Sombras, imagens, cores e odores no “outro mundo” de Dante e de Virgílio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Italiano UERJ |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaitalianouerj/article/view/36009 |
Resumo: | RESUMO:Uma nova leitura interessante de Virgílio e Dante pode se iniciar com o encontro narrativo deles no começo da viagem de Dante, na primeira parte da Divina Comédia: o Inferno. Este é o primeiro acontecimento que o leitor encontra no poema dantesco. Trata-se de pensar uma nova acepção interpretativa das duas obras, e também uma interpretação crítica através dos aspectos sensoriais, exprimidos com os versos e as palavras escolhidos. Tentaremos analisar a perspectiva dantesca e aquela virgiliana do “outro mundo”. Com certeza, a hipótese sugestiva proposta é analisar as visões dantesca e virgiliana do reino dos mortos, estudando as diferenças e oferecendo uma leitura das percepções sensoriais nos acontecimentos que Dante enfrenta no Inferno. Mas também é interessante examinar a experiência da descida ao Hades de Enéas, o herói contado por Virgílio no poema Eneida. A comparação das percepções de Dante com aqueles do personagem Enéas cria a ampliação do discurso. Neste confronto, o que nos interessa é cotejar os dois poetas, para propor uma leitura comparada que combine diferentes níveis narrativos, filosóficos e mitológicos. As sensações dos dois personagens que descem no Hadeslembram o caráter do ser humano e a sua curiosidade de explorar o desconhecido. O risco da descoberta pode ocultaras surpresas terríveis para ambos. A escuridão revela uma série de sensações humanas diferentes: emoções, defeitos e virtudes narrados, reproduzindo o mundo desconhecido, cobertoda cor preta da escuridão. Dante entra no Inferno com o seu corpo e há a consciência da sua condição de ser humano, mas ele sabe que o seu desejo de conhecimento é arriscado porque no seu corpo,há o peso e a forma humana. Trata-se do desejo de ultrapassar seus próprios limites?Palavras-Chave: Outro mundo. Percepções sensoriais na poesia. Polimorfia da linguagem.Eneida.Divina Comédia. ABSTRACT: Una nuova lettura interessante di Virgilio e Dante può essere iniziata con il loro incontro narrativo all’inizio del viaggio di Dante, nella prima parte della Divina Commedia: l’Inferno. Questo è il primo avvenimento che il lettore incontra nel poema dantesco. Si pensa a un nuovo significato interpretativo delle due opere, e anche una lettura critica attraverso gli aspetti sensoriali, espressi con i versi e le parole scelte. Cercheremo di analizzare la prospettiva dantesca e quella virgiliana dell'”altro mondo”. Senza dubbio, l’ipotesi suggestiva proposta è quella di analizzare la visione dantesca e virgiliana del regno dei morti, studiando le differenze e offrendo una lettura delle percezioni sensoriali degli eventi che Dante affronta nell’Inferno. Ma è anche interessante esaminare l’esperienza della discesa nell’Ade di Enea, l’eroe raccontato da Virgilio nel poema Eneide. Il confronto delle percezioni di Dante con quelle del personaggio Enea crea l’estensione del discorso. In questo confronto ci interessa paragonare i due poeti, proponendo una lettura comparata che coniuga diversi livelli narrativi, filosofici e mitologici. Le sensazioni dei due personaggi che scendono nell'Ade ricordano il carattere dell'essere umano e della sua curiosità di esplorare l'ignoto. Il rischio della scoperta può nascondere le sorprese terribili per entrambi. L'oscurità rivela una serie di diversi sentimenti umani narrati, emozioni, difetti e virtù, che riproducono il mondo sconosciuto, coperto con il colore nero delle tenebre. Dante entra nell’Infernocon il suo corpo ed è consapevole della sua condizione di essere umano, ma sa che il suo desiderio di conoscenza è rischioso perché il suo corpo ha peso e forma umana. Sarà il desiderio di superare i propri limiti?Parole chiavi: Altro mondo. Percezioni sensorial nella poesia. Polimorfia del linguaggio. Eneida. Divina Commedia. ABSTRACT: The new interesting reading of Virgil e Dante suggests the reflection on the narrative encounter between the two poets in the Dante’s travel, at the initial moment of the poem, but more specifically in the first part of Divine Comedy: theInferno. This is the first event that the reader meets in the dantesque poem. It is thought a two work’s new interpretive purposes, and also a critical interpretation through the synesthesia, created with the words and the verses that the poet chose. Well, we try to analyze the Dantesque perspective and Virgilianthrought the experience in entering the superterrestrial world. So, the interesting hypothesis proposed is analyze the Dantesque and Virgilian vision through the realm of the dead, studying the differences and offering a reading of the sensorial perceptions in the events lived by Dante in the infern. But also is interesting analyze the experience of Aeneas’s descent in the Hades, the hero told by Virgil in the poem Aeneid. The comparison of the Dante’s perceptions with the Aeneas’s those creates the expansion of the discourse. To describe similarities and differences between the two poems allows us to propose a comparative reading of the various levels narratives, philosophics and mythologicals. The two poets’s perceptions who enter in the Hades, remember us the human being’s character and your curiosity to explore the unknown. The discovery’s risk can hide the terrible surprises for both. The darkness reveals the different sensations: emoções, faults and virtues, told reproducing the unknown world, cover with the dark’s black color. Dante enters in the inferno with the your body and he has consciousness of the human being’s condition, but he knows that his desire of knowledge is dangerous, because your body hasn’t weight and the human form. It is the desire to surpass their own limits?Key Words:The another world. The sensorial perceptions in the poetry. The polymorphiclanguage. 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Sombras, imagens, cores e odores no “outro mundo” de Dante e de VirgílioRESUMO:Uma nova leitura interessante de Virgílio e Dante pode se iniciar com o encontro narrativo deles no começo da viagem de Dante, na primeira parte da Divina Comédia: o Inferno. Este é o primeiro acontecimento que o leitor encontra no poema dantesco. Trata-se de pensar uma nova acepção interpretativa das duas obras, e também uma interpretação crítica através dos aspectos sensoriais, exprimidos com os versos e as palavras escolhidos. Tentaremos analisar a perspectiva dantesca e aquela virgiliana do “outro mundo”. Com certeza, a hipótese sugestiva proposta é analisar as visões dantesca e virgiliana do reino dos mortos, estudando as diferenças e oferecendo uma leitura das percepções sensoriais nos acontecimentos que Dante enfrenta no Inferno. Mas também é interessante examinar a experiência da descida ao Hades de Enéas, o herói contado por Virgílio no poema Eneida. A comparação das percepções de Dante com aqueles do personagem Enéas cria a ampliação do discurso. Neste confronto, o que nos interessa é cotejar os dois poetas, para propor uma leitura comparada que combine diferentes níveis narrativos, filosóficos e mitológicos. As sensações dos dois personagens que descem no Hadeslembram o caráter do ser humano e a sua curiosidade de explorar o desconhecido. O risco da descoberta pode ocultaras surpresas terríveis para ambos. A escuridão revela uma série de sensações humanas diferentes: emoções, defeitos e virtudes narrados, reproduzindo o mundo desconhecido, cobertoda cor preta da escuridão. Dante entra no Inferno com o seu corpo e há a consciência da sua condição de ser humano, mas ele sabe que o seu desejo de conhecimento é arriscado porque no seu corpo,há o peso e a forma humana. Trata-se do desejo de ultrapassar seus próprios limites?Palavras-Chave: Outro mundo. Percepções sensoriais na poesia. Polimorfia da linguagem.Eneida.Divina Comédia. ABSTRACT: Una nuova lettura interessante di Virgilio e Dante può essere iniziata con il loro incontro narrativo all’inizio del viaggio di Dante, nella prima parte della Divina Commedia: l’Inferno. Questo è il primo avvenimento che il lettore incontra nel poema dantesco. Si pensa a un nuovo significato interpretativo delle due opere, e anche una lettura critica attraverso gli aspetti sensoriali, espressi con i versi e le parole scelte. Cercheremo di analizzare la prospettiva dantesca e quella virgiliana dell'”altro mondo”. Senza dubbio, l’ipotesi suggestiva proposta è quella di analizzare la visione dantesca e virgiliana del regno dei morti, studiando le differenze e offrendo una lettura delle percezioni sensoriali degli eventi che Dante affronta nell’Inferno. Ma è anche interessante esaminare l’esperienza della discesa nell’Ade di Enea, l’eroe raccontato da Virgilio nel poema Eneide. Il confronto delle percezioni di Dante con quelle del personaggio Enea crea l’estensione del discorso. In questo confronto ci interessa paragonare i due poeti, proponendo una lettura comparata che coniuga diversi livelli narrativi, filosofici e mitologici. Le sensazioni dei due personaggi che scendono nell'Ade ricordano il carattere dell'essere umano e della sua curiosità di esplorare l'ignoto. Il rischio della scoperta può nascondere le sorprese terribili per entrambi. L'oscurità rivela una serie di diversi sentimenti umani narrati, emozioni, difetti e virtù, che riproducono il mondo sconosciuto, coperto con il colore nero delle tenebre. Dante entra nell’Infernocon il suo corpo ed è consapevole della sua condizione di essere umano, ma sa che il suo desiderio di conoscenza è rischioso perché il suo corpo ha peso e forma umana. Sarà il desiderio di superare i propri limiti?Parole chiavi: Altro mondo. Percezioni sensorial nella poesia. Polimorfia del linguaggio. Eneida. Divina Commedia. ABSTRACT: The new interesting reading of Virgil e Dante suggests the reflection on the narrative encounter between the two poets in the Dante’s travel, at the initial moment of the poem, but more specifically in the first part of Divine Comedy: theInferno. This is the first event that the reader meets in the dantesque poem. It is thought a two work’s new interpretive purposes, and also a critical interpretation through the synesthesia, created with the words and the verses that the poet chose. Well, we try to analyze the Dantesque perspective and Virgilianthrought the experience in entering the superterrestrial world. So, the interesting hypothesis proposed is analyze the Dantesque and Virgilian vision through the realm of the dead, studying the differences and offering a reading of the sensorial perceptions in the events lived by Dante in the infern. But also is interesting analyze the experience of Aeneas’s descent in the Hades, the hero told by Virgil in the poem Aeneid. The comparison of the Dante’s perceptions with the Aeneas’s those creates the expansion of the discourse. To describe similarities and differences between the two poems allows us to propose a comparative reading of the various levels narratives, philosophics and mythologicals. The two poets’s perceptions who enter in the Hades, remember us the human being’s character and your curiosity to explore the unknown. The discovery’s risk can hide the terrible surprises for both. The darkness reveals the different sensations: emoções, faults and virtues, told reproducing the unknown world, cover with the dark’s black color. Dante enters in the inferno with the your body and he has consciousness of the human being’s condition, but he knows that his desire of knowledge is dangerous, because your body hasn’t weight and the human form. It is the desire to surpass their own limits?Key Words:The another world. The sensorial perceptions in the poetry. The polymorphiclanguage. 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Neste confronto, o que nos interessa é cotejar os dois poetas, para propor uma leitura comparada que combine diferentes níveis narrativos, filosóficos e mitológicos. As sensações dos dois personagens que descem no Hadeslembram o caráter do ser humano e a sua curiosidade de explorar o desconhecido. O risco da descoberta pode ocultaras surpresas terríveis para ambos. A escuridão revela uma série de sensações humanas diferentes: emoções, defeitos e virtudes narrados, reproduzindo o mundo desconhecido, cobertoda cor preta da escuridão. Dante entra no Inferno com o seu corpo e há a consciência da sua condição de ser humano, mas ele sabe que o seu desejo de conhecimento é arriscado porque no seu corpo,há o peso e a forma humana. Trata-se do desejo de ultrapassar seus próprios limites?Palavras-Chave: Outro mundo. Percepções sensoriais na poesia. Polimorfia da linguagem.Eneida.Divina Comédia. ABSTRACT: Una nuova lettura interessante di Virgilio e Dante può essere iniziata con il loro incontro narrativo all’inizio del viaggio di Dante, nella prima parte della Divina Commedia: l’Inferno. Questo è il primo avvenimento che il lettore incontra nel poema dantesco. Si pensa a un nuovo significato interpretativo delle due opere, e anche una lettura critica attraverso gli aspetti sensoriali, espressi con i versi e le parole scelte. Cercheremo di analizzare la prospettiva dantesca e quella virgiliana dell'”altro mondo”. Senza dubbio, l’ipotesi suggestiva proposta è quella di analizzare la visione dantesca e virgiliana del regno dei morti, studiando le differenze e offrendo una lettura delle percezioni sensoriali degli eventi che Dante affronta nell’Inferno. Ma è anche interessante esaminare l’esperienza della discesa nell’Ade di Enea, l’eroe raccontato da Virgilio nel poema Eneide. Il confronto delle percezioni di Dante con quelle del personaggio Enea crea l’estensione del discorso. In questo confronto ci interessa paragonare i due poeti, proponendo una lettura comparata che coniuga diversi livelli narrativi, filosofici e mitologici. Le sensazioni dei due personaggi che scendono nell'Ade ricordano il carattere dell'essere umano e della sua curiosità di esplorare l'ignoto. Il rischio della scoperta può nascondere le sorprese terribili per entrambi. L'oscurità rivela una serie di diversi sentimenti umani narrati, emozioni, difetti e virtù, che riproducono il mondo sconosciuto, coperto con il colore nero delle tenebre. Dante entra nell’Infernocon il suo corpo ed è consapevole della sua condizione di essere umano, ma sa che il suo desiderio di conoscenza è rischioso perché il suo corpo ha peso e forma umana. Sarà il desiderio di superare i propri limiti?Parole chiavi: Altro mondo. Percezioni sensorial nella poesia. Polimorfia del linguaggio. Eneida. Divina Commedia. ABSTRACT: The new interesting reading of Virgil e Dante suggests the reflection on the narrative encounter between the two poets in the Dante’s travel, at the initial moment of the poem, but more specifically in the first part of Divine Comedy: theInferno. This is the first event that the reader meets in the dantesque poem. It is thought a two work’s new interpretive purposes, and also a critical interpretation through the synesthesia, created with the words and the verses that the poet chose. Well, we try to analyze the Dantesque perspective and Virgilianthrought the experience in entering the superterrestrial world. So, the interesting hypothesis proposed is analyze the Dantesque and Virgilian vision through the realm of the dead, studying the differences and offering a reading of the sensorial perceptions in the events lived by Dante in the infern. But also is interesting analyze the experience of Aeneas’s descent in the Hades, the hero told by Virgil in the poem Aeneid. The comparison of the Dante’s perceptions with the Aeneas’s those creates the expansion of the discourse. To describe similarities and differences between the two poems allows us to propose a comparative reading of the various levels narratives, philosophics and mythologicals. The two poets’s perceptions who enter in the Hades, remember us the human being’s character and your curiosity to explore the unknown. The discovery’s risk can hide the terrible surprises for both. The darkness reveals the different sensations: emoções, faults and virtues, told reproducing the unknown world, cover with the dark’s black color. Dante enters in the inferno with the your body and he has consciousness of the human being’s condition, but he knows that his desire of knowledge is dangerous, because your body hasn’t weight and the human form. It is the desire to surpass their own limits?Key Words:The another world. The sensorial perceptions in the poetry. The polymorphiclanguage. 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