Estratégias de cortesia na interação de professora e alunos numa classe de língua portuguesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Soletras (São Gonçalo. Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/22383 |
Resumo: | Partindo da noção da réplica bakhtiniana, assim como considerando também os conceitos de enunciado e gênero, analisa-se a interação verbal entre professora e alunos numa classe de Língua Portuguesa de uma escola da rede pública estadual, com o fito de descrever a situação discursiva, por meio da exploração dos enunciados e identificar as estratégias de (des) cortesia empregadas pelos sujeitos interactantes nessa situação concreta de diálogo. A discussão que aqui se entabula apoia-se em conceitos desenvolvidos por Bakhtin e seu Círculo, assim como nos estudos de Preti (2008) e de Kerbrat-Orecchioni (2002), quanto à definição e caracterização da cortesia e quanto aos recursos linguísticos relacionados com a sua manifestação. Os dados utilizados para este estudo são parte do corpus da pesquisa de mestrado em andamento junto ao Programa de Pós-graduação em Letras: Cultura, Educação e Linguagens da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. Para a produção dos dados deste artigo, delimita-se uma aula do corpus da pesquisa, a fim de observar nos enunciados que a compõem a presença de estratégias de (des) cortesia. Os resultados apontam para a presença de enunciados que podem ser analisados como estratégias de cortesia tanto por parte da professora quanto pelos alunos, considerando, porém, que tal caracterização não pode ser definitiva, visto que os sistemas interacionais e as regras de cortesia variam de um grupo cultural para outro. |
id |
UERJ-13_1095b8dd58cede6dd07ccb448da7072e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/22383 |
network_acronym_str |
UERJ-13 |
network_name_str |
Soletras (São Gonçalo. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estratégias de cortesia na interação de professora e alunos numa classe de língua portuguesacortesiaenunciadogêneroréplica.Partindo da noção da réplica bakhtiniana, assim como considerando também os conceitos de enunciado e gênero, analisa-se a interação verbal entre professora e alunos numa classe de Língua Portuguesa de uma escola da rede pública estadual, com o fito de descrever a situação discursiva, por meio da exploração dos enunciados e identificar as estratégias de (des) cortesia empregadas pelos sujeitos interactantes nessa situação concreta de diálogo. A discussão que aqui se entabula apoia-se em conceitos desenvolvidos por Bakhtin e seu Círculo, assim como nos estudos de Preti (2008) e de Kerbrat-Orecchioni (2002), quanto à definição e caracterização da cortesia e quanto aos recursos linguísticos relacionados com a sua manifestação. Os dados utilizados para este estudo são parte do corpus da pesquisa de mestrado em andamento junto ao Programa de Pós-graduação em Letras: Cultura, Educação e Linguagens da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. Para a produção dos dados deste artigo, delimita-se uma aula do corpus da pesquisa, a fim de observar nos enunciados que a compõem a presença de estratégias de (des) cortesia. Os resultados apontam para a presença de enunciados que podem ser analisados como estratégias de cortesia tanto por parte da professora quanto pelos alunos, considerando, porém, que tal caracterização não pode ser definitiva, visto que os sistemas interacionais e as regras de cortesia variam de um grupo cultural para outro.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2016-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/2238310.12957/soletras.2016.22383SOLETRAS; No. 31 (2016): Polidez e interação em contextos cotidianos e institucionais; 25-38SOLETRAS; N. 31 (2016): Polidez e interação em contextos cotidianos e institucionais; 25-38SOLETRAS; n. 31 (2016): Polidez e interação em contextos cotidianos e institucionais; 25-38Revista Soletras; Núm. 31 (2016): Polidez e interação em contextos cotidianos e institucionais; 25-38SOLETRAS; No. 31 (2016): Polidez e interação em contextos cotidianos e institucionais; 25-382316-88381519-7778reponame:Soletras (São Gonçalo. Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/22383/17969Figueiredo Souza, Ester MariaPereira, Maria Nilvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-26T19:30:38Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/22383Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletrasPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras/oai||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br2316-88381519-7778opendoar:2018-06-26T19:30:38Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias de cortesia na interação de professora e alunos numa classe de língua portuguesa |
title |
Estratégias de cortesia na interação de professora e alunos numa classe de língua portuguesa |
spellingShingle |
Estratégias de cortesia na interação de professora e alunos numa classe de língua portuguesa Figueiredo Souza, Ester Maria cortesia enunciado gênero réplica. |
title_short |
Estratégias de cortesia na interação de professora e alunos numa classe de língua portuguesa |
title_full |
Estratégias de cortesia na interação de professora e alunos numa classe de língua portuguesa |
title_fullStr |
Estratégias de cortesia na interação de professora e alunos numa classe de língua portuguesa |
title_full_unstemmed |
Estratégias de cortesia na interação de professora e alunos numa classe de língua portuguesa |
title_sort |
Estratégias de cortesia na interação de professora e alunos numa classe de língua portuguesa |
author |
Figueiredo Souza, Ester Maria |
author_facet |
Figueiredo Souza, Ester Maria Pereira, Maria Nilva |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Maria Nilva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueiredo Souza, Ester Maria Pereira, Maria Nilva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
cortesia enunciado gênero réplica. |
topic |
cortesia enunciado gênero réplica. |
description |
Partindo da noção da réplica bakhtiniana, assim como considerando também os conceitos de enunciado e gênero, analisa-se a interação verbal entre professora e alunos numa classe de Língua Portuguesa de uma escola da rede pública estadual, com o fito de descrever a situação discursiva, por meio da exploração dos enunciados e identificar as estratégias de (des) cortesia empregadas pelos sujeitos interactantes nessa situação concreta de diálogo. A discussão que aqui se entabula apoia-se em conceitos desenvolvidos por Bakhtin e seu Círculo, assim como nos estudos de Preti (2008) e de Kerbrat-Orecchioni (2002), quanto à definição e caracterização da cortesia e quanto aos recursos linguísticos relacionados com a sua manifestação. Os dados utilizados para este estudo são parte do corpus da pesquisa de mestrado em andamento junto ao Programa de Pós-graduação em Letras: Cultura, Educação e Linguagens da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. Para a produção dos dados deste artigo, delimita-se uma aula do corpus da pesquisa, a fim de observar nos enunciados que a compõem a presença de estratégias de (des) cortesia. Os resultados apontam para a presença de enunciados que podem ser analisados como estratégias de cortesia tanto por parte da professora quanto pelos alunos, considerando, porém, que tal caracterização não pode ser definitiva, visto que os sistemas interacionais e as regras de cortesia variam de um grupo cultural para outro. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/22383 10.12957/soletras.2016.22383 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/22383 |
identifier_str_mv |
10.12957/soletras.2016.22383 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/22383/17969 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
SOLETRAS; No. 31 (2016): Polidez e interação em contextos cotidianos e institucionais; 25-38 SOLETRAS; N. 31 (2016): Polidez e interação em contextos cotidianos e institucionais; 25-38 SOLETRAS; n. 31 (2016): Polidez e interação em contextos cotidianos e institucionais; 25-38 Revista Soletras; Núm. 31 (2016): Polidez e interação em contextos cotidianos e institucionais; 25-38 SOLETRAS; No. 31 (2016): Polidez e interação em contextos cotidianos e institucionais; 25-38 2316-8838 1519-7778 reponame:Soletras (São Gonçalo. Online) instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Soletras (São Gonçalo. Online) |
collection |
Soletras (São Gonçalo. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br |
_version_ |
1799318600507457536 |