AS TROCAS SURDAS SONORAS NO CONTEXTO DAS ALTERAÇÕES ORTOGRÁFICAS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Soletras (São Gonçalo. Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/4886 |
Resumo: | A ortografia tem sido um dos temas mais presentes na questão da alfabetizaçãouma vez que aprender a escrever implica compreender a relação entre sons e letras, ouseja, dominar a forma convencional de escrita das palavras. Neste sentido, o erroortográfico tem se apresentado como um fato preocupante e pouco compreendido nocontexto da aprendizagem da escrita.Procurando aprofundar os conhecimentos a respeito do aprendizado da escrita,em uma pesquisa realizada com 514 alunos de primeira a quarta séries do primeirograu, foi possível analisar o modo como se dá a apropriação do sistema ortográfico nasetapas iniciais da alfabetização, conforme pode ser visto em Zorzi (1998). Este trabalhovoltou-se para a classificação dos erros ortográficos; para a análise dos erros que sãomais comuns na escrita das crianças; para a verificação da ocorrência de cada tipo deerro em cada uma das séries, relacionando-os à apropriação do sistema de escrita e,finalmente, para o acompanhamento da trajetória de tais erros, ou seja, como tendem ase apresentar e serem superados até a quarta série do primeiro grau. Entre tais errosencontramos as chamadas “trocas surdas – sonoras” ou “trocas de natureza auditiva”que, com freqüência significativa, têm causado preocupações e levado os educadores aencaminharem crianças apresentando tal tipo de alteração para tratamentofonoterápico. |
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AS TROCAS SURDAS SONORAS NO CONTEXTO DAS ALTERAÇÕES ORTOGRÁFICASA ortografia tem sido um dos temas mais presentes na questão da alfabetizaçãouma vez que aprender a escrever implica compreender a relação entre sons e letras, ouseja, dominar a forma convencional de escrita das palavras. Neste sentido, o erroortográfico tem se apresentado como um fato preocupante e pouco compreendido nocontexto da aprendizagem da escrita.Procurando aprofundar os conhecimentos a respeito do aprendizado da escrita,em uma pesquisa realizada com 514 alunos de primeira a quarta séries do primeirograu, foi possível analisar o modo como se dá a apropriação do sistema ortográfico nasetapas iniciais da alfabetização, conforme pode ser visto em Zorzi (1998). Este trabalhovoltou-se para a classificação dos erros ortográficos; para a análise dos erros que sãomais comuns na escrita das crianças; para a verificação da ocorrência de cada tipo deerro em cada uma das séries, relacionando-os à apropriação do sistema de escrita e,finalmente, para o acompanhamento da trajetória de tais erros, ou seja, como tendem ase apresentar e serem superados até a quarta série do primeiro grau. Entre tais errosencontramos as chamadas “trocas surdas – sonoras” ou “trocas de natureza auditiva”que, com freqüência significativa, têm causado preocupações e levado os educadores aencaminharem crianças apresentando tal tipo de alteração para tratamentofonoterápico.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2013-02-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/488610.12957/soletras.2008.4886SOLETRAS; No. 15 (2008): Janeiro-Junho (SUPLEMENTO)SOLETRAS; N. 15 (2008): Janeiro-Junho (SUPLEMENTO)SOLETRAS; n. 15 (2008): Janeiro-Junho (SUPLEMENTO)Revista Soletras; Núm. 15 (2008): Janeiro-Junho (SUPLEMENTO)SOLETRAS; No. 15 (2008): Janeiro-Junho (SUPLEMENTO)2316-88381519-7778reponame:Soletras (São Gonçalo. Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/4886/3611Zorzi, Jaime Luizinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-26T19:39:14Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/4886Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletrasPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras/oai||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br2316-88381519-7778opendoar:2018-06-26T19:39:14Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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