O Que se Espera de um Diplomata? Mudanças Curriculares no Instituto Rio Branco no Governo Bolsonaro | What is Expected of a Diplomat? Curriculum Changes in the Rio Branco Institute in the Bolsonaro Government
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Mural Internacional (Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/muralinternacional/article/view/66907 |
Resumo: | A utilização do currículo como ferramenta capacitadora de indivíduos, sua função primária, é praticada em qualquer instituição com tal propósito. Entretanto, há a possibilidade de seu uso como um recurso para reprodução de lógicas e visões de mundo específicas, cunhadas de acordo com os interesses das lideranças que o idealizaram. O presente estudo realiza uma análise das mudanças no currículo de ensino do corpo diplomático brasileiro realizadas no governo Bolsonaro, a fim de constatar se elas foram norteadas pelas posturas governamentais, de modo a servir como instrumento de propagação da ideia de realidade das lideranças no poder. A partir do estudo comparativo das grades curriculares anterior e posterior à dita administração, é possível observar que houve inclinações para tal direção com as alterações realizadas na grade, ainda que algumas tenham, a princípio, partido de iniciativas mais pragmáticas.Palavras-chave: Diplomacia; Currículo; Política Externa.ABSTRACTThe use of curriculum as a training tool for individuals, its primary function, is practiced in any institution with such purpose. However, there is the possibility of its use as a resource for the reproduction of specific logics and worldviews, coined according to the interests of the leaders who idealized it. This study carries out an analysis of the changes in the teaching curriculum of the Brazilian diplomatic corps carried out during the Bolsonaro governance, in order to verify whether they were guided by government postures, as to serve as an instrument for propagating the idea of reality of the leaders in power. From the comparative analysis of the curricula before and after said administration, it is possible to observe that there were inclinations in that direction with the changes made to the curriculum, although some, at first, began from more pragmatic initiatives.Keywords: Diplomacy; Curriculum; Foreign Policy. Recebido em: 30 abr. 2022 | Aceito em: 24 jan. 2023. |
id |
UERJ-14_270e7490980a850d3b65dd17e4088c95 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/66907 |
network_acronym_str |
UERJ-14 |
network_name_str |
Mural Internacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O Que se Espera de um Diplomata? Mudanças Curriculares no Instituto Rio Branco no Governo Bolsonaro | What is Expected of a Diplomat? Curriculum Changes in the Rio Branco Institute in the Bolsonaro GovernmentDiplomaciaCurrículoPolítica ExternaA utilização do currículo como ferramenta capacitadora de indivíduos, sua função primária, é praticada em qualquer instituição com tal propósito. Entretanto, há a possibilidade de seu uso como um recurso para reprodução de lógicas e visões de mundo específicas, cunhadas de acordo com os interesses das lideranças que o idealizaram. O presente estudo realiza uma análise das mudanças no currículo de ensino do corpo diplomático brasileiro realizadas no governo Bolsonaro, a fim de constatar se elas foram norteadas pelas posturas governamentais, de modo a servir como instrumento de propagação da ideia de realidade das lideranças no poder. A partir do estudo comparativo das grades curriculares anterior e posterior à dita administração, é possível observar que houve inclinações para tal direção com as alterações realizadas na grade, ainda que algumas tenham, a princípio, partido de iniciativas mais pragmáticas.Palavras-chave: Diplomacia; Currículo; Política Externa.ABSTRACTThe use of curriculum as a training tool for individuals, its primary function, is practiced in any institution with such purpose. However, there is the possibility of its use as a resource for the reproduction of specific logics and worldviews, coined according to the interests of the leaders who idealized it. This study carries out an analysis of the changes in the teaching curriculum of the Brazilian diplomatic corps carried out during the Bolsonaro governance, in order to verify whether they were guided by government postures, as to serve as an instrument for propagating the idea of reality of the leaders in power. From the comparative analysis of the curricula before and after said administration, it is possible to observe that there were inclinations in that direction with the changes made to the curriculum, although some, at first, began from more pragmatic initiatives.Keywords: Diplomacy; Curriculum; Foreign Policy. Recebido em: 30 abr. 2022 | Aceito em: 24 jan. 2023.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2023-01-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer-reviewed ArticleAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/muralinternacional/article/view/6690710.12957/rmi.2023.66907Mural Internacional; v. 14 (2023): JAN~DEZ; e66907Mural Internacional; Vol. 14 (2023): JAN~DEZ; e669072177-73142446-6182reponame:Mural Internacional (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/muralinternacional/article/view/66907/44888Copyright (c) 2023 Ricardo Almeida Marques, Paulo Afonso Monteiro Velasco Júniorhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMarques, Ricardo AlmeidaVelasco Júnior, Paulo Afonso Monteiro2023-12-22T19:33:48Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/66907Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacionalPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oai||ppgri.revista@gmail.com2177-73142177-7314opendoar:2023-12-22T19:33:48Mural Internacional (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Que se Espera de um Diplomata? Mudanças Curriculares no Instituto Rio Branco no Governo Bolsonaro | What is Expected of a Diplomat? Curriculum Changes in the Rio Branco Institute in the Bolsonaro Government |
