José Maria da Cunha Seixas (1836-1895), filósofo e crítico literário
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Soletras (São Gonçalo. Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/30128 |
Resumo: | Em Portugal, um dos pensadores menos estudado, do ponto de vista da crítica literária, na difícil conjugação entre a tradição de uma mentalidade idealista e a emergência do pensamento positivista, é José Maria da Cunha Seixas (1836-1895), filósofo e advogado que se distinguiu, ao longo dos vários volumes ensaísticos publicados nas décadas de 70 e de 80, não propriamente por uma refutação peremptória do Positivismo, embora o seu itinerário de reflexão esteja associado ao combate anti-materialista, mas por uma tentativa de harmonização dos seus princípios com as correntes idealistas alemãs, nomeadamente com o krausismo, de que o seu sistema filosófico deriva e diverge. Neste artigo, procuraremos sintetizar a sua perspetiva, no contexto do amplo debate da crítica literária naturalista e anti-naturalista portuguesa de Oitocentos, utilizando como fontes de pesquisa as obras poéticas e filosóficas do autor depositadas nos fundos bibliográficos da Biblioteca Nacional de Portugal, da Biblioteca Pública Municipal do Porto e da Biblioteca da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.DOI: 10.12957/soletras.2017.30128 |
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José Maria da Cunha Seixas (1836-1895), filósofo e crítico literárioCunha Seixas. Naturalismo. Pantiteísmo. Crítica literária. Literatura.Em Portugal, um dos pensadores menos estudado, do ponto de vista da crítica literária, na difícil conjugação entre a tradição de uma mentalidade idealista e a emergência do pensamento positivista, é José Maria da Cunha Seixas (1836-1895), filósofo e advogado que se distinguiu, ao longo dos vários volumes ensaísticos publicados nas décadas de 70 e de 80, não propriamente por uma refutação peremptória do Positivismo, embora o seu itinerário de reflexão esteja associado ao combate anti-materialista, mas por uma tentativa de harmonização dos seus princípios com as correntes idealistas alemãs, nomeadamente com o krausismo, de que o seu sistema filosófico deriva e diverge. Neste artigo, procuraremos sintetizar a sua perspetiva, no contexto do amplo debate da crítica literária naturalista e anti-naturalista portuguesa de Oitocentos, utilizando como fontes de pesquisa as obras poéticas e filosóficas do autor depositadas nos fundos bibliográficos da Biblioteca Nacional de Portugal, da Biblioteca Pública Municipal do Porto e da Biblioteca da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.DOI: 10.12957/soletras.2017.30128 Universidade do Estado do Rio de Janeiro2017-11-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/3012810.12957/soletras.2017.30128SOLETRAS; No. 34 (2017): Escritores Esquecidos do século XIX; 199-210SOLETRAS; N. 34 (2017): Escritores Esquecidos do século XIX; 199-210SOLETRAS; n. 34 (2017): Escritores Esquecidos do século XIX; 199-210Revista Soletras; Núm. 34 (2017): Escritores Esquecidos do século XIX; 199-210SOLETRAS; No. 34 (2017): Escritores Esquecidos do século XIX; 199-2102316-88381519-7778reponame:Soletras (São Gonçalo. Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/30128/22253Vieira, Célia Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-19T20:24:46Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/30128Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletrasPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras/oai||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br2316-88381519-7778opendoar:2019-10-19T20:24:46Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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