A violência e a tragédia em God of war

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemos, Adriana Falqueto
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Herkenhoff, Joana d’Arc Batista, Ferreira da Cruz, Carlos Eduardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Soletras (São Gonçalo. Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/24957
Resumo: Objetivou-se, a partir do viés da crítica literária, refletir sobre a presença ostensiva da violência no videogame God of War (2005), da Sony. A partir dos estudos sobre o modo ficcional trágico, desenvolvidos por Northrop Frye em Anatomy of Criticism (1957), buscou-se evidenciar a presença de elementos da tragédia na arquitetura do jogo e suas implicações na produção de sentidos por parte dos jogadores, uma vez que se compreende o game como um artefato cultural que comporta valores e ideologias e que os jogadores não são meros consumidores e podem se aperceber dessas questões por meio de uma leitura crítica que pode ser apreendida (BOGOST, 2011). A partir da análise do game com o aporte teórico indicado foi possível identificar também a presença de elementos da epopeia ao lado de diversos aspectos do gênero literário trágico na conformação narrativa do videogame em questão. São esses elementos: a semelhança do protagonista com o herói trágico, a ironia do destino, a falha trágica e a catarse. Constatou-se que a violência, como recurso utilizado pelos designers do jogo, integra-se de forma coerente à estrutura do game, contribuindo para o envolvimento do jogador em uma obra que se destaca por sua já reconhecida qualidade.
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