Saberes e interlocuções em redações de vestibular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Soletras (São Gonçalo. Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/9349 |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo investigar de que modo é dado o processo argumentativo na redação de vestibular. Considerando-se a especificidade do seu contexto de atuação, a abordagem de tal gênero revela marcas de interação singulares, as quais envolvem variadas representações ideológicas dos escreventes associadas a concepções sobre a escrita e os conhecimentos que circulam nos contextos sociais e escolares. Foram analisados textos de um concurso vestibular (2011), sob a perspectiva enunciativo-discursiva, especialmente, as concepções de dialogismo, responsividade (Bakhtin, 1986 [1929]) e gênero discursivo (Bakhtin, 2003 [1952]); a designação das diferentes representações do escrevente (Corrêa, 2004); e a presença da palavra de autoridade (Bakhtin, 1993 [1934]) para a tomada de posição dos escreventes na elaboração de seus textos. Essas compreensões são perpassadas pelo entendimento da enunciação como um ato argumentativo (Goulart, 2007), fundamentando a identificação das fontes de referência do candidato (cotidianas e institucionalizadas) e das estratégias construídas para se alcançar a aceitação de um interlocutor carregado de rotulações presumidas socialmente. |
id |
UERJ-13_4b86bf04bd887a43c6c271443295b8c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/9349 |
network_acronym_str |
UERJ-13 |
network_name_str |
Soletras (São Gonçalo. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Saberes e interlocuções em redações de vestibularGênero discursivoEscritaDialogismoA presente pesquisa tem como objetivo investigar de que modo é dado o processo argumentativo na redação de vestibular. Considerando-se a especificidade do seu contexto de atuação, a abordagem de tal gênero revela marcas de interação singulares, as quais envolvem variadas representações ideológicas dos escreventes associadas a concepções sobre a escrita e os conhecimentos que circulam nos contextos sociais e escolares. Foram analisados textos de um concurso vestibular (2011), sob a perspectiva enunciativo-discursiva, especialmente, as concepções de dialogismo, responsividade (Bakhtin, 1986 [1929]) e gênero discursivo (Bakhtin, 2003 [1952]); a designação das diferentes representações do escrevente (Corrêa, 2004); e a presença da palavra de autoridade (Bakhtin, 1993 [1934]) para a tomada de posição dos escreventes na elaboração de seus textos. Essas compreensões são perpassadas pelo entendimento da enunciação como um ato argumentativo (Goulart, 2007), fundamentando a identificação das fontes de referência do candidato (cotidianas e institucionalizadas) e das estratégias construídas para se alcançar a aceitação de um interlocutor carregado de rotulações presumidas socialmente.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2014-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/934910.12957/soletras.2013.9349SOLETRAS; No. 26 (2013): O ensino de língua(s) hoje: abordagens e desafios; 36-58SOLETRAS; N. 26 (2013): O ensino de língua(s) hoje: abordagens e desafios; 36-58SOLETRAS; n. 26 (2013): O ensino de língua(s) hoje: abordagens e desafios; 36-58Revista Soletras; Núm. 26 (2013): O ensino de língua(s) hoje: abordagens e desafios; 36-58SOLETRAS; No. 26 (2013): O ensino de língua(s) hoje: abordagens e desafios; 36-582316-88381519-7778reponame:Soletras (São Gonçalo. Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/9349/7884Wilson, VictóriaVenturim, Angélica Pereira da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-26T19:15:53Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/9349Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletrasPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras/oai||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br2316-88381519-7778opendoar:2018-06-26T19:15:53Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Saberes e interlocuções em redações de vestibular |
title |
Saberes e interlocuções em redações de vestibular |
spellingShingle |
Saberes e interlocuções em redações de vestibular Wilson, Victória Gênero discursivo Escrita Dialogismo |
title_short |
Saberes e interlocuções em redações de vestibular |
title_full |
Saberes e interlocuções em redações de vestibular |
title_fullStr |
Saberes e interlocuções em redações de vestibular |
title_full_unstemmed |
Saberes e interlocuções em redações de vestibular |
title_sort |
Saberes e interlocuções em redações de vestibular |
author |
Wilson, Victória |
author_facet |
Wilson, Victória Venturim, Angélica Pereira da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Venturim, Angélica Pereira da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wilson, Victória Venturim, Angélica Pereira da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gênero discursivo Escrita Dialogismo |
topic |
Gênero discursivo Escrita Dialogismo |
description |
A presente pesquisa tem como objetivo investigar de que modo é dado o processo argumentativo na redação de vestibular. Considerando-se a especificidade do seu contexto de atuação, a abordagem de tal gênero revela marcas de interação singulares, as quais envolvem variadas representações ideológicas dos escreventes associadas a concepções sobre a escrita e os conhecimentos que circulam nos contextos sociais e escolares. Foram analisados textos de um concurso vestibular (2011), sob a perspectiva enunciativo-discursiva, especialmente, as concepções de dialogismo, responsividade (Bakhtin, 1986 [1929]) e gênero discursivo (Bakhtin, 2003 [1952]); a designação das diferentes representações do escrevente (Corrêa, 2004); e a presença da palavra de autoridade (Bakhtin, 1993 [1934]) para a tomada de posição dos escreventes na elaboração de seus textos. Essas compreensões são perpassadas pelo entendimento da enunciação como um ato argumentativo (Goulart, 2007), fundamentando a identificação das fontes de referência do candidato (cotidianas e institucionalizadas) e das estratégias construídas para se alcançar a aceitação de um interlocutor carregado de rotulações presumidas socialmente. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-03-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/9349 10.12957/soletras.2013.9349 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/9349 |
identifier_str_mv |
10.12957/soletras.2013.9349 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/9349/7884 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
SOLETRAS; No. 26 (2013): O ensino de língua(s) hoje: abordagens e desafios; 36-58 SOLETRAS; N. 26 (2013): O ensino de língua(s) hoje: abordagens e desafios; 36-58 SOLETRAS; n. 26 (2013): O ensino de língua(s) hoje: abordagens e desafios; 36-58 Revista Soletras; Núm. 26 (2013): O ensino de língua(s) hoje: abordagens e desafios; 36-58 SOLETRAS; No. 26 (2013): O ensino de língua(s) hoje: abordagens e desafios; 36-58 2316-8838 1519-7778 reponame:Soletras (São Gonçalo. Online) instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Soletras (São Gonçalo. Online) |
collection |
Soletras (São Gonçalo. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br |
_version_ |
1799318600081735680 |