Fronteira, educação e pesquisa: um levantamento das produções acadêmicas de 2014 a 2023

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guidio Alves de Oliveira, Cátia Regina
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: A Oliveira, Renata, Ribeiro Berger, Isis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Soletras (São Gonçalo. Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/80089
Resumo: Resumo: Regiões fronteiriças em que os ambientes formais e informais são culturalmente diversos apresentam-se como campos fecundos para pesquisa em Estudos da Linguagem e nas Ciências Humanas e possibilitam discutir, ampliar investigações acerca da realidade linguística e educacional existente nesses contextos plurais. Dessa forma, revisões bibliográficas tornam-se caminhos necessários para a composição de inventários das produções acadêmicas voltadas à compreensão do tema em questão. Nosso objetivo neste artigo é, inicialmente, apresentar um levantamento de teses que abordam o tema da educação em contextos de fronteiras brasileiras, com intuito de identificar quais problemáticas foram contempladas nas produções acadêmicas, quais desafios e contribuições que emergem destes e para estes contextos fronteiriços. Além disso, visamos mapear quais desses estudos se articulam questões e fenômenos linguísticos que se dão em contextos de Educação Básica. Tomamos como método investigativo a pesquisa bibliográfica e procedemos de forma sistemática para uma revisão de literatura referente ao tema proposto. Utilizamos como base de dados o portal Capes (Teses e Dissertações) e privilegiamos somente as teses produzidas na última década (de 2014 a 2023). Como resultado, obtivemos um panorama significativo acerca das várias realidades educacionais e linguísticas vivenciadas em diferentes contextos fronteiriços e que fomentam futuras investigações.
id UERJ-13_dab34d6c478267d494e4c3b408f03d67
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/80089
network_acronym_str UERJ-13
network_name_str Soletras (São Gonçalo. Online)
repository_id_str
spelling Fronteira, educação e pesquisa: um levantamento das produções acadêmicas de 2014 a 2023Border, education, and research:: a survey of academic productions from 2013 to 2023Resumo: Regiões fronteiriças em que os ambientes formais e informais são culturalmente diversos apresentam-se como campos fecundos para pesquisa em Estudos da Linguagem e nas Ciências Humanas e possibilitam discutir, ampliar investigações acerca da realidade linguística e educacional existente nesses contextos plurais. Dessa forma, revisões bibliográficas tornam-se caminhos necessários para a composição de inventários das produções acadêmicas voltadas à compreensão do tema em questão. Nosso objetivo neste artigo é, inicialmente, apresentar um levantamento de teses que abordam o tema da educação em contextos de fronteiras brasileiras, com intuito de identificar quais problemáticas foram contempladas nas produções acadêmicas, quais desafios e contribuições que emergem destes e para estes contextos fronteiriços. Além disso, visamos mapear quais desses estudos se articulam questões e fenômenos linguísticos que se dão em contextos de Educação Básica. Tomamos como método investigativo a pesquisa bibliográfica e procedemos de forma sistemática para uma revisão de literatura referente ao tema proposto. Utilizamos como base de dados o portal Capes (Teses e Dissertações) e privilegiamos somente as teses produzidas na última década (de 2014 a 2023). Como resultado, obtivemos um panorama significativo acerca das várias realidades educacionais e linguísticas vivenciadas em diferentes contextos fronteiriços e que fomentam futuras investigações.Abstract: Border regions in which formal and informal environments are culturally diverse provide fertile ground for research in Language Studies and the Human Sciences and make it possible to discuss and expand investigations into the linguistic and educational reality that exists in these plural contexts. In this way, bibliographic reviews become necessary ways to compose inventories of academic productions aimed at understanding the subject in focus. Our aim in this article is initially to present a survey of doctoral studies that approach the subject of education in Brazilian border contexts, with the aim of identifying which issues have been addressed in academic productions, and what challenges and contributions emerge from and for these border contexts. In addition, we mapped which of these studies articulate linguistic issues and phenomena that occur in elementary school contexts. The method used was bibliographical research and we systematically reviewed the literature on the proposed topic. We used the Capes portal (Theses and Dissertations) as our database and only focused on those research theses produced in the last decade (from 2014 to 2023). As a result, we obtained a significant overview of the various educational and linguistic realities experienced in different border contexts and which encourage future research.