Impactos da pandemia de COVID-19 na internacionalização das Instituições de Ensino Superior Privadas no Brasil | Impacts of the COVID-19 pandemic on the internationalization of Private Higher Education Institutions in Brazil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gabriel Borges Junqueira, Cairo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Baldrighi, Rafael de Moraes, Tartaro, Julia Gubert, Ribeiro, Marcos Eduardo da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Mural Internacional (Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/muralinternacional/article/view/66144
Resumo: Além de ensino, pesquisa e extensão, pilares tradicionais do Ensino Superior, o setor de internacionalização também passou por mudanças substanciais em virtude da eclosão da pandemia de COVID-19 a partir do início de 2020. O artigo busca averiguar e mensurar quais foram os impactos dessa pandemia na internacionalização das Instituições de Ensino Superior (IES) privadas no Brasil através de cinco principais indicadores: governança, corpo discente, pessoal administrativo/corpo docente, currículo e pesquisa. Os resultados se baseiam em inferência e estatística descritivas e conformam informações provindas de aplicação de questionários a IES. Em uma amostra de vinte e uma instituições, conclui-se que a pandemia apresentou impactos profundos, mas distintos nas variáveis selecionadas, indicando maiores transformações nas mobilidades acadêmicas e surgimento de novas formas de “internacionalização online”.Palavras-chave: Internacionalização; Ensino Superior; Pandemia.ABSTRACTBesides teaching, research and extension, traditional pillars of Higher Education, the internationalization sector has also undergone substantial changes due to the COVID-19 outbreak from the beginning of 2020. The article aims to ascertain and measure the impacts of the pandemic on the internationalization of private Higher Education Institutions (HEIs) in Brazil through five main indicators: governance, student body, administrative staff/faculty, curriculum, and research. The results are based on descriptive inference and statistics and comply information derived from questionnaires applied to HEIs. In a sample of twenty-one institutions, it is concluded that the pandemic presented profound but distinct impacts on the selected variables, indicating greater transformations in academic mobility and the emergence of new "online internationalization" tools.Keywords: Internationalization; Higher Education; Pandemic. Recebido em: 22 mar. 2022 | Aceito em:  nov. 2022.
id UERJ-14_37db9d71717a9d2be8aa96e2f18c6812
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/66144
network_acronym_str UERJ-14
network_name_str Mural Internacional (Online)
repository_id_str
spelling Impactos da pandemia de COVID-19 na internacionalização das Instituições de Ensino Superior Privadas no Brasil | Impacts of the COVID-19 pandemic on the internationalization of Private Higher Education Institutions in BrazilInternacionalizaçãoEnsino SuperiorPandemiaAlém de ensino, pesquisa e extensão, pilares tradicionais do Ensino Superior, o setor de internacionalização também passou por mudanças substanciais em virtude da eclosão da pandemia de COVID-19 a partir do início de 2020. O artigo busca averiguar e mensurar quais foram os impactos dessa pandemia na internacionalização das Instituições de Ensino Superior (IES) privadas no Brasil através de cinco principais indicadores: governança, corpo discente, pessoal administrativo/corpo docente, currículo e pesquisa. Os resultados se baseiam em inferência e estatística descritivas e conformam informações provindas de aplicação de questionários a IES. Em uma amostra de vinte e uma instituições, conclui-se que a pandemia apresentou impactos profundos, mas distintos nas variáveis selecionadas, indicando maiores transformações nas mobilidades acadêmicas e surgimento de novas formas de “internacionalização online”.Palavras-chave: Internacionalização; Ensino Superior; Pandemia.ABSTRACTBesides teaching, research and extension, traditional pillars of Higher Education, the internationalization sector has also undergone substantial changes due to the COVID-19 outbreak from the beginning of 2020. The article aims to ascertain and measure the impacts of the pandemic on the internationalization of private Higher Education Institutions (HEIs) in Brazil through five main indicators: governance, student body, administrative staff/faculty, curriculum, and research. The results are based on descriptive inference and statistics and comply information derived from questionnaires applied to HEIs. In a sample of twenty-one institutions, it is concluded that the pandemic presented profound but distinct impacts on the selected variables, indicating greater transformations in academic mobility and the emergence of new "online internationalization" tools.Keywords: Internationalization; Higher Education; Pandemic. Recebido em: 22 mar. 2022 | Aceito em:  nov. 2022.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2022-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer-reviewed ArticleAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/muralinternacional/article/view/6614410.12957/rmi.2022.66144Mural Internacional; v. 13 (2022): JAN~DEZ; e66144Mural Internacional; Vol. 13 (2022): JAN~DEZ; e661442177-73142446-6182reponame:Mural Internacional (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/muralinternacional/article/view/66144/44106Copyright (c) 2022 Cairo Gabriel Borges Junqueira; Rafael de Moraes Baldrighi; Julia Gubert Tartaro; Marcos Eduardo da Silva Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessGabriel Borges Junqueira, CairoBaldrighi, Rafael de MoraesTartaro, Julia GubertRibeiro, Marcos Eduardo da Silva2022-12-22T18:59:12Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/66144Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacionalPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oai||ppgri.revista@gmail.com2177-73142177-7314opendoar:2022-12-22T18:59:12Mural Internacional (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Impactos da pandemia de COVID-19 na internacionalização das Instituições de Ensino Superior Privadas no Brasil | Impacts of the COVID-19 pandemic on the internationalization of Private Higher Education Institutions in Brazil
