori di riposare tra gli atti recitati. Passando al genere teatrale noto come fabula palliata, subisce gli influssi dei modelli della commedia nuova della letteratura greca ed alcuni aspetti delle opere greche furono ereditati, come il tema e mantiene l’ ambientazione greca. Soprattutto nel caso di Plauto, altri aspetti furono modificati per soddisfare il gusto del pubblico romano, in particolare l'aggiunta della musica, i cantica polimetrici e anche l'influenza di altre forme di manifestazioni artistiche precedenti e/o contemporanee, come i mimi e le atellane, e i cosiddetti "nomi parlanti". Lo scopo di questo lavoro è verificare come la musica viene utilizzata nel teatro rinascimentale italiano di Niccolò Machiavelli, la cui opera Mandragola è considerata non solo il capolavoro drammatico del Cinquecento, ma del proprio teatro italiano, riconosciuta come la prima commedia rinascimentale a includere passaggi musicali integrati nell'azione, usando la risorsa di intermedi (intermezzi). Sapendo che la sua commedia è influenzata dai commediografi latini, si verificherà, all'interno delle loro commedie Mandragola e Clizia, quali caratteristiche convergono tra questi autori e quali indicherebbero l'originalità di Machiavelli in termini di musicalità, rime e versificazione nell'opera.Parole chiave: Musica. Commedia latina. Teatro. Machiavelli. Mandragola. ABSTRACT: It is a known fact that many of the plays that we classify nowadays as latin comedies were divided in acts. The representations alternated between sung (cantica) and spoken (diverbia) parts, the first ones being assisted by dancers and musicians (usually flute players), allowing the actors to rest between their recitations. Turning our look to the gender known as fabula palliata, some aspects were a heritage form the Greek works, namely themes and places, although in some cases, especially in Plauto’s work, other characteristics were changed to better satisfy the roman audience taste, as the inclusion of music, the polymetric cantica, and the influence of other (previous and/or contemporaneous) artistic manifestations, such as the mimes, the atellanae and the so-called “speaking names”. The goal of this study is to verify how the music is used in Niccolò Macchiavelli’s Italian Renaissance theater, whose Mandragola is taken not only as the masterpiece of Cinquecento’s drama, but of all Italian theater. Mandragola is recognized to be the first Renaissance comedy to include musical passages that were integrated to the action, using the resource of interlude (intermezzo). Knowing that Machiavelli’s comedy is influenced by the Latin authors, we intend to verify, in Mandragola and Clizia, which of the characteristics converge among the authors, and which would indicate Machiavelli’s originality on musicality, rhymes as versification inside his plays.Keywords: Music. Latin comedy. Theater. Machiavelli. Mandragola. |
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A ressignificação da musicalidade de Plauto e Terêncio nas comédias de MaquiavelMúsica. Comédia latina. Teatro. Maquiavel. Mandragola.RESUMO: É sabido que muitas das peças que hoje classificamos como comédias latinas eram divididas em atos. As representações se alternavam em partes cantadas (cantica) e recitadas (diverbia), com as primeiras contando com o apoio de dançarinos e flautistas, permitindo que os atores descansassem entre as récitas. Voltando o olhar para o gênero conhecido como fabula palliata, alguns aspectos de obras gregas foram herdados, como a temática e as localidades, porém, especialmente no caso de Plauto, outros eram alterados de modo a satisfazer o gosto da audiência romana, notadamente o acréscimo da música, os cantica polimétricos, e também a influência de outras formas de manifestações artísticas anteriores e/ou contemporâneas, tal como os mimos e as atellanae, e os chamados “nomes falantes”. O objetivo deste estudo é verificar como a música é empregada no teatro renascentista italiano de Nicolau Maquiavel, cuja obra Mandragola é tida não só como a obra prima dramática do Cinquecento, como de todo o teatro da Itália, sendo reconhecida como a primeira comédia da Renascença a incluir passagens musicais integradas à ação, utilizando-se do recurso do entremez (intermezzo). Sabendo que sua comédia é influenciada pelos comediógrafos latinos, pretende-se verificar, dentro das suas comédias Mandragola e Clizia, quais características convergem entre esses autores, e quais denotariam a originalidade de Maquiavel no que tange à musicalidade, rimas e versificação na obra.Palavras-chave: Música. Comédia latina. Teatro. Maquiavel. Mandragola. ABSTRACT: È noto che molte delle commedie che classifichiamo ora come commedie latine erano divise in atti. Le rappresentazioni si sono alternate in parti cantate (cantica) e recitate (diverbia), con il primo con il supporto di ballerini e flautisti, permettendo agli attori di riposare tra gli atti recitati. Passando al genere teatrale noto come fabula palliata, subisce gli influssi dei modelli della commedia nuova della letteratura greca ed alcuni aspetti delle opere greche furono ereditati, come il tema e mantiene l’ ambientazione greca. Soprattutto nel caso di Plauto, altri aspetti furono modificati per soddisfare il gusto del pubblico romano, in particolare l'aggiunta della musica, i cantica polimetrici e anche l'influenza di altre forme di manifestazioni artistiche precedenti e/o contemporanee, come i mimi e le atellane, e i cosiddetti "nomi parlanti". Lo scopo di questo lavoro è verificare come la musica viene utilizzata nel teatro rinascimentale italiano di Niccolò Machiavelli, la cui opera Mandragola è considerata non solo il capolavoro drammatico del Cinquecento, ma del proprio teatro italiano, riconosciuta come la prima commedia rinascimentale a includere passaggi musicali integrati nell'azione, usando la risorsa di intermedi (intermezzi). Sapendo che la sua commedia è influenzata dai commediografi latini, si verificherà, all'interno delle loro commedie Mandragola e Clizia, quali caratteristiche convergono tra questi autori e quali indicherebbero l'originalità di Machiavelli in termini di musicalità, rime e versificazione nell'opera.Parole chiave: Musica. Commedia latina. Teatro. Machiavelli. Mandragola. ABSTRACT: It is a known fact that many of the plays that we classify nowadays as latin comedies were divided in acts. The representations alternated between sung (cantica) and spoken (diverbia) parts, the first ones being assisted by dancers and musicians (usually flute players), allowing the actors to rest between their recitations. Turning our look to the gender known as fabula palliata, some aspects were a heritage form the Greek works, namely themes and places, although in some cases, especially in Plauto’s work, other characteristics were changed to better satisfy the roman audience taste, as the inclusion of music, the polymetric cantica, and the influence of other (previous and/or contemporaneous) artistic manifestations, such as the mimes, the atellanae and the so-called “speaking names”. The goal of this study is to verify how the music is used in Niccolò Macchiavelli’s Italian Renaissance theater, whose Mandragola is taken not only as the masterpiece of Cinquecento’s drama, but of all Italian theater. Mandragola is recognized to be the first Renaissance comedy to include musical passages that were integrated to the action, using the resource of interlude (intermezzo). Knowing that Machiavelli’s comedy is influenced by the Latin authors, we intend to verify, in Mandragola and Clizia, which of the characteristics converge among the authors, and which would indicate Machiavelli’s originality on musicality, rhymes as versification inside his plays.Keywords: Music. Latin comedy. Theater. Machiavelli. 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