O Que se Espera de um Diplomata? Mudanças Curriculares no Instituto Rio Branco no Governo Bolsonaro | What is Expected of a Diplomat? Curriculum Changes in the Rio Branco Institute in the Bolsonaro Government

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Ricardo Almeida
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Velasco Júnior, Paulo Afonso Monteiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Mural Internacional (Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/muralinternacional/article/view/66907
Resumo: A utilização do currículo como ferramenta capacitadora de indivíduos, sua função primária, é praticada em qualquer instituição com tal propósito. Entretanto, há a possibilidade de seu uso como um recurso para reprodução de lógicas e visões de mundo específicas, cunhadas de acordo com os interesses das lideranças que o idealizaram. O presente estudo realiza uma análise das mudanças no currículo de ensino do corpo diplomático brasileiro realizadas no governo Bolsonaro, a fim de constatar se elas foram norteadas pelas posturas governamentais, de modo a servir como instrumento de propagação da ideia de realidade das lideranças no poder. A partir do estudo comparativo das grades curriculares anterior e posterior à dita administração, é possível observar que houve inclinações para tal direção com as alterações realizadas na grade, ainda que algumas tenham, a princípio, partido de iniciativas mais pragmáticas.Palavras-chave: Diplomacia; Currículo; Política Externa.ABSTRACTThe use of curriculum as a training tool for individuals, its primary function, is practiced in any institution with such purpose. However, there is the possibility of its use as a resource for the reproduction of specific logics and worldviews, coined according to the interests of the leaders who idealized it. This study carries out an analysis of the changes in the teaching curriculum of the Brazilian diplomatic corps carried out during the Bolsonaro governance, in order to verify whether they were guided by government postures, as to serve as an instrument for propagating the idea of reality of the leaders in power. From the comparative analysis of the curricula before and after said administration, it is possible to observe that there were inclinations in that direction with the changes made to the curriculum, although some, at first, began from more pragmatic initiatives.Keywords: Diplomacy; Curriculum; Foreign Policy. Recebido em: 30 abr. 2022 | Aceito em: 24 jan. 2023.
id UERJ-14_270e7490980a850d3b65dd17e4088c95
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/66907
network_acronym_str UERJ-14
network_name_str Mural Internacional (Online)
repository_id_str
spelling O Que se Espera de um Diplomata? Mudanças Curriculares no Instituto Rio Branco no Governo Bolsonaro | What is Expected of a Diplomat? Curriculum Changes in the Rio Branco Institute in the Bolsonaro GovernmentDiplomaciaCurrículoPolítica ExternaA utilização do currículo como ferramenta capacitadora de indivíduos, sua função primária, é praticada em qualquer instituição com tal propósito. Entretanto, há a possibilidade de seu uso como um recurso para reprodução de lógicas e visões de mundo específicas, cunhadas de acordo com os interesses das lideranças que o idealizaram. O presente estudo realiza uma análise das mudanças no currículo de ensino do corpo diplomático brasileiro realizadas no governo Bolsonaro, a fim de constatar se elas foram norteadas pelas posturas governamentais, de modo a servir como instrumento de propagação da ideia de realidade das lideranças no poder. A partir do estudo comparativo das grades curriculares anterior e posterior à dita administração, é possível observar que houve inclinações para tal direção com as alterações realizadas na grade, ainda que algumas tenham, a princípio, partido de iniciativas mais pragmáticas.Palavras-chave: Diplomacia; Currículo; Política Externa.ABSTRACTThe use of curriculum as a training tool for individuals, its primary function, is practiced in any institution with such purpose. However, there is the possibility of its use as a resource for the reproduction of specific logics and worldviews, coined according to the interests of the leaders who idealized it. This study carries out an analysis of the changes in the teaching curriculum of the Brazilian diplomatic corps carried out during the Bolsonaro governance, in order to verify whether they were guided by government postures, as to serve as an instrument for propagating the idea of reality of the leaders in power. From the comparative analysis of the curricula before and after said administration, it is possible to observe that there were inclinations in that direction with the changes made to the curriculum, although some, at first, began from more pragmatic initiatives.Keywords: Diplomacy; Curriculum; Foreign Policy. Recebido em: 30 abr. 2022 | Aceito em: 24 jan. 2023.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2023-01-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer-reviewed ArticleAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/muralinternacional/article/view/6690710.12957/rmi.2023.66907Mural Internacional; v. 14 (2023): JAN~DEZ; e66907Mural Internacional; Vol. 14 (2023): JAN~DEZ; e669072177-73142446-6182reponame:Mural Internacional (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/muralinternacional/article/view/66907/44888Copyright (c) 2023 Ricardo Almeida Marques, Paulo Afonso Monteiro Velasco Júniorhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMarques, Ricardo AlmeidaVelasco Júnior, Paulo Afonso Monteiro2023-12-22T19:33:48Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/66907Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacionalPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oai||ppgri.revista@gmail.com2177-73142177-7314opendoar:2023-12-22T19:33:48Mural Internacional (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv O Que se Espera de um Diplomata? Mudanças Curriculares no Instituto Rio Branco no Governo Bolsonaro | What is Expected of a Diplomat? Curriculum Changes in the Rio Branco Institute in the Bolsonaro Government