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2023-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/8008910.12957/soletras.2023.80089SOLETRAS; No. 47 (2023): A PESQUISA SOBRE AS LÍNGUAS E AS LINGUAGENS E SUAS INTERFACES COM A EDUCAÇÃO BÁSICASOLETRAS; N. 47 (2023): A PESQUISA SOBRE AS LÍNGUAS E AS LINGUAGENS E SUAS INTERFACES COM A EDUCAÇÃO BÁSICASOLETRAS; n. 47 (2023): A PESQUISA SOBRE AS LÍNGUAS E AS LINGUAGENS E SUAS INTERFACES COM A EDUCAÇÃO BÁSICARevista Soletras; Núm. 47 (2023): A PESQUISA SOBRE AS LÍNGUAS E AS LINGUAGENS E SUAS INTERFACES COM A EDUCAÇÃO BÁSICASOLETRAS; No. 47 (2023): A PESQUISA SOBRE AS LÍNGUAS E AS LINGUAGENS E SUAS INTERFACES COM A EDUCAÇÃO BÁSICA2316-88381519-7778reponame:Soletras (São Gonçalo. Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/80089/48898Copyright (c) 2024 SOLETRASinfo:eu-repo/semantics/openAccessGuidio Alves de Oliveira, Cátia ReginaA Oliveira, RenataRibeiro Berger, Isis2024-02-06T16:39:19Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/80089Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletrasPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras/oai||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br2316-88381519-7778opendoar:2024-02-06T16:39:19Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Fronteira, educação e pesquisa: um levantamento das produções acadêmicas de 2014 a 2023
Border, education, and research:: a survey of academic productions from 2013 to 2023
title Fronteira, educação e pesquisa: um levantamento das produções acadêmicas de 2014 a 2023
spellingShingle Fronteira, educação e pesquisa: um levantamento das produções acadêmicas de 2014 a 2023
Guidio Alves de Oliveira, Cátia Regina
title_short Fronteira, educação e pesquisa: um levantamento das produções acadêmicas de 2014 a 2023
title_full Fronteira, educação e pesquisa: um levantamento das produções acadêmicas de 2014 a 2023
title_fullStr Fronteira, educação e pesquisa: um levantamento das produções acadêmicas de 2014 a 2023
title_full_unstemmed Fronteira, educação e pesquisa: um levantamento das produções acadêmicas de 2014 a 2023
title_sort Fronteira, educação e pesquisa: um levantamento das produções acadêmicas de 2014 a 2023
author Guidio Alves de Oliveira, Cátia Regina
author_facet Guidio Alves de Oliveira, Cátia Regina
A Oliveira, Renata
Ribeiro Berger, Isis
author_role author
author2 A Oliveira, Renata
Ribeiro Berger, Isis
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guidio Alves de Oliveira, Cátia Regina
A Oliveira, Renata
Ribeiro Berger, Isis
description Resumo: Regiões fronteiriças em que os ambientes formais e informais são culturalmente diversos apresentam-se como campos fecundos para pesquisa em Estudos da Linguagem e nas Ciências Humanas e possibilitam discutir, ampliar investigações acerca da realidade linguística e educacional existente nesses contextos plurais. Dessa forma, revisões bibliográficas tornam-se caminhos necessários para a composição de inventários das produções acadêmicas voltadas à compreensão do tema em questão. Nosso objetivo neste artigo é, inicialmente, apresentar um levantamento de teses que abordam o tema da educação em contextos de fronteiras brasileiras, com intuito de identificar quais problemáticas foram contempladas nas produções acadêmicas, quais desafios e contribuições que emergem destes e para estes contextos fronteiriços. Além disso, visamos mapear quais desses estudos se articulam questões e fenômenos linguísticos que se dão em contextos de Educação Básica. Tomamos como método investigativo a pesquisa bibliográfica e procedemos de forma sistemática para uma revisão de literatura referente ao tema proposto. Utilizamos como base de dados o portal Capes (Teses e Dissertações) e privilegiamos somente as teses produzidas na última década (de 2014 a 2023). Como resultado, obtivemos um panorama significativo acerca das várias realidades educacionais e linguísticas vivenciadas em diferentes contextos fronteiriços e que fomentam futuras investigações.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/80089
10.12957/soletras.2023.80089
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/80089
identifier_str_mv 10.12957/soletras.2023.80089
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/80089/48898
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 SOLETRAS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 SOLETRAS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv SOLETRAS; No. 47 (2023): A PESQUISA SOBRE AS LÍNGUAS E AS LINGUAGENS E SUAS INTERFACES COM A EDUCAÇÃO BÁSICA
SOLETRAS; N. 47 (2023): A PESQUISA SOBRE AS LÍNGUAS E AS LINGUAGENS E SUAS INTERFACES COM A EDUCAÇÃO BÁSICA
SOLETRAS; n. 47 (2023): A PESQUISA SOBRE AS LÍNGUAS E AS LINGUAGENS E SUAS INTERFACES COM A EDUCAÇÃO BÁSICA
Revista Soletras; Núm. 47 (2023): A PESQUISA SOBRE AS LÍNGUAS E AS LINGUAGENS E SUAS INTERFACES COM A EDUCAÇÃO BÁSICA
SOLETRAS; No. 47 (2023): A PESQUISA SOBRE AS LÍNGUAS E AS LINGUAGENS E SUAS INTERFACES COM A EDUCAÇÃO BÁSICA
2316-8838
1519-7778
reponame:Soletras (São Gonçalo. Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Soletras (São Gonçalo. Online)
collection Soletras (São Gonçalo. Online)
repository.name.fl_str_mv Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv ||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br
_version_ 1799318596167401472