Lembrança e Leitura: a busca do eu pessoal no caos da memória em Às Cegas, de Claudio Magris

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franz, Marcelo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Italiano UERJ
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaitalianouerj/article/view/48733
Resumo: RESUMO: O presente artigo propõe-se a analisar o romance Às Cegas, de Claudio Magris, observando as formas de como se dá a representação ficcional da memória e a possível interferência da experiência da leitura literária no ato memorialístico assumido pelo narrador Salvatore Cippico. Entendemos a leitura como elemento formador da identidade evocada (ou construída ficcionalmente) no lembrar. Por meio da problematização das “formas do dizer” da memória, a voz narrativa depara-se com a incerteza e as dificuldades de alcançar um “sujeito pessoal” que também é um ser histórico, cujo perfil é marcado por uma inserção temporal. No romance, o processo de descoberta e afirmação do eu tem na vivência da leitura um ato fundante e um complicador da forma e do conteúdo do lembrado.Palavras-chave: Claudio Magris. Às Cegas. Memória. Leitura. Ficção. ABSTRACT: Questo testo presenta un’analisi del romanzo di Claudio Magris, Alla Cieca, osservando i modi in cui avviene la rappresentazione finzionale della memoria e la possibile interferenza dell'esperienza della lettura letteraria nell'atto memorialistico assunto dal narratore Salvatore Cippico. Comprendiamo la lettura come elemento formativo dell'identità evocata (o costruita in modo fittizio) nel ricordare. Attraverso la problematizzazione dei "modi di dire" della memoria, la voce narrativa affronta l'incertezza e le difficoltà di raggiungere un "soggetto personale" che è anche un essere storico, il cui profilo è segnato da un inserimento temporale. Nel romanzo, il processo di scoperta e affermazione del sé ha nell'esperienza di leggere un atto fondatore e un complicatore della forma e del contenuto delle esperienze ricordate.Parole chiave: Claudio Magris. Alla Cieca . Memoria. Lettura. Finzione. ABSTRACT: This article aims to analyze Claudio Magris's novel Blindly., observing the ways in which the fictional representation of memory occurs and the possible interference of the experience of literary reading in the memorialistic act assumed by the narrator Salvatore Cippico. We understand reading as a formative element of identity evoked (or fictionally constructed) in remembering. Through the problematization of the “ways of saying” of memory, the narrative voice faces the uncertainty and difficulties of reaching a “personal subject” who is also a historical being, whose profile is marked by a temporal insertion. In the novel, the process of discovery and affirmation of the self has in the experience of reading a founding act and a complicator of form and content of the  experiences remembered.Keywords: Claudio Magris. Blindly. Memory. Reading. Fiction.
id UERJ-12_9917f2cb18a7ef782b9f486e1650b1b8
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/48733
network_acronym_str UERJ-12
network_name_str Revista Italiano UERJ
repository_id_str
spelling Lembrança e Leitura: a busca do eu pessoal no caos da memória em Às Cegas, de Claudio MagrisClaudio Magris. Às Cegas. Memória. Leitura. Ficção.RESUMO: O presente artigo propõe-se a analisar o romance Às Cegas, de Claudio Magris, observando as formas de como se dá a representação ficcional da memória e a possível interferência da experiência da leitura literária no ato memorialístico assumido pelo narrador Salvatore Cippico. Entendemos a leitura como elemento formador da identidade evocada (ou construída ficcionalmente) no lembrar. Por meio da problematização das “formas do dizer” da memória, a voz narrativa depara-se com a incerteza e as dificuldades de alcançar um “sujeito pessoal” que também é um ser histórico, cujo perfil é marcado por uma inserção temporal. No romance, o processo de descoberta e afirmação do eu tem na vivência da leitura um ato fundante e um complicador da forma e do conteúdo do lembrado.Palavras-chave: Claudio Magris. Às Cegas. Memória. Leitura. Ficção. ABSTRACT: Questo testo presenta un’analisi del romanzo di Claudio Magris, Alla Cieca, osservando i modi in cui avviene la rappresentazione finzionale della memoria e la possibile interferenza dell'esperienza della lettura letteraria nell'atto memorialistico assunto dal narratore Salvatore Cippico. Comprendiamo la lettura come elemento formativo dell'identità evocata (o costruita in modo fittizio) nel ricordare. Attraverso la problematizzazione dei "modi di dire" della memoria, la voce narrativa affronta l'incertezza e le difficoltà di raggiungere un "soggetto personale" che è anche un essere storico, il cui profilo è segnato da un inserimento temporale. Nel romanzo, il processo di scoperta e affermazione del sé ha nell'esperienza di leggere un atto fondatore e un complicatore della forma e del contenuto delle esperienze ricordate.Parole chiave: Claudio Magris. Alla Cieca . Memoria. Lettura. Finzione. ABSTRACT: This article aims to analyze Claudio Magris's novel Blindly., observing the ways in which the fictional representation of memory occurs and the possible interference of the experience of literary reading in the memorialistic act assumed by the narrator Salvatore Cippico. We understand reading as a formative element of identity evoked (or fictionally constructed) in remembering. Through the problematization of the “ways of saying” of memory, the narrative voice faces the uncertainty and difficulties of reaching a “personal subject” who is also a historical being, whose profile is marked by a temporal insertion. In the novel, the process of discovery and affirmation of the self has in the experience of reading a founding act and a complicator of form and content of the  experiences remembered.Keywords: Claudio Magris. Blindly. Memory. Reading. Fiction.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2020-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaitalianouerj/article/view/48733Revista Italiano UERJ; v. 10 n. 1 (2019); 222236-4064reponame:Revista Italiano UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaitalianouerj/article/view/48733/32580Copyright (c) 2020 Revista Italiano UERJinfo:eu-repo/semantics/openAccessFranz, Marcelo2021-03-26T00:16:06Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/48733Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistaitalianouerjPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistaitalianouerj/oai||sr3depext@gmail.com|| revistaitalianouerj@yahoo.it||aparecida.cardoso@yahoo.it2236-40642236-4064opendoar:2024-05-17T13:38:25.558345Revista Italiano UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)true
dc.title.none.fl_str_mv Lembrança e Leitura: a busca do eu pessoal no caos da memória em Às Cegas, de Claudio Magris
title Lembrança e Leitura: a busca do eu pessoal no caos da memória em Às Cegas, de Claudio Magris
spellingShingle Lembrança e Leitura: a busca do eu pessoal no caos da memória em Às Cegas, de Claudio Magris
Franz, Marcelo
Claudio Magris. Às Cegas. Memória. Leitura. Ficção.
