LUCIA MCCARTNEY E A HISTÓRIA LITERÁRIA COMO DISRUPÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Soletras (São Gonçalo. Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/5167 |
Resumo: | A obra de Rubem Fonseca, Lucia McCartney, encontra-se noconjunto de publicações dos anos 70, em uma situação de confrontobastante complexa. Confronto perante as categorias literárias consideradascanônicas e, igualmente, confronto ante as ideias sedimentadasque antecedem os anos 60 marcados pelo seu cunho conservador.Tal contexto nos levou a acionar, no interior de sua própria narrativa,as discussões sobre arte e cultura por meio de encenações literáriasexperimentais (o que em si já é um confronto) e, finalmente, confrontocom um contexto sociocultural e político bastante tumultuado:a ditadura militar no Brasil 64/84.Essa situação de confronto dificulta a compreensão do objetoliterário pela amplificação de suas significações, visto sua complexidade,e poderia nos levar a privilegiar um dos aspectos acima citadosem detrimento de sua unidade objetal inscrita em sua discursividade– ao mesmo tempo, deslizante, insidiosa e brutal – parti pris, que,evidentemente, a nosso ver, poderia conduzir a uma abordagem simplistada obra do escritor. Nosso propósito é abordar esse objeto doponto de vista da pós-modernidade, sabendo, entretanto, das dificuldadesque tal escolha nos coloca, sobretudo no que se refere às possíveise perigosas reduções teóricas. |
id |
UERJ-13_f3b343035030a892f12bf1e91278ea50 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/5167 |
network_acronym_str |
UERJ-13 |
network_name_str |
Soletras (São Gonçalo. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
LUCIA MCCARTNEY E A HISTÓRIA LITERÁRIA COMO DISRUPÇÃOA obra de Rubem Fonseca, Lucia McCartney, encontra-se noconjunto de publicações dos anos 70, em uma situação de confrontobastante complexa. Confronto perante as categorias literárias consideradascanônicas e, igualmente, confronto ante as ideias sedimentadasque antecedem os anos 60 marcados pelo seu cunho conservador.Tal contexto nos levou a acionar, no interior de sua própria narrativa,as discussões sobre arte e cultura por meio de encenações literáriasexperimentais (o que em si já é um confronto) e, finalmente, confrontocom um contexto sociocultural e político bastante tumultuado:a ditadura militar no Brasil 64/84.Essa situação de confronto dificulta a compreensão do objetoliterário pela amplificação de suas significações, visto sua complexidade,e poderia nos levar a privilegiar um dos aspectos acima citadosem detrimento de sua unidade objetal inscrita em sua discursividade– ao mesmo tempo, deslizante, insidiosa e brutal – parti pris, que,evidentemente, a nosso ver, poderia conduzir a uma abordagem simplistada obra do escritor. Nosso propósito é abordar esse objeto doponto de vista da pós-modernidade, sabendo, entretanto, das dificuldadesque tal escolha nos coloca, sobretudo no que se refere às possíveise perigosas reduções teóricas.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2010-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/516710.12957/soletras.2010.5167SOLETRAS; No. 20 (2010): Julho-Dezembro; 91-104SOLETRAS; N. 20 (2010): Julho-Dezembro; 91-104SOLETRAS; n. 20 (2010): Julho-Dezembro; 91-104Revista Soletras; Núm. 20 (2010): Julho-Dezembro; 91-104SOLETRAS; No. 20 (2010): Julho-Dezembro; 91-1042316-88381519-7778reponame:Soletras (São Gonçalo. Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/5167/3790Diniz, Luiz Antonio Garciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-26T19:24:01Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/5167Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletrasPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras/oai||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br2316-88381519-7778opendoar:2018-06-26T19:24:01Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LUCIA MCCARTNEY E A HISTÓRIA LITERÁRIA COMO DISRUPÇÃO |
title |
LUCIA MCCARTNEY E A HISTÓRIA LITERÁRIA COMO DISRUPÇÃO |
spellingShingle |
LUCIA MCCARTNEY E A HISTÓRIA LITERÁRIA COMO DISRUPÇÃO Diniz, Luiz Antonio Garcia |
title_short |
LUCIA MCCARTNEY E A HISTÓRIA LITERÁRIA COMO DISRUPÇÃO |
title_full |
LUCIA MCCARTNEY E A HISTÓRIA LITERÁRIA COMO DISRUPÇÃO |
title_fullStr |
LUCIA MCCARTNEY E A HISTÓRIA LITERÁRIA COMO DISRUPÇÃO |
title_full_unstemmed |
LUCIA MCCARTNEY E A HISTÓRIA LITERÁRIA COMO DISRUPÇÃO |
title_sort |
LUCIA MCCARTNEY E A HISTÓRIA LITERÁRIA COMO DISRUPÇÃO |
author |
Diniz, Luiz Antonio Garcia |
author_facet |
Diniz, Luiz Antonio Garcia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Diniz, Luiz Antonio Garcia |
description |
A obra de Rubem Fonseca, Lucia McCartney, encontra-se noconjunto de publicações dos anos 70, em uma situação de confrontobastante complexa. Confronto perante as categorias literárias consideradascanônicas e, igualmente, confronto ante as ideias sedimentadasque antecedem os anos 60 marcados pelo seu cunho conservador.Tal contexto nos levou a acionar, no interior de sua própria narrativa,as discussões sobre arte e cultura por meio de encenações literáriasexperimentais (o que em si já é um confronto) e, finalmente, confrontocom um contexto sociocultural e político bastante tumultuado:a ditadura militar no Brasil 64/84.Essa situação de confronto dificulta a compreensão do objetoliterário pela amplificação de suas significações, visto sua complexidade,e poderia nos levar a privilegiar um dos aspectos acima citadosem detrimento de sua unidade objetal inscrita em sua discursividade– ao mesmo tempo, deslizante, insidiosa e brutal – parti pris, que,evidentemente, a nosso ver, poderia conduzir a uma abordagem simplistada obra do escritor. Nosso propósito é abordar esse objeto doponto de vista da pós-modernidade, sabendo, entretanto, das dificuldadesque tal escolha nos coloca, sobretudo no que se refere às possíveise perigosas reduções teóricas. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/5167 10.12957/soletras.2010.5167 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/5167 |
identifier_str_mv |
10.12957/soletras.2010.5167 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/5167/3790 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
SOLETRAS; No. 20 (2010): Julho-Dezembro; 91-104 SOLETRAS; N. 20 (2010): Julho-Dezembro; 91-104 SOLETRAS; n. 20 (2010): Julho-Dezembro; 91-104 Revista Soletras; Núm. 20 (2010): Julho-Dezembro; 91-104 SOLETRAS; No. 20 (2010): Julho-Dezembro; 91-104 2316-8838 1519-7778 reponame:Soletras (São Gonçalo. Online) instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Soletras (São Gonçalo. Online) |
collection |
Soletras (São Gonçalo. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br |
_version_ |
1799318599138017280 |