O Carnaval de Manuel Bandeira e a commedia dell’arte
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Soletras (São Gonçalo. Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/6239 |
Resumo: | ManuelBandeira publicou Carnaval (1919) emum contexto artístico específico, quandomúsicos,pintores e escritores do final do século XIX e primeiros anos do século XX(simbolistas e primeiros modernistas) se inspiraram na commedia dell’arte, teatro de origem popular baseado nas máscaras,na mímica e no improviso. A relação mais estreita dos poetas com a commedia se deu através de um Pierrot decaráter lunar, que descende das pinturas de A. Watteau e da personagem recriadano teatro de funâmbulos por J-G. Deburau. Identificado com o que há de triste esolitário na vida e no trabalho do poeta, é a figura arquetípica de Pierrot queestrutura grande parte de Carnaval,contribuindo para o predomínio de uma atmosfera neo-simbolista, onde amelancolia e o “mau destino” aparecem tratados não em um tom solene e diretamenteconfessional, mas mediados pela commediadell’arte. DOI 10.12957/soletras.2013.6239 |
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