title_short Lembrança e Leitura: a busca do eu pessoal no caos da memória em Às Cegas, de Claudio Magris
title_full Lembrança e Leitura: a busca do eu pessoal no caos da memória em Às Cegas, de Claudio Magris
title_fullStr Lembrança e Leitura: a busca do eu pessoal no caos da memória em Às Cegas, de Claudio Magris
title_full_unstemmed Lembrança e Leitura: a busca do eu pessoal no caos da memória em Às Cegas, de Claudio Magris
title_sort Lembrança e Leitura: a busca do eu pessoal no caos da memória em Às Cegas, de Claudio Magris
author Franz, Marcelo
author_facet Franz, Marcelo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Franz, Marcelo
dc.subject.por.fl_str_mv Claudio Magris. Às Cegas. Memória. Leitura. Ficção.
topic Claudio Magris. Às Cegas. Memória. Leitura. Ficção.
description RESUMO: O presente artigo propõe-se a analisar o romance Às Cegas, de Claudio Magris, observando as formas de como se dá a representação ficcional da memória e a possível interferência da experiência da leitura literária no ato memorialístico assumido pelo narrador Salvatore Cippico. Entendemos a leitura como elemento formador da identidade evocada (ou construída ficcionalmente) no lembrar. Por meio da problematização das “formas do dizer” da memória, a voz narrativa depara-se com a incerteza e as dificuldades de alcançar um “sujeito pessoal” que também é um ser histórico, cujo perfil é marcado por uma inserção temporal. No romance, o processo de descoberta e afirmação do eu tem na vivência da leitura um ato fundante e um complicador da forma e do conteúdo do lembrado.Palavras-chave: Claudio Magris. Às Cegas. Memória. Leitura. Ficção. ABSTRACT: Questo testo presenta un’analisi del romanzo di Claudio Magris, Alla Cieca, osservando i modi in cui avviene la rappresentazione finzionale della memoria e la possibile interferenza dell'esperienza della lettura letteraria nell'atto memorialistico assunto dal narratore Salvatore Cippico. Comprendiamo la lettura come elemento formativo dell'identità evocata (o costruita in modo fittizio) nel ricordare. Attraverso la problematizzazione dei "modi di dire" della memoria, la voce narrativa affronta l'incertezza e le difficoltà di raggiungere un "soggetto personale" che è anche un essere storico, il cui profilo è segnato da un inserimento temporale. Nel romanzo, il processo di scoperta e affermazione del sé ha nell'esperienza di leggere un atto fondatore e un complicatore della forma e del contenuto delle esperienze ricordate.Parole chiave: Claudio Magris. Alla Cieca . Memoria. Lettura. Finzione. ABSTRACT: This article aims to analyze Claudio Magris's novel Blindly., observing the ways in which the fictional representation of memory occurs and the possible interference of the experience of literary reading in the memorialistic act assumed by the narrator Salvatore Cippico. We understand reading as a formative element of identity evoked (or fictionally constructed) in remembering. Through the problematization of the “ways of saying” of memory, the narrative voice faces the uncertainty and difficulties of reaching a “personal subject” who is also a historical being, whose profile is marked by a temporal insertion. In the novel, the process of discovery and affirmation of the self has in the experience of reading a founding act and a complicator of form and content of the  experiences remembered.Keywords: Claudio Magris. Blindly. Memory. Reading. Fiction.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaitalianouerj/article/view/48733
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaitalianouerj/article/view/48733
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaitalianouerj/article/view/48733/32580
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Italiano UERJ
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Italiano UERJ
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Revista Italiano UERJ; v. 10 n. 1 (2019); 22
2236-4064
reponame:Revista Italiano UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Revista Italiano UERJ
collection Revista Italiano UERJ
repository.name.fl_str_mv Revista Italiano UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv ||sr3depext@gmail.com|| revistaitalianouerj@yahoo.it||aparecida.cardoso@yahoo.it
_version_ 1799319099595030528