Entre fronteiras marítimas e corpóreas: apontamentos sobre os rumos da poesia moçambicana contemporânea
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Soletras (São Gonçalo. Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/33751 |
Resumo: | RESUMOO propósito deste estudo é analisar a produção lírica moçambicana contemporânea a partir de alguns autores representativos cuja poética revela-se especialmente intimista. Inicialmente, retomaremos alguns elementos da formação da literatura dos países africanos de língua oficial portuguesa, em especial a de Moçambique, a fim de compreender a motivação épico-coletiva no momento de sua consolidação, nos períodos que antecederam e que sucederam a descolonização portuguesa. Após, nos deteremos em quatro poetas de Moçambique que foram recentemente publicados no Brasil, a saber: Ana Mafalda Leite, Sangare Okapi, Sónia Sultuane e Hirondina Joshua, tendo em conta aspectos que os diferenciam da poética de períodos anteriores, como a valorização do individual, do feminino e do erótico, além da revisitação de autores que os precederam e da retomada de temas como a Ilha de Moçambique e o Índico. Para embasar nosso estudo, recorreremos a Paz (2012), Mbembe (2014) e Noa (2002), entre outros.Palavras-chaves: poesia moçambicana; Índico; erótico. |
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Entre fronteiras marítimas e corpóreas: apontamentos sobre os rumos da poesia moçambicana contemporâneaPoesiaMoçambique.RESUMOO propósito deste estudo é analisar a produção lírica moçambicana contemporânea a partir de alguns autores representativos cuja poética revela-se especialmente intimista. Inicialmente, retomaremos alguns elementos da formação da literatura dos países africanos de língua oficial portuguesa, em especial a de Moçambique, a fim de compreender a motivação épico-coletiva no momento de sua consolidação, nos períodos que antecederam e que sucederam a descolonização portuguesa. Após, nos deteremos em quatro poetas de Moçambique que foram recentemente publicados no Brasil, a saber: Ana Mafalda Leite, Sangare Okapi, Sónia Sultuane e Hirondina Joshua, tendo em conta aspectos que os diferenciam da poética de períodos anteriores, como a valorização do individual, do feminino e do erótico, além da revisitação de autores que os precederam e da retomada de temas como a Ilha de Moçambique e o Índico. Para embasar nosso estudo, recorreremos a Paz (2012), Mbembe (2014) e Noa (2002), entre outros.Palavras-chaves: poesia moçambicana; Índico; erótico.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2018-10-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/3375110.12957/soletras.2018.33751SOLETRAS; No. 36 (2018): A literatura em busca de um lugar neste século; 148-165SOLETRAS; N. 36 (2018): A literatura em busca de um lugar neste século; 148-165SOLETRAS; n. 36 (2018): A literatura em busca de um lugar neste século; 148-165Revista Soletras; Núm. 36 (2018): A literatura em busca de um lugar neste século; 148-165SOLETRAS; No. 36 (2018): A literatura em busca de um lugar neste século; 148-1652316-88381519-7778reponame:Soletras (São Gonçalo. Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/33751/26605Copyright (c) 2018 Revista SOLETRASinfo:eu-repo/semantics/openAccessRiambau Pinheiro, Vanessa2019-10-19T20:23:42Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/33751Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletrasPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras/oai||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br2316-88381519-7778opendoar:2019-10-19T20:23:42Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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