NEUROCIÊNCIA, COGNIÇÃO E DISLEXIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Vicente
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Soletras (São Gonçalo. Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/5001
Resumo: Aportes teóricos e pesquisas experimentais no campo da Neurociência,Psicologia Cognitiva e Lingüística Clínica trazem, nos últimoscinco anos, achados importantes para os que atuam, no campo escolar,com crianças disléxicas, disgráficas e disortográficas.Em seu Dislexias: descrição, avaliação, explicação, tratamento(Artes Médicas, 2001), Anne Van Hout e Françoise Estienne afirmamque, graças aos progressos das neurociências, os investigadores dosmodelos de leitura e da sua aquisição, desenvolvimento e dificuldadesrecomendam o uso do termo dislexia no plural, ou seja dislexias, umavez que os dados recentes exploratórios da dislexia e disfunções correlatas(disgrafia, disortografia) indicam muitas causas e manifestaçõesbem como no agrupamento dos sintomas dislexiológicos.
id UERJ-13_e81813ee8cad4db95f25f6e906d5fa7a
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/5001
network_acronym_str UERJ-13
network_name_str Soletras (São Gonçalo. Online)
repository_id_str
spelling NEUROCIÊNCIA, COGNIÇÃO E DISLEXIAAportes teóricos e pesquisas experimentais no campo da Neurociência,Psicologia Cognitiva e Lingüística Clínica trazem, nos últimoscinco anos, achados importantes para os que atuam, no campo escolar,com crianças disléxicas, disgráficas e disortográficas.Em seu Dislexias: descrição, avaliação, explicação, tratamento(Artes Médicas, 2001), Anne Van Hout e Françoise Estienne afirmamque, graças aos progressos das neurociências, os investigadores dosmodelos de leitura e da sua aquisição, desenvolvimento e dificuldadesrecomendam o uso do termo dislexia no plural, ou seja dislexias, umavez que os dados recentes exploratórios da dislexia e disfunções correlatas(disgrafia, disortografia) indicam muitas causas e manifestaçõesbem como no agrupamento dos sintomas dislexiológicos.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2013-02-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/500110.12957/soletras.2008.5001SOLETRAS; No. 15 (2008): Janeiro-Junho (SUPLEMENTO)SOLETRAS; N. 15 (2008): Janeiro-Junho (SUPLEMENTO)SOLETRAS; n. 15 (2008): Janeiro-Junho (SUPLEMENTO)Revista Soletras; Núm. 15 (2008): Janeiro-Junho (SUPLEMENTO)SOLETRAS; No. 15 (2008): Janeiro-Junho (SUPLEMENTO)2316-88381519-7778reponame:Soletras (São Gonçalo. Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/5001/3673Martins, Vicenteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-26T19:39:14Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/5001Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletrasPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras/oai||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br2316-88381519-7778opendoar:2018-06-26T19:39:14Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv NEUROCIÊNCIA, COGNIÇÃO E DISLEXIA
title NEUROCIÊNCIA, COGNIÇÃO E DISLEXIA
spellingShingle NEUROCIÊNCIA, COGNIÇÃO E DISLEXIA
Martins, Vicente
title_short NEUROCIÊNCIA, COGNIÇÃO E DISLEXIA
title_full NEUROCIÊNCIA, COGNIÇÃO E DISLEXIA
title_fullStr NEUROCIÊNCIA, COGNIÇÃO E DISLEXIA
title_full_unstemmed NEUROCIÊNCIA, COGNIÇÃO E DISLEXIA
title_sort NEUROCIÊNCIA, COGNIÇÃO E DISLEXIA
author Martins, Vicente
author_facet Martins, Vicente
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Vicente
description Aportes teóricos e pesquisas experimentais no campo da Neurociência,Psicologia Cognitiva e Lingüística Clínica trazem, nos últimoscinco anos, achados importantes para os que atuam, no campo escolar,com crianças disléxicas, disgráficas e disortográficas.Em seu Dislexias: descrição, avaliação, explicação, tratamento(Artes Médicas, 2001), Anne Van Hout e Françoise Estienne afirmamque, graças aos progressos das neurociências, os investigadores dosmodelos de leitura e da sua aquisição, desenvolvimento e dificuldadesrecomendam o uso do termo dislexia no plural, ou seja dislexias, umavez que os dados recentes exploratórios da dislexia e disfunções correlatas(disgrafia, disortografia) indicam muitas causas e manifestaçõesbem como no agrupamento dos sintomas dislexiológicos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-02-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/5001
10.12957/soletras.2008.5001
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/5001
identifier_str_mv 10.12957/soletras.2008.5001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/5001/3673
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv SOLETRAS; No. 15 (2008): Janeiro-Junho (SUPLEMENTO)
SOLETRAS; N. 15 (2008): Janeiro-Junho (SUPLEMENTO)
SOLETRAS; n. 15 (2008): Janeiro-Junho (SUPLEMENTO)
Revista Soletras; Núm. 15 (2008): Janeiro-Junho (SUPLEMENTO)
SOLETRAS; No. 15 (2008): Janeiro-Junho (SUPLEMENTO)
2316-8838
1519-7778
reponame:Soletras (São Gonçalo. Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Soletras (São Gonçalo. Online)
collection Soletras (São Gonçalo. Online)
repository.name.fl_str_mv Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv ||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br
_version_ 1799318599059374080