title O Que se Espera de um Diplomata? Mudanças Curriculares no Instituto Rio Branco no Governo Bolsonaro | What is Expected of a Diplomat? Curriculum Changes in the Rio Branco Institute in the Bolsonaro Government
spellingShingle O Que se Espera de um Diplomata? Mudanças Curriculares no Instituto Rio Branco no Governo Bolsonaro | What is Expected of a Diplomat? Curriculum Changes in the Rio Branco Institute in the Bolsonaro Government
Marques, Ricardo Almeida
Diplomacia
Currículo
Política Externa
title_short O Que se Espera de um Diplomata? Mudanças Curriculares no Instituto Rio Branco no Governo Bolsonaro | What is Expected of a Diplomat? Curriculum Changes in the Rio Branco Institute in the Bolsonaro Government
title_full O Que se Espera de um Diplomata? Mudanças Curriculares no Instituto Rio Branco no Governo Bolsonaro | What is Expected of a Diplomat? Curriculum Changes in the Rio Branco Institute in the Bolsonaro Government
title_fullStr O Que se Espera de um Diplomata? Mudanças Curriculares no Instituto Rio Branco no Governo Bolsonaro | What is Expected of a Diplomat? Curriculum Changes in the Rio Branco Institute in the Bolsonaro Government
title_full_unstemmed O Que se Espera de um Diplomata? Mudanças Curriculares no Instituto Rio Branco no Governo Bolsonaro | What is Expected of a Diplomat? Curriculum Changes in the Rio Branco Institute in the Bolsonaro Government
title_sort O Que se Espera de um Diplomata? Mudanças Curriculares no Instituto Rio Branco no Governo Bolsonaro | What is Expected of a Diplomat? Curriculum Changes in the Rio Branco Institute in the Bolsonaro Government
author Marques, Ricardo Almeida
author_facet Marques, Ricardo Almeida
Velasco Júnior, Paulo Afonso Monteiro
author_role author
author2 Velasco Júnior, Paulo Afonso Monteiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Ricardo Almeida
Velasco Júnior, Paulo Afonso Monteiro
dc.subject.por.fl_str_mv Diplomacia
Currículo
Política Externa
topic Diplomacia
Currículo
Política Externa
description A utilização do currículo como ferramenta capacitadora de indivíduos, sua função primária, é praticada em qualquer instituição com tal propósito. Entretanto, há a possibilidade de seu uso como um recurso para reprodução de lógicas e visões de mundo específicas, cunhadas de acordo com os interesses das lideranças que o idealizaram. O presente estudo realiza uma análise das mudanças no currículo de ensino do corpo diplomático brasileiro realizadas no governo Bolsonaro, a fim de constatar se elas foram norteadas pelas posturas governamentais, de modo a servir como instrumento de propagação da ideia de realidade das lideranças no poder. A partir do estudo comparativo das grades curriculares anterior e posterior à dita administração, é possível observar que houve inclinações para tal direção com as alterações realizadas na grade, ainda que algumas tenham, a princípio, partido de iniciativas mais pragmáticas.Palavras-chave: Diplomacia; Currículo; Política Externa.ABSTRACTThe use of curriculum as a training tool for individuals, its primary function, is practiced in any institution with such purpose. However, there is the possibility of its use as a resource for the reproduction of specific logics and worldviews, coined according to the interests of the leaders who idealized it. This study carries out an analysis of the changes in the teaching curriculum of the Brazilian diplomatic corps carried out during the Bolsonaro governance, in order to verify whether they were guided by government postures, as to serve as an instrument for propagating the idea of reality of the leaders in power. From the comparative analysis of the curricula before and after said administration, it is possible to observe that there were inclinations in that direction with the changes made to the curriculum, although some, at first, began from more pragmatic initiatives.Keywords: Diplomacy; Curriculum; Foreign Policy. Recebido em: 30 abr. 2022 | Aceito em: 24 jan. 2023.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer-reviewed Article
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/muralinternacional/article/view/66907
10.12957/rmi.2023.66907
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/muralinternacional/article/view/66907
identifier_str_mv 10.12957/rmi.2023.66907
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/muralinternacional/article/view/66907/44888
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Ricardo Almeida Marques, Paulo Afonso Monteiro Velasco Júnior
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Ricardo Almeida Marques, Paulo Afonso Monteiro Velasco Júnior
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Mural Internacional; v. 14 (2023): JAN~DEZ; e66907
Mural Internacional; Vol. 14 (2023): JAN~DEZ; e66907
2177-7314
2446-6182
reponame:Mural Internacional (Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Mural Internacional (Online)
collection Mural Internacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Mural Internacional (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv ||ppgri.revista@gmail.com
_version_ 1799318576998383616