title Impactos da pandemia de COVID-19 na internacionalização das Instituições de Ensino Superior Privadas no Brasil | Impacts of the COVID-19 pandemic on the internationalization of Private Higher Education Institutions in Brazil
spellingShingle Impactos da pandemia de COVID-19 na internacionalização das Instituições de Ensino Superior Privadas no Brasil | Impacts of the COVID-19 pandemic on the internationalization of Private Higher Education Institutions in Brazil
Gabriel Borges Junqueira, Cairo
Internacionalização
Ensino Superior
Pandemia
title_short Impactos da pandemia de COVID-19 na internacionalização das Instituições de Ensino Superior Privadas no Brasil | Impacts of the COVID-19 pandemic on the internationalization of Private Higher Education Institutions in Brazil
title_full Impactos da pandemia de COVID-19 na internacionalização das Instituições de Ensino Superior Privadas no Brasil | Impacts of the COVID-19 pandemic on the internationalization of Private Higher Education Institutions in Brazil
title_fullStr Impactos da pandemia de COVID-19 na internacionalização das Instituições de Ensino Superior Privadas no Brasil | Impacts of the COVID-19 pandemic on the internationalization of Private Higher Education Institutions in Brazil
title_full_unstemmed Impactos da pandemia de COVID-19 na internacionalização das Instituições de Ensino Superior Privadas no Brasil | Impacts of the COVID-19 pandemic on the internationalization of Private Higher Education Institutions in Brazil
title_sort Impactos da pandemia de COVID-19 na internacionalização das Instituições de Ensino Superior Privadas no Brasil | Impacts of the COVID-19 pandemic on the internationalization of Private Higher Education Institutions in Brazil
author Gabriel Borges Junqueira, Cairo
author_facet Gabriel Borges Junqueira, Cairo
Baldrighi, Rafael de Moraes
Tartaro, Julia Gubert
Ribeiro, Marcos Eduardo da Silva
author_role author
author2 Baldrighi, Rafael de Moraes
Tartaro, Julia Gubert
Ribeiro, Marcos Eduardo da Silva
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gabriel Borges Junqueira, Cairo
Baldrighi, Rafael de Moraes
Tartaro, Julia Gubert
Ribeiro, Marcos Eduardo da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Internacionalização
Ensino Superior
Pandemia
topic Internacionalização
Ensino Superior
Pandemia
description Além de ensino, pesquisa e extensão, pilares tradicionais do Ensino Superior, o setor de internacionalização também passou por mudanças substanciais em virtude da eclosão da pandemia de COVID-19 a partir do início de 2020. O artigo busca averiguar e mensurar quais foram os impactos dessa pandemia na internacionalização das Instituições de Ensino Superior (IES) privadas no Brasil através de cinco principais indicadores: governança, corpo discente, pessoal administrativo/corpo docente, currículo e pesquisa. Os resultados se baseiam em inferência e estatística descritivas e conformam informações provindas de aplicação de questionários a IES. Em uma amostra de vinte e uma instituições, conclui-se que a pandemia apresentou impactos profundos, mas distintos nas variáveis selecionadas, indicando maiores transformações nas mobilidades acadêmicas e surgimento de novas formas de “internacionalização online”.Palavras-chave: Internacionalização; Ensino Superior; Pandemia.ABSTRACTBesides teaching, research and extension, traditional pillars of Higher Education, the internationalization sector has also undergone substantial changes due to the COVID-19 outbreak from the beginning of 2020. The article aims to ascertain and measure the impacts of the pandemic on the internationalization of private Higher Education Institutions (HEIs) in Brazil through five main indicators: governance, student body, administrative staff/faculty, curriculum, and research. The results are based on descriptive inference and statistics and comply information derived from questionnaires applied to HEIs. In a sample of twenty-one institutions, it is concluded that the pandemic presented profound but distinct impacts on the selected variables, indicating greater transformations in academic mobility and the emergence of new "online internationalization" tools.Keywords: Internationalization; Higher Education; Pandemic. Recebido em: 22 mar. 2022 | Aceito em:  nov. 2022.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer-reviewed Article
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/muralinternacional/article/view/66144
10.12957/rmi.2022.66144
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/muralinternacional/article/view/66144
identifier_str_mv 10.12957/rmi.2022.66144
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/muralinternacional/article/view/66144/44106
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Mural Internacional; v. 13 (2022): JAN~DEZ; e66144
Mural Internacional; Vol. 13 (2022): JAN~DEZ; e66144
2177-7314
2446-6182
reponame:Mural Internacional (Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Mural Internacional (Online)
collection Mural Internacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Mural Internacional (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv ||ppgri.revista@gmail.com
_version_ 1799318576988946432