title |
O Que se Espera de um Diplomata? Mudanças Curriculares no Instituto Rio Branco no Governo Bolsonaro | What is Expected of a Diplomat? Curriculum Changes in the Rio Branco Institute in the Bolsonaro Government |
spellingShingle |
O Que se Espera de um Diplomata? Mudanças Curriculares no Instituto Rio Branco no Governo Bolsonaro | What is Expected of a Diplomat? Curriculum Changes in the Rio Branco Institute in the Bolsonaro Government Marques, Ricardo Almeida Diplomacia Currículo Política Externa |
title_short |
O Que se Espera de um Diplomata? Mudanças Curriculares no Instituto Rio Branco no Governo Bolsonaro | What is Expected of a Diplomat? Curriculum Changes in the Rio Branco Institute in the Bolsonaro Government |
title_full |
O Que se Espera de um Diplomata? Mudanças Curriculares no Instituto Rio Branco no Governo Bolsonaro | What is Expected of a Diplomat? Curriculum Changes in the Rio Branco Institute in the Bolsonaro Government |
title_fullStr |
O Que se Espera de um Diplomata? Mudanças Curriculares no Instituto Rio Branco no Governo Bolsonaro | What is Expected of a Diplomat? Curriculum Changes in the Rio Branco Institute in the Bolsonaro Government |
title_full_unstemmed |
O Que se Espera de um Diplomata? Mudanças Curriculares no Instituto Rio Branco no Governo Bolsonaro | What is Expected of a Diplomat? Curriculum Changes in the Rio Branco Institute in the Bolsonaro Government |
title_sort |
O Que se Espera de um Diplomata? Mudanças Curriculares no Instituto Rio Branco no Governo Bolsonaro | What is Expected of a Diplomat? Curriculum Changes in the Rio Branco Institute in the Bolsonaro Government |
author |
Marques, Ricardo Almeida |
author_facet |
Marques, Ricardo Almeida Velasco Júnior, Paulo Afonso Monteiro |
author_role |
author |
author2 |
Velasco Júnior, Paulo Afonso Monteiro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Ricardo Almeida Velasco Júnior, Paulo Afonso Monteiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Diplomacia Currículo Política Externa |
topic |
Diplomacia Currículo Política Externa |
description |
A utilização do currículo como ferramenta capacitadora de indivíduos, sua função primária, é praticada em qualquer instituição com tal propósito. Entretanto, há a possibilidade de seu uso como um recurso para reprodução de lógicas e visões de mundo específicas, cunhadas de acordo com os interesses das lideranças que o idealizaram. O presente estudo realiza uma análise das mudanças no currículo de ensino do corpo diplomático brasileiro realizadas no governo Bolsonaro, a fim de constatar se elas foram norteadas pelas posturas governamentais, de modo a servir como instrumento de propagação da ideia de realidade das lideranças no poder. A partir do estudo comparativo das grades curriculares anterior e posterior à dita administração, é possível observar que houve inclinações para tal direção com as alterações realizadas na grade, ainda que algumas tenham, a princípio, partido de iniciativas mais pragmáticas.Palavras-chave: Diplomacia; Currículo; Política Externa.ABSTRACTThe use of curriculum as a training tool for individuals, its primary function, is practiced in any institution with such purpose. However, there is the possibility of its use as a resource for the reproduction of specific logics and worldviews, coined according to the interests of the leaders who idealized it. This study carries out an analysis of the changes in the teaching curriculum of the Brazilian diplomatic corps carried out during the Bolsonaro governance, in order to verify whether they were guided by government postures, as to serve as an instrument for propagating the idea of reality of the leaders in power. From the comparative analysis of the curricula before and after said administration, it is possible to observe that there were inclinations in that direction with the changes made to the curriculum, although some, at first, began from more pragmatic initiatives.Keywords: Diplomacy; Curriculum; Foreign Policy. Recebido em: 30 abr. 2022 | Aceito em: 24 jan. 2023. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-01-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer-reviewed Article Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/muralinternacional/article/view/66907 10.12957/rmi.2023.66907 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/muralinternacional/article/view/66907 |
identifier_str_mv |
10.12957/rmi.2023.66907 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/muralinternacional/article/view/66907/44888 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Ricardo Almeida Marques, Paulo Afonso Monteiro Velasco Júnior https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Ricardo Almeida Marques, Paulo Afonso Monteiro Velasco Júnior https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Mural Internacional; v. 14 (2023): JAN~DEZ; e66907 Mural Internacional; Vol. 14 (2023): JAN~DEZ; e66907 2177-7314 2446-6182 reponame:Mural Internacional (Online) instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Mural Internacional (Online) |
collection |
Mural Internacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Mural Internacional (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ppgri.revista@gmail.com |
_version_ |
1799318576998383616 |