A MALANDRAGEM COMO EMBLEMA NACIONAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cristino, Leandro Nascimento
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Soletras (São Gonçalo. Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/7004
Resumo: O malandro stricto senso já estaria extinto quando, durante adécada de 1970, é recuperado como tema ou objeto por uma série deproduções no meio intelectual. Na tentativa de compreender essaemergência de discursos em torno de um único tópico, então consideradouma lembrança já distante, o antropólogo Gilmar Rocha promoveuma análise cujo grande mérito é o saldo crítico de obras queaté a atualidade, mais de trinta anos depois, permanecem entre osprincipais títulos sobre o universo malandro. Entre essas, a versãofílmica de Macunaíma, por Joaquim Pedro de Andrade (1969), oclássico ensaio Dialética da Malandragem, de Antonio Candido(1970), a estreia da peça musical Ópera do Malandro, de Chico Buarque(1978) e o lançamento de Carnavais, Malandros e Heróis, deRoberto DaMatta (1979).
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