A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A REALIDADE BRASILEIRA: PARADOXOS E DIFICULDADES DE COMUNICAÇÃO E COMO A LINGUÍSTICA APLICADA PODE ANALISÁ-LOS E APONTAR SOLUÇÕES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caetano, Marcelo Moraes
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Soletras (São Gonçalo. Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/7027
Resumo: A principal questão que se levantará neste trabalho de LinguísticaAplicada dirá respeito a como se produz comunicação humananum ambiente de aprendizagem bastante recente no Brasil, aEaD, ou Educação a Distância, que teve sua chancela legal mais nítida,neste território, com a LDB (Lei de Diretrizes e Bases6) (CARNEIRO,1998). Os dados evidenciam a necessidade de ocupação cadavez maior com os problemas relacionados à modalidade de ensinoem questão: cresce em ritmo acelerado a EaD no Brasil. Se, em2002, eram 46 cursos e 40 mil alunos, em 2006 passaram para 349 e207 mil, respectivamente, segundo dados do Ministério da Educação(GUIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 2009) . E a oferta acompanhaa procura pelos cursos na mesma velocidade.
id UERJ-13_dfded584fe0b80ede82242d5d3c8b8cb
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/7027
network_acronym_str UERJ-13
network_name_str Soletras (São Gonçalo. Online)
repository_id_str
spelling A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A REALIDADE BRASILEIRA: PARADOXOS E DIFICULDADES DE COMUNICAÇÃO E COMO A LINGUÍSTICA APLICADA PODE ANALISÁ-LOS E APONTAR SOLUÇÕESA principal questão que se levantará neste trabalho de LinguísticaAplicada dirá respeito a como se produz comunicação humananum ambiente de aprendizagem bastante recente no Brasil, aEaD, ou Educação a Distância, que teve sua chancela legal mais nítida,neste território, com a LDB (Lei de Diretrizes e Bases6) (CARNEIRO,1998). Os dados evidenciam a necessidade de ocupação cadavez maior com os problemas relacionados à modalidade de ensinoem questão: cresce em ritmo acelerado a EaD no Brasil. Se, em2002, eram 46 cursos e 40 mil alunos, em 2006 passaram para 349 e207 mil, respectivamente, segundo dados do Ministério da Educação(GUIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 2009) . E a oferta acompanhaa procura pelos cursos na mesma velocidade.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2009-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/702710.12957/soletras.2009.7027SOLETRAS; No. 18 (2009): Julho-Dezembro; 24-48SOLETRAS; N. 18 (2009): Julho-Dezembro; 24-48SOLETRAS; n. 18 (2009): Julho-Dezembro; 24-48Revista Soletras; Núm. 18 (2009): Julho-Dezembro; 24-48SOLETRAS; No. 18 (2009): Julho-Dezembro; 24-482316-88381519-7778reponame:Soletras (São Gonçalo. Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/7027/4967Caetano, Marcelo Moraesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-26T19:26:43Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/7027Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletrasPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras/oai||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br2316-88381519-7778opendoar:2018-06-26T19:26:43Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A REALIDADE BRASILEIRA: PARADOXOS E DIFICULDADES DE COMUNICAÇÃO E COMO A LINGUÍSTICA APLICADA PODE ANALISÁ-LOS E APONTAR SOLUÇÕES
title A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A REALIDADE BRASILEIRA: PARADOXOS E DIFICULDADES DE COMUNICAÇÃO E COMO A LINGUÍSTICA APLICADA PODE ANALISÁ-LOS E APONTAR SOLUÇÕES
spellingShingle A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A REALIDADE BRASILEIRA: PARADOXOS E DIFICULDADES DE COMUNICAÇÃO E COMO A LINGUÍSTICA APLICADA PODE ANALISÁ-LOS E APONTAR SOLUÇÕES
Caetano, Marcelo Moraes
title_short A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A REALIDADE BRASILEIRA: PARADOXOS E DIFICULDADES DE COMUNICAÇÃO E COMO A LINGUÍSTICA APLICADA PODE ANALISÁ-LOS E APONTAR SOLUÇÕES
title_full A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A REALIDADE BRASILEIRA: PARADOXOS E DIFICULDADES DE COMUNICAÇÃO E COMO A LINGUÍSTICA APLICADA PODE ANALISÁ-LOS E APONTAR SOLUÇÕES
title_fullStr A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A REALIDADE BRASILEIRA: PARADOXOS E DIFICULDADES DE COMUNICAÇÃO E COMO A LINGUÍSTICA APLICADA PODE ANALISÁ-LOS E APONTAR SOLUÇÕES
title_full_unstemmed A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A REALIDADE BRASILEIRA: PARADOXOS E DIFICULDADES DE COMUNICAÇÃO E COMO A LINGUÍSTICA APLICADA PODE ANALISÁ-LOS E APONTAR SOLUÇÕES
title_sort A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A REALIDADE BRASILEIRA: PARADOXOS E DIFICULDADES DE COMUNICAÇÃO E COMO A LINGUÍSTICA APLICADA PODE ANALISÁ-LOS E APONTAR SOLUÇÕES
author Caetano, Marcelo Moraes
author_facet Caetano, Marcelo Moraes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caetano, Marcelo Moraes
description A principal questão que se levantará neste trabalho de LinguísticaAplicada dirá respeito a como se produz comunicação humananum ambiente de aprendizagem bastante recente no Brasil, aEaD, ou Educação a Distância, que teve sua chancela legal mais nítida,neste território, com a LDB (Lei de Diretrizes e Bases6) (CARNEIRO,1998). Os dados evidenciam a necessidade de ocupação cadavez maior com os problemas relacionados à modalidade de ensinoem questão: cresce em ritmo acelerado a EaD no Brasil. Se, em2002, eram 46 cursos e 40 mil alunos, em 2006 passaram para 349 e207 mil, respectivamente, segundo dados do Ministério da Educação(GUIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 2009) . E a oferta acompanhaa procura pelos cursos na mesma velocidade.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/7027
10.12957/soletras.2009.7027
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/7027
identifier_str_mv 10.12957/soletras.2009.7027
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/7027/4967
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv SOLETRAS; No. 18 (2009): Julho-Dezembro; 24-48
SOLETRAS; N. 18 (2009): Julho-Dezembro; 24-48
SOLETRAS; n. 18 (2009): Julho-Dezembro; 24-48
Revista Soletras; Núm. 18 (2009): Julho-Dezembro; 24-48
SOLETRAS; No. 18 (2009): Julho-Dezembro; 24-48
2316-8838
1519-7778
reponame:Soletras (São Gonçalo. Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Soletras (São Gonçalo. Online)
collection Soletras (São Gonçalo. Online)
repository.name.fl_str_mv Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv ||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br
_version_ 1799318599756677120