Uma aplicação da categoria de pessoa da teoria da enunciação de Émile Benveniste no ensino de leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Ivana Quintão de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Soletras (São Gonçalo. Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/19548
Resumo: Este artigo, resultado de uma demanda pessoal e também acadêmica, pretende propor atividades escolares de leitura que trabalhem com efeitos de sentido gerados pelas escolhas linguísticas feitas pelo sujeito-escritor. Para tal, elegemos a Teoria da enunciação de Benveniste, no que ela tange à categoria de pessoa, para observarmos como esse sujeito, ao se representar no enunciado, constrói os efeitos de objetividade e subjetividade do texto. Desse modo, entendemos que essas atividades poderão contribuir para que o aluno comece a perceber que, muitas vezes, as palavras e as frases presentes nos textos podem, ao invés de revelar, esconder alguns efeitos que, na verdade, só poderão ser esclarecidos se se extrapolar o enunciado e se fizer uma imersão na enunciação.
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