A educação de mulheres e o imaginário contemporâneo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esquinsani, Rosimar Serena Siqueira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Soletras (São Gonçalo. Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/64547
Resumo: O texto aponta resultados de pesquisa que prescrutou alguns dos (muitos) discursos de ódio publicizados atualmente pelas redes sociais, apontando representações coetâneas acerca da educação feminina e o ódio às mulheres na internet.  O texto foi aportado em uma metodologia analítico-reconstrutiva, estruturada pela descrição e ilustração de formas atuais de imaginário em relação a mulher, capturadas de reportagens que mencionam a educação de mulheres nos tempos atuais.  Para tanto, foi constituído um corpus empírico de 12 (doze) reportagens publicadas entre 2017 e 2021, com destaque para os comentários do leitor produzidos para cada uma das reportagens.  Dos achados da pesquisa, destacamos a representação de manifestações de ódio específicas à educação feminina, desnudando compreensões e imaginários acerca da mulher, dos seus direitos e dos processos de educação a ela destinados a partir de dois aspectos pronunciados: a) o espaço doméstico como espaço feminino e b) a mulher e o direito a verdade. Concluímos pela presença, ainda que condensada aos limites metodológicos do presente texto, de elementos do imaginário ou das representações acerca da educação de mulheres no mundo contemporâneo que, de fato, assinalam discursos de ódio contra a mulher, os seus direitos e os processos de educação a ela destinados.
id UERJ-13_3baa01f633ce75608863d9f2f979505e
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/64547
network_acronym_str UERJ-13
network_name_str Soletras (São Gonçalo. Online)
repository_id_str
spelling A educação de mulheres e o imaginário contemporâneoEducação de mulheres. Discursos de ódio. Imaginário.O texto aponta resultados de pesquisa que prescrutou alguns dos (muitos) discursos de ódio publicizados atualmente pelas redes sociais, apontando representações coetâneas acerca da educação feminina e o ódio às mulheres na internet.  O texto foi aportado em uma metodologia analítico-reconstrutiva, estruturada pela descrição e ilustração de formas atuais de imaginário em relação a mulher, capturadas de reportagens que mencionam a educação de mulheres nos tempos atuais.  Para tanto, foi constituído um corpus empírico de 12 (doze) reportagens publicadas entre 2017 e 2021, com destaque para os comentários do leitor produzidos para cada uma das reportagens.  Dos achados da pesquisa, destacamos a representação de manifestações de ódio específicas à educação feminina, desnudando compreensões e imaginários acerca da mulher, dos seus direitos e dos processos de educação a ela destinados a partir de dois aspectos pronunciados: a) o espaço doméstico como espaço feminino e b) a mulher e o direito a verdade. Concluímos pela presença, ainda que condensada aos limites metodológicos do presente texto, de elementos do imaginário ou das representações acerca da educação de mulheres no mundo contemporâneo que, de fato, assinalam discursos de ódio contra a mulher, os seus direitos e os processos de educação a ela destinados.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2022-06-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/6454710.12957/soletras.2022.64547SOLETRAS; No. 43 (2022): Discursos de ódio e discursos de resistência em ambiente digitalSOLETRAS; N. 43 (2022): Discursos de ódio e discursos de resistência em ambiente digitalSOLETRAS; n. 43 (2022): Discursos de ódio e discursos de resistência em ambiente digitalRevista Soletras; Núm. 43 (2022): Discursos de ódio e discursos de resistência em ambiente digitalSOLETRAS; No. 43 (2022): Discursos de ódio e discursos de resistência em ambiente digital2316-88381519-7778reponame:Soletras (São Gonçalo. Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/64547/42555Copyright (c) 2022 SOLETRASinfo:eu-repo/semantics/openAccessEsquinsani, Rosimar Serena Siqueira2022-12-15T17:57:26Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/64547Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletrasPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras/oai||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br2316-88381519-7778opendoar:2022-12-15T17:57:26Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação de mulheres e o imaginário contemporâneo
title A educação de mulheres e o imaginário contemporâneo
spellingShingle A educação de mulheres e o imaginário contemporâneo
Esquinsani, Rosimar Serena Siqueira
Educação de mulheres. Discursos de ódio. Imaginário.
title_short A educação de mulheres e o imaginário contemporâneo
title_full A educação de mulheres e o imaginário contemporâneo
title_fullStr A educação de mulheres e o imaginário contemporâneo
title_full_unstemmed A educação de mulheres e o imaginário contemporâneo
title_sort A educação de mulheres e o imaginário contemporâneo
author Esquinsani, Rosimar Serena Siqueira
author_facet Esquinsani, Rosimar Serena Siqueira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Esquinsani, Rosimar Serena Siqueira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de mulheres. Discursos de ódio. Imaginário.
topic Educação de mulheres. Discursos de ódio. Imaginário.
description O texto aponta resultados de pesquisa que prescrutou alguns dos (muitos) discursos de ódio publicizados atualmente pelas redes sociais, apontando representações coetâneas acerca da educação feminina e o ódio às mulheres na internet.  O texto foi aportado em uma metodologia analítico-reconstrutiva, estruturada pela descrição e ilustração de formas atuais de imaginário em relação a mulher, capturadas de reportagens que mencionam a educação de mulheres nos tempos atuais.  Para tanto, foi constituído um corpus empírico de 12 (doze) reportagens publicadas entre 2017 e 2021, com destaque para os comentários do leitor produzidos para cada uma das reportagens.  Dos achados da pesquisa, destacamos a representação de manifestações de ódio específicas à educação feminina, desnudando compreensões e imaginários acerca da mulher, dos seus direitos e dos processos de educação a ela destinados a partir de dois aspectos pronunciados: a) o espaço doméstico como espaço feminino e b) a mulher e o direito a verdade. Concluímos pela presença, ainda que condensada aos limites metodológicos do presente texto, de elementos do imaginário ou das representações acerca da educação de mulheres no mundo contemporâneo que, de fato, assinalam discursos de ódio contra a mulher, os seus direitos e os processos de educação a ela destinados.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/64547
10.12957/soletras.2022.64547
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/64547
identifier_str_mv 10.12957/soletras.2022.64547
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/64547/42555
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 SOLETRAS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 SOLETRAS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv SOLETRAS; No. 43 (2022): Discursos de ódio e discursos de resistência em ambiente digital
SOLETRAS; N. 43 (2022): Discursos de ódio e discursos de resistência em ambiente digital
SOLETRAS; n. 43 (2022): Discursos de ódio e discursos de resistência em ambiente digital
Revista Soletras; Núm. 43 (2022): Discursos de ódio e discursos de resistência em ambiente digital
SOLETRAS; No. 43 (2022): Discursos de ódio e discursos de resistência em ambiente digital
2316-8838
1519-7778
reponame:Soletras (São Gonçalo. Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Soletras (São Gonçalo. Online)
collection Soletras (São Gonçalo. Online)
repository.name.fl_str_mv Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv ||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br
_version_ 1799318601393504256