LUCIA MCCARTNEY E A HISTÓRIA LITERÁRIA COMO DISRUPÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diniz, Luiz Antonio Garcia
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Soletras (São Gonçalo. Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/5167
Resumo: A obra de Rubem Fonseca, Lucia McCartney, encontra-se noconjunto de publicações dos anos 70, em uma situação de confrontobastante complexa. Confronto perante as categorias literárias consideradascanônicas e, igualmente, confronto ante as ideias sedimentadasque antecedem os anos 60 marcados pelo seu cunho conservador.Tal contexto nos levou a acionar, no interior de sua própria narrativa,as discussões sobre arte e cultura por meio de encenações literáriasexperimentais (o que em si já é um confronto) e, finalmente, confrontocom um contexto sociocultural e político bastante tumultuado:a ditadura militar no Brasil 64/84.Essa situação de confronto dificulta a compreensão do objetoliterário pela amplificação de suas significações, visto sua complexidade,e poderia nos levar a privilegiar um dos aspectos acima citadosem detrimento de sua unidade objetal inscrita em sua discursividade– ao mesmo tempo, deslizante, insidiosa e brutal – parti pris, que,evidentemente, a nosso ver, poderia conduzir a uma abordagem simplistada obra do escritor. Nosso propósito é abordar esse objeto doponto de vista da pós-modernidade, sabendo, entretanto, das dificuldadesque tal escolha nos coloca, sobretudo no que se refere às possíveise perigosas reduções teóricas.
id UERJ-13_f3b343035030a892f12bf1e91278ea50
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/5167
network_acronym_str UERJ-13
network_name_str Soletras (São Gonçalo. Online)
repository_id_str
spelling LUCIA MCCARTNEY E A HISTÓRIA LITERÁRIA COMO DISRUPÇÃOA obra de Rubem Fonseca, Lucia McCartney, encontra-se noconjunto de publicações dos anos 70, em uma situação de confrontobastante complexa. Confronto perante as categorias literárias consideradascanônicas e, igualmente, confronto ante as ideias sedimentadasque antecedem os anos 60 marcados pelo seu cunho conservador.Tal contexto nos levou a acionar, no interior de sua própria narrativa,as discussões sobre arte e cultura por meio de encenações literáriasexperimentais (o que em si já é um confronto) e, finalmente, confrontocom um contexto sociocultural e político bastante tumultuado:a ditadura militar no Brasil 64/84.Essa situação de confronto dificulta a compreensão do objetoliterário pela amplificação de suas significações, visto sua complexidade,e poderia nos levar a privilegiar um dos aspectos acima citadosem detrimento de sua unidade objetal inscrita em sua discursividade– ao mesmo tempo, deslizante, insidiosa e brutal – parti pris, que,evidentemente, a nosso ver, poderia conduzir a uma abordagem simplistada obra do escritor. Nosso propósito é abordar esse objeto doponto de vista da pós-modernidade, sabendo, entretanto, das dificuldadesque tal escolha nos coloca, sobretudo no que se refere às possíveise perigosas reduções teóricas.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2010-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/516710.12957/soletras.2010.5167SOLETRAS; No. 20 (2010): Julho-Dezembro; 91-104SOLETRAS; N. 20 (2010): Julho-Dezembro; 91-104SOLETRAS; n. 20 (2010): Julho-Dezembro; 91-104Revista Soletras; Núm. 20 (2010): Julho-Dezembro; 91-104SOLETRAS; No. 20 (2010): Julho-Dezembro; 91-1042316-88381519-7778reponame:Soletras (São Gonçalo. Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/5167/3790Diniz, Luiz Antonio Garciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-26T19:24:01Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/5167Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletrasPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras/oai||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br2316-88381519-7778opendoar:2018-06-26T19:24:01Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv LUCIA MCCARTNEY E A HISTÓRIA LITERÁRIA COMO DISRUPÇÃO
title LUCIA MCCARTNEY E A HISTÓRIA LITERÁRIA COMO DISRUPÇÃO
spellingShingle LUCIA MCCARTNEY E A HISTÓRIA LITERÁRIA COMO DISRUPÇÃO
Diniz, Luiz Antonio Garcia
title_short LUCIA MCCARTNEY E A HISTÓRIA LITERÁRIA COMO DISRUPÇÃO
title_full LUCIA MCCARTNEY E A HISTÓRIA LITERÁRIA COMO DISRUPÇÃO
title_fullStr LUCIA MCCARTNEY E A HISTÓRIA LITERÁRIA COMO DISRUPÇÃO
title_full_unstemmed LUCIA MCCARTNEY E A HISTÓRIA LITERÁRIA COMO DISRUPÇÃO
title_sort LUCIA MCCARTNEY E A HISTÓRIA LITERÁRIA COMO DISRUPÇÃO
author Diniz, Luiz Antonio Garcia
author_facet Diniz, Luiz Antonio Garcia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Diniz, Luiz Antonio Garcia
description A obra de Rubem Fonseca, Lucia McCartney, encontra-se noconjunto de publicações dos anos 70, em uma situação de confrontobastante complexa. Confronto perante as categorias literárias consideradascanônicas e, igualmente, confronto ante as ideias sedimentadasque antecedem os anos 60 marcados pelo seu cunho conservador.Tal contexto nos levou a acionar, no interior de sua própria narrativa,as discussões sobre arte e cultura por meio de encenações literáriasexperimentais (o que em si já é um confronto) e, finalmente, confrontocom um contexto sociocultural e político bastante tumultuado:a ditadura militar no Brasil 64/84.Essa situação de confronto dificulta a compreensão do objetoliterário pela amplificação de suas significações, visto sua complexidade,e poderia nos levar a privilegiar um dos aspectos acima citadosem detrimento de sua unidade objetal inscrita em sua discursividade– ao mesmo tempo, deslizante, insidiosa e brutal – parti pris, que,evidentemente, a nosso ver, poderia conduzir a uma abordagem simplistada obra do escritor. Nosso propósito é abordar esse objeto doponto de vista da pós-modernidade, sabendo, entretanto, das dificuldadesque tal escolha nos coloca, sobretudo no que se refere às possíveise perigosas reduções teóricas.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/5167
10.12957/soletras.2010.5167
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/5167
identifier_str_mv 10.12957/soletras.2010.5167
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/5167/3790
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv SOLETRAS; No. 20 (2010): Julho-Dezembro; 91-104
SOLETRAS; N. 20 (2010): Julho-Dezembro; 91-104
SOLETRAS; n. 20 (2010): Julho-Dezembro; 91-104
Revista Soletras; Núm. 20 (2010): Julho-Dezembro; 91-104
SOLETRAS; No. 20 (2010): Julho-Dezembro; 91-104
2316-8838
1519-7778
reponame:Soletras (São Gonçalo. Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Soletras (São Gonçalo. Online)
collection Soletras (São Gonçalo. Online)
repository.name.fl_str_mv Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv ||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br
_version_ 1799318599138017280