Educação para pessoas privadas de liberdade: Uma análise de atividades didáticas nas escolas do Tocantins
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Soletras (São Gonçalo. Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/79240 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo refletir acerca de uma proposta de atividades didáticas, com o tema consciência negra, em uma perspectiva interdisciplinar aplicada para pessoas privadas de liberdade nas unidades prisionais do estado do Tocantins. Para tanto, optou-se pela análise documental e de conteúdo dos planos de aula de uma proposta de educação utilizada nas prisões do estado. A partir dos gêneros discursivos selecionados e dos diálogos dos docentes presentes no final e início de cada atividade, verificou-se a interligação dos componentes curriculares, envolvidos no desenvolvimento da proposta, reverberando assim possibilidades de interdisciplinaridade na abordagem do assunto proposto, com tentativas de distanciamento de atividades centradas, apenas, em questões fechadas ou com foco normativo, mas que permitiam ao estudante refletir sobre o tema. Os resultados indicam ainda que as atividades não são majoritariamente interdisciplinares, de modo que se percebe haver ainda equívoco em relação ao conceito de interdisciplinaridade, bem como a necessidade de estudos teórico-metodológicos e formação docente mais abrangentes para que essa proposta aconteça de forma eficaz na organização das práticas educacionais, especialmente na modalidade de educação prisional. |
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Educação para pessoas privadas de liberdade: Uma análise de atividades didáticas nas escolas do TocantinsEducation for persons deprived of liberty: An analysis of didactic activities in Tocantins schoolsEste trabalho tem como objetivo refletir acerca de uma proposta de atividades didáticas, com o tema consciência negra, em uma perspectiva interdisciplinar aplicada para pessoas privadas de liberdade nas unidades prisionais do estado do Tocantins. Para tanto, optou-se pela análise documental e de conteúdo dos planos de aula de uma proposta de educação utilizada nas prisões do estado. A partir dos gêneros discursivos selecionados e dos diálogos dos docentes presentes no final e início de cada atividade, verificou-se a interligação dos componentes curriculares, envolvidos no desenvolvimento da proposta, reverberando assim possibilidades de interdisciplinaridade na abordagem do assunto proposto, com tentativas de distanciamento de atividades centradas, apenas, em questões fechadas ou com foco normativo, mas que permitiam ao estudante refletir sobre o tema. Os resultados indicam ainda que as atividades não são majoritariamente interdisciplinares, de modo que se percebe haver ainda equívoco em relação ao conceito de interdisciplinaridade, bem como a necessidade de estudos teórico-metodológicos e formação docente mais abrangentes para que essa proposta aconteça de forma eficaz na organização das práticas educacionais, especialmente na modalidade de educação prisional.This work aims to reflect on a proposal of didactic activities, with the theme black consciousness, in an interdisciplinary perspective applied to people deprived of liberty in the prison units of the state of Tocantins. To this end, we opted for the documentary and content analysis of the lesson plans of an education proposal used in the state's prisons. Based on the selected discursive genres and the teachers' dialogues presented at the end and beginning of each activity, we verified the interconnection of the curricular components involved in the development of the proposal, thus reverberating possibilities of interdisciplinarity in the approach to the proposed subject, with traction of distancing activities focused only on closed questions or with a normative focus, but which allow the student to reflect on the topic. The results indicate that the activities are not mostly interdisciplinary, so that it is perceived that there is still confusion in the concept of interdisciplinarity, as well as the need for theoretical-methodological studies and more comprehensive teacher training so that this proposal happens effectively in the organization of educational practices, especially in the modality of prison education.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2023-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/7924010.12957/soletras.2023.79240SOLETRAS; No. 47 (2023): A PESQUISA SOBRE AS LÍNGUAS E AS LINGUAGENS E SUAS INTERFACES COM A EDUCAÇÃO BÁSICASOLETRAS; N. 47 (2023): A PESQUISA SOBRE AS LÍNGUAS E AS LINGUAGENS E SUAS INTERFACES COM A EDUCAÇÃO BÁSICASOLETRAS; n. 47 (2023): A PESQUISA SOBRE AS LÍNGUAS E AS LINGUAGENS E SUAS INTERFACES COM A EDUCAÇÃO BÁSICARevista Soletras; Núm. 47 (2023): A PESQUISA SOBRE AS LÍNGUAS E AS LINGUAGENS E SUAS INTERFACES COM A EDUCAÇÃO BÁSICASOLETRAS; No. 47 (2023): A PESQUISA SOBRE AS LÍNGUAS E AS LINGUAGENS E SUAS INTERFACES COM A EDUCAÇÃO BÁSICA2316-88381519-7778reponame:Soletras (São Gonçalo. Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/79240/48903Copyright (c) 2023 SOLETRASinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoura, Roseli Bitzcof deBarbosa, Laissy Taynã da SilvaSilva, Cícero da2024-01-09T17:17:33Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/79240Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletrasPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras/oai||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br2316-88381519-7778opendoar:2024-01-09T17:17:33Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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