O BARROCO MINEIRO EM DRUMMOND
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Soletras (São Gonçalo. Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/4438 |
Resumo: | Carlos Drummond de Andrade (1902-1987), egresso do patriarcalismorural mineiro, que constituíra uma das oligarquias que detiveramo poder no Brasil até a implantação do capitalismo estrangeiroentre nós, na feliz conceituação de José Guilherme Merquior encarnou,em sua aventura pessoal de filho de fazendeiro tornado burocratana cidade grande, a evolução social do Brasil (MERQUIOR,1976 : 48), que, com a Revolução de 30, sofreu acelerado processode modernização urbana e industrial. Sua poesia, vinda à lume a partirde 1930, traduziu o tenso processo de transição entre a tradiçãopatriarcalista de nossa história até então e o dinamismo agressivo docontexto urbano moderno. Solitário e angustiado face a este novocenário, apesar de por ele também fascinado, Drummond engendraao longo de sua vida uma obra poética que o crítico Roberto Reis assinaloucomo recuperadora “do passado, do clã familiar e patriarcal”(REIS, 1989 : 158), passado este evocado pelo que dele resta residualmente(Idem : 157), investido pelo poeta de sua subjetividade expressionista:“o que lhe interessa não é a realidade exterior, porém ainterpretação pessoal, feita pelo seu espírito, dessa realidade”(COUTINHO, 1988 : 242). |
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O BARROCO MINEIRO EM DRUMMONDCarlos Drummond de Andrade (1902-1987), egresso do patriarcalismorural mineiro, que constituíra uma das oligarquias que detiveramo poder no Brasil até a implantação do capitalismo estrangeiroentre nós, na feliz conceituação de José Guilherme Merquior encarnou,em sua aventura pessoal de filho de fazendeiro tornado burocratana cidade grande, a evolução social do Brasil (MERQUIOR,1976 : 48), que, com a Revolução de 30, sofreu acelerado processode modernização urbana e industrial. Sua poesia, vinda à lume a partirde 1930, traduziu o tenso processo de transição entre a tradiçãopatriarcalista de nossa história até então e o dinamismo agressivo docontexto urbano moderno. Solitário e angustiado face a este novocenário, apesar de por ele também fascinado, Drummond engendraao longo de sua vida uma obra poética que o crítico Roberto Reis assinaloucomo recuperadora “do passado, do clã familiar e patriarcal”(REIS, 1989 : 158), passado este evocado pelo que dele resta residualmente(Idem : 157), investido pelo poeta de sua subjetividade expressionista:“o que lhe interessa não é a realidade exterior, porém ainterpretação pessoal, feita pelo seu espírito, dessa realidade”(COUTINHO, 1988 : 242).Universidade do Estado do Rio de Janeiro2012-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/4438SOLETRAS; No. 3 (2002): Janeiro-Junho; 143-156SOLETRAS; N. 3 (2002): Janeiro-Junho; 143-156SOLETRAS; n. 3 (2002): Janeiro-Junho; 143-156Revista Soletras; Núm. 3 (2002): Janeiro-Junho; 143-156SOLETRAS; No. 3 (2002): Janeiro-Junho; 143-1562316-88381519-7778reponame:Soletras (São Gonçalo. Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/4438/3241Barros, Fernando Monteiro deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-20T17:06:38Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/4438Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletrasPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras/oai||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br2316-88381519-7778opendoar:2018-07-20T17:06:38Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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