Extensão universitária em Relações Internacionais: ditadura e transição à democracia na América do Sul | Science outreach in the field of International Relations: dictatorship and transitional justice in South America

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dri, Clarissa
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: da Silva, Andressa Caroline Molinari, de Andrade, Marina Lazarotto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Mural Internacional (Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/muralinternacional/article/view/24898
Resumo: Este artigo traz o relato e a discussão de uma iniciativa de extensão universitária e educação popular promovida no âmbito do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina. Trata-se de analisar a implementação e os resultados do projeto de extensão “Pedro e o Capitão”, que levou a discussão sobre ditaduras militares e transição à democracia na América do Sul para escolas públicas de ensino médio da grande Florianópolis. A arte foi o método escolhido para dialogar sobre direitos humanos com os jovens, sendo a encenação da peça teatral “Pedro y el Capitán”, de Mario Benedetti, a principal base para a interação. Após análise de conteúdo dos debates com as turmas, conclui-se que o diálogo social sobre o período ditatorial ainda é escasso, o que alimenta a desinformação e opiniões pré-concebidas sobre práticas de violência de Estado.ABSTRACT This paper reports and discusses an initiative of social interaction and popular education organized within the undergraduate career of International Relations of Federal University of Santa Catarina. It analyzes the implementation and the results of the project “Pedro and the captain”, which discussed military dictatorships and democratic transition in South America in secondary public schools in Florianopolis. Art served as a method for human rights dialogue with students, for the play “Pedro y el Capitán”, by Mario Benedetti, was the main basis for interaction. The content analysis of debates among student groups reveals that social dialogue in Brazil on the authoritarian period is still rare, which accounts for lack of information and pre-conceived opinions on State violence. Palavras-chave: Transição democrática. América do Sul. Extensão universitária.Keