Dossiê: Ensino de italiano no Brasil: uma questão de resistência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Landulfo, Cristiane Lopes
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: de Freitas, Paula Garcia Garcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Italiano UERJ
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaitalianouerj/article/view/48768
Resumo: No congresso da Associação Brasileira de Professores de Italiano (ABPI), realizado na Universidade Federal de Minas Gerais, em outubro de 2019, propusemos um Simpósio que recebeu o mesmo título deste Dossiê com o objetivo de reunir trabalhos que promovessem o conhecimento e a reflexão sobre o ensino de italiano no Brasil, em diversos contextos, ensino este que, apesar das diferentes iniciativas de minoritarização ou, até mesmo de aniquilamento, resiste. Na ocasião, sete professoras-pesquisadoras apresentaram trabalhos que demonstram que é preciso (re)pensar  o ensino do italiano com olhos voltados para as nossas realidades locais e para as questões relevantes da nossa sociedade-mundo. Além disso, ficou comprovado que aprender línguas estrangeiras, em especial a língua italiana, não é e não deve ser apenas para a elite do nosso país e que é ABSOLUTAMENTE relevante no contexto em que vivemos, contrariando frases do senso comum. Como bem lembra a Declaração Universal dos Direitos Linguísticos, citada pelos PCN (1998), a aprendizagem de uma língua estrangeira é direito de todo cidadão, seja ela qual for: italiano, holandês, alemão, mandarim, tupi-guarani, yorubá, russo, inglês, espanhol, etc.  Ademais, a oferta do ensino de línguas é dever do Estado, já que “a escola não pode mais se omitir em relação a essa aprendizagem” (BRASIL, 1998, p. 19). Os trabalhos apresentados no referido congresso compõem este Dossiê que se configuram como um alento para todos e todas que consideram a importância da democratização do ensino de línguas e a Educação Linguística como eixos fundamentais para a construção de um país mais justo, mais democrático e mais igualitário, no qual os seus cidadãos possam ser conscientes da realidade sócio-histórico-cultural que os cerca. Esperamos, portanto, que as iniciativas como as que serão apresentadas se multipliquem e gerem cada vez mais reflexões acerca da educação, de políticas e de direitos linguísticos.
id UERJ-12_d942794b83c2780290f22fc1929e325d
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/48768
network_acronym_str UERJ-12
network_name_str Revista Italiano UERJ
repository_id_str
spelling Dossiê: Ensino de italiano no Brasil: uma questão de resistênciaLetras. Língua e Cultura italiana.No congresso da Associação Brasileira de Professores de Italiano (ABPI), realizado na Universidade Federal de Minas Gerais, em outubro de 2019, propusemos um Simpósio que recebeu o mesmo título deste Dossiê com o objetivo de reunir trabalhos que promovessem o conhecimento e a reflexão sobre o ensino de italiano no Brasil, em diversos contextos, ensino este que, apesar das diferentes iniciativas de minoritarização ou, até mesmo de aniquilamento, resiste. Na ocasião, sete professoras-pesquisadoras apresentaram trabalhos que demonstram que é preciso (re)pensar  o ensino do italiano com olhos voltados para as nossas realidades locais e para as questões relevantes da nossa sociedade-mundo. Além disso, ficou comprovado que aprender línguas estrangeiras, em especial a língua italiana, não é e não deve ser apenas para a elite do nosso país e que é ABSOLUTAMENTE relevante no contexto em que vivemos, contrariando frases do senso comum. Como bem lembra a Declaração Universal dos Direitos Linguísticos, citada pelos PCN (1998), a aprendizagem de uma língua estrangeira é direito de todo cidadão, seja ela qual for: italiano, holandês, alemão, mandarim, tupi-guarani, yorubá, russo, inglês, espanhol, etc.  Ademais, a oferta do ensino de línguas é dever do Estado, já que “a escola não pode mais se omitir em relação a essa aprendizagem” (BRASIL, 1998, p. 19). Os trabalhos apresentados no referido congresso compõem este Dossiê que se configuram como um alento para todos e todas que consideram a importância da democratização do ensino de línguas e a Educação Linguística como eixos fundamentais para a construção de um país mais justo, mais democrático e mais igualitário, no qual os seus cidadãos possam ser conscientes da realidade sócio-histórico-cultural que os cerca. Esperamos, portanto, que as iniciativas como as que serão apresentadas se multipliquem e gerem cada vez mais reflexões acerca da educação, de políticas e de direitos linguísticos.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2020-02-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaitalianouerj/article/view/48768Revista Italiano UERJ; v. 10 n. 2 (2019); 22236-4064reponame:Revista Italiano UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaitalianouerj/article/view/48768/32618Copyright (c) 2020 Revista Italiano UERJinfo:eu-repo/semantics/openAccessLandulfo, Cristiane Lopesde Freitas, Paula Garcia Garcia2021-03-26T00:16:09Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/48768Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistaitalianouerjPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistaitalianouerj/oai||sr3depext@gmail.com|| revistaitalianouerj@yahoo.it||aparecida.cardoso@yahoo.it2236-40642236-4064opendoar:2024-05-17T13:38:26.041129Revista Italiano UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)true
dc.title.none.fl_str_mv Dossiê: Ensino de italiano no Brasil: uma questão de resistência
title Dossiê: Ensino de italiano no Brasil: uma questão de resistência
spellingShingle Dossiê: Ensino de italiano no Brasil: uma questão de resistência
Landulfo, Cristiane Lopes
Letras. Língua e Cultura italiana.
title_short Dossiê: Ensino de italiano no Brasil: uma questão de resistência
title_full Dossiê: Ensino de italiano no Brasil: uma questão de resistência
title_fullStr Dossiê: Ensino de italiano no Brasil: uma questão de resistência
title_full_unstemmed Dossiê: Ensino de italiano no Brasil: uma questão de resistência
title_sort Dossiê: Ensino de italiano no Brasil: uma questão de resistência
author Landulfo, Cristiane Lopes
author_facet Landulfo, Cristiane Lopes
de Freitas, Paula Garcia Garcia
author_role author
author2 de Freitas, Paula Garcia Garcia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Landulfo, Cristiane Lopes
de Freitas, Paula Garcia Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Letras. Língua e Cultura italiana.
topic Letras. Língua e Cultura italiana.
description No congresso da Associação Brasileira de Professores de Italiano (ABPI), realizado na Universidade Federal de Minas Gerais, em outubro de 2019, propusemos um Simpósio que recebeu o mesmo título deste Dossiê com o objetivo de reunir trabalhos que promovessem o conhecimento e a reflexão sobre o ensino de italiano no Brasil, em diversos contextos, ensino este que, apesar das diferentes iniciativas de minoritarização ou, até mesmo de aniquilamento, resiste. Na ocasião, sete professoras-pesquisadoras apresentaram trabalhos que demonstram que é preciso (re)pensar  o ensino do italiano com olhos voltados para as nossas realidades locais e para as questões relevantes da nossa sociedade-mundo. Além disso, ficou comprovado que aprender línguas estrangeiras, em especial a língua italiana, não é e não deve ser apenas para a elite do nosso país e que é ABSOLUTAMENTE relevante no contexto em que vivemos, contrariando frases do senso comum. Como bem lembra a Declaração Universal dos Direitos Linguísticos, citada pelos PCN (1998), a aprendizagem de uma língua estrangeira é direito de todo cidadão, seja ela qual for: italiano, holandês, alemão, mandarim, tupi-guarani, yorubá, russo, inglês, espanhol, etc.  Ademais, a oferta do ensino de línguas é dever do Estado, já que “a escola não pode mais se omitir em relação a essa aprendizagem” (BRASIL, 1998, p. 19). Os trabalhos apresentados no referido congresso compõem este Dossiê que se configuram como um alento para todos e todas que consideram a importância da democratização do ensino de línguas e a Educação Linguística como eixos fundamentais para a construção de um país mais justo, mais democrático e mais igualitário, no qual os seus cidadãos possam ser conscientes da realidade sócio-histórico-cultural que os cerca. Esperamos, portanto, que as iniciativas como as que serão apresentadas se multipliquem e gerem cada vez mais reflexões acerca da educação, de políticas e de direitos linguísticos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaitalianouerj/article/view/48768
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaitalianouerj/article/view/48768
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaitalianouerj/article/view/48768/32618
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Italiano UERJ
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Italiano UERJ
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Revista Italiano UERJ; v. 10 n. 2 (2019); 2
2236-4064
reponame:Revista Italiano UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Revista Italiano UERJ
collection Revista Italiano UERJ
repository.name.fl_str_mv Revista Italiano UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv ||sr3depext@gmail.com|| revistaitalianouerj@yahoo.it||aparecida.cardoso@yahoo.it
_version_ 1799319099622293504