Fronteira, educação e pesquisa: um levantamento das produções acadêmicas de 2014 a 2023
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Soletras (São Gonçalo. Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/80089 |
Resumo: | Resumo: Regiões fronteiriças em que os ambientes formais e informais são culturalmente diversos apresentam-se como campos fecundos para pesquisa em Estudos da Linguagem e nas Ciências Humanas e possibilitam discutir, ampliar investigações acerca da realidade linguística e educacional existente nesses contextos plurais. Dessa forma, revisões bibliográficas tornam-se caminhos necessários para a composição de inventários das produções acadêmicas voltadas à compreensão do tema em questão. Nosso objetivo neste artigo é, inicialmente, apresentar um levantamento de teses que abordam o tema da educação em contextos de fronteiras brasileiras, com intuito de identificar quais problemáticas foram contempladas nas produções acadêmicas, quais desafios e contribuições que emergem destes e para estes contextos fronteiriços. Além disso, visamos mapear quais desses estudos se articulam questões e fenômenos linguísticos que se dão em contextos de Educação Básica. Tomamos como método investigativo a pesquisa bibliográfica e procedemos de forma sistemática para uma revisão de literatura referente ao tema proposto. Utilizamos como base de dados o portal Capes (Teses e Dissertações) e privilegiamos somente as teses produzidas na última década (de 2014 a 2023). Como resultado, obtivemos um panorama significativo acerca das várias realidades educacionais e linguísticas vivenciadas em diferentes contextos fronteiriços e que fomentam futuras investigações. |
id |
UERJ-13_dab34d6c478267d494e4c3b408f03d67 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/80089 |
network_acronym_str |
UERJ-13 |
network_name_str |
Soletras (São Gonçalo. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Fronteira, educação e pesquisa: um levantamento das produções acadêmicas de 2014 a 2023Border, education, and research:: a survey of academic productions from 2013 to 2023Resumo: Regiões fronteiriças em que os ambientes formais e informais são culturalmente diversos apresentam-se como campos fecundos para pesquisa em Estudos da Linguagem e nas Ciências Humanas e possibilitam discutir, ampliar investigações acerca da realidade linguística e educacional existente nesses contextos plurais. Dessa forma, revisões bibliográficas tornam-se caminhos necessários para a composição de inventários das produções acadêmicas voltadas à compreensão do tema em questão. Nosso objetivo neste artigo é, inicialmente, apresentar um levantamento de teses que abordam o tema da educação em contextos de fronteiras brasileiras, com intuito de identificar quais problemáticas foram contempladas nas produções acadêmicas, quais desafios e contribuições que emergem destes e para estes contextos fronteiriços. Além disso, visamos mapear quais desses estudos se articulam questões e fenômenos linguísticos que se dão em contextos de Educação Básica. Tomamos como método investigativo a pesquisa bibliográfica e procedemos de forma sistemática para uma revisão de literatura referente ao tema proposto. Utilizamos como base de dados o portal Capes (Teses e Dissertações) e privilegiamos somente as teses produzidas na última década (de 2014 a 2023). Como resultado, obtivemos um panorama significativo acerca das várias realidades educacionais e linguísticas vivenciadas em diferentes contextos fronteiriços e que fomentam futuras investigações.Abstract: Border regions in which formal and informal environments are culturally diverse provide fertile ground for research in Language Studies and the Human Sciences and make it possible to discuss and expand investigations into the linguistic and educational reality that exists in these plural contexts. In this way, bibliographic reviews become necessary ways to compose inventories of academic productions aimed at understanding the subject in focus. Our aim in this article is initially to present a survey of doctoral studies that approach the subject of education in Brazilian border contexts, with the aim of identifying which issues have been addressed in academic productions, and what challenges and contributions emerge from and for these border contexts. In addition, we mapped which of these studies articulate linguistic issues and phenomena that occur in elementary school contexts. The method used was bibliographical research and we systematically reviewed the literature on the proposed topic. We used the Capes portal (Theses and Dissertations) as our database and only focused on those research theses produced in the last decade (from 2014 to 2023). As a result, we obtained a significant overview of the various educational and linguistic realities experienced in different border contexts and which encourage future research.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2023-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/8008910.12957/soletras.2023.80089SOLETRAS; No. 47 (2023): A PESQUISA SOBRE AS LÍNGUAS E AS LINGUAGENS E SUAS INTERFACES COM A EDUCAÇÃO BÁSICASOLETRAS; N. 47 (2023): A PESQUISA SOBRE AS LÍNGUAS E AS LINGUAGENS E SUAS INTERFACES COM A EDUCAÇÃO BÁSICASOLETRAS; n. 47 (2023): A PESQUISA SOBRE AS LÍNGUAS E AS LINGUAGENS E SUAS INTERFACES COM A EDUCAÇÃO BÁSICARevista Soletras; Núm. 47 (2023): A PESQUISA SOBRE AS LÍNGUAS E AS LINGUAGENS E SUAS INTERFACES COM A EDUCAÇÃO BÁSICASOLETRAS; No. 47 (2023): A PESQUISA SOBRE AS LÍNGUAS E AS LINGUAGENS E SUAS INTERFACES COM A EDUCAÇÃO BÁSICA2316-88381519-7778reponame:Soletras (São Gonçalo. Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/80089/48898Copyright (c) 2024 SOLETRASinfo:eu-repo/semantics/openAccessGuidio Alves de Oliveira, Cátia ReginaA Oliveira, RenataRibeiro Berger, Isis2024-02-06T16:39:19Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/80089Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletrasPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras/oai||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br2316-88381519-7778opendoar:2024-02-06T16:39:19Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fronteira, educação e pesquisa: um levantamento das produções acadêmicas de 2014 a 2023 Border, education, and research:: a survey of academic productions from 2013 to 2023 |
title |
Fronteira, educação e pesquisa: um levantamento das produções acadêmicas de 2014 a 2023 |
spellingShingle |
Fronteira, educação e pesquisa: um levantamento das produções acadêmicas de 2014 a 2023 Guidio Alves de Oliveira, Cátia Regina |
title_short |
Fronteira, educação e pesquisa: um levantamento das produções acadêmicas de 2014 a 2023 |
title_full |
Fronteira, educação e pesquisa: um levantamento das produções acadêmicas de 2014 a 2023 |
title_fullStr |
Fronteira, educação e pesquisa: um levantamento das produções acadêmicas de 2014 a 2023 |
title_full_unstemmed |
Fronteira, educação e pesquisa: um levantamento das produções acadêmicas de 2014 a 2023 |
title_sort |
Fronteira, educação e pesquisa: um levantamento das produções acadêmicas de 2014 a 2023 |
author |
Guidio Alves de Oliveira, Cátia Regina |
author_facet |
Guidio Alves de Oliveira, Cátia Regina A Oliveira, Renata Ribeiro Berger, Isis |
author_role |
author |
author2 |
A Oliveira, Renata Ribeiro Berger, Isis |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guidio Alves de Oliveira, Cátia Regina A Oliveira, Renata Ribeiro Berger, Isis |
description |
Resumo: Regiões fronteiriças em que os ambientes formais e informais são culturalmente diversos apresentam-se como campos fecundos para pesquisa em Estudos da Linguagem e nas Ciências Humanas e possibilitam discutir, ampliar investigações acerca da realidade linguística e educacional existente nesses contextos plurais. Dessa forma, revisões bibliográficas tornam-se caminhos necessários para a composição de inventários das produções acadêmicas voltadas à compreensão do tema em questão. Nosso objetivo neste artigo é, inicialmente, apresentar um levantamento de teses que abordam o tema da educação em contextos de fronteiras brasileiras, com intuito de identificar quais problemáticas foram contempladas nas produções acadêmicas, quais desafios e contribuições que emergem destes e para estes contextos fronteiriços. Além disso, visamos mapear quais desses estudos se articulam questões e fenômenos linguísticos que se dão em contextos de Educação Básica. Tomamos como método investigativo a pesquisa bibliográfica e procedemos de forma sistemática para uma revisão de literatura referente ao tema proposto. Utilizamos como base de dados o portal Capes (Teses e Dissertações) e privilegiamos somente as teses produzidas na última década (de 2014 a 2023). Como resultado, obtivemos um panorama significativo acerca das várias realidades educacionais e linguísticas vivenciadas em diferentes contextos fronteiriços e que fomentam futuras investigações. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/80089 10.12957/soletras.2023.80089 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/80089 |
identifier_str_mv |
10.12957/soletras.2023.80089 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/80089/48898 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 SOLETRAS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 SOLETRAS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
SOLETRAS; No. 47 (2023): A PESQUISA SOBRE AS LÍNGUAS E AS LINGUAGENS E SUAS INTERFACES COM A EDUCAÇÃO BÁSICA SOLETRAS; N. 47 (2023): A PESQUISA SOBRE AS LÍNGUAS E AS LINGUAGENS E SUAS INTERFACES COM A EDUCAÇÃO BÁSICA SOLETRAS; n. 47 (2023): A PESQUISA SOBRE AS LÍNGUAS E AS LINGUAGENS E SUAS INTERFACES COM A EDUCAÇÃO BÁSICA Revista Soletras; Núm. 47 (2023): A PESQUISA SOBRE AS LÍNGUAS E AS LINGUAGENS E SUAS INTERFACES COM A EDUCAÇÃO BÁSICA SOLETRAS; No. 47 (2023): A PESQUISA SOBRE AS LÍNGUAS E AS LINGUAGENS E SUAS INTERFACES COM A EDUCAÇÃO BÁSICA 2316-8838 1519-7778 reponame:Soletras (São Gonçalo. Online) instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Soletras (São Gonçalo. Online) |
collection |
Soletras (São Gonçalo. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br |
_version_ |
1799318596167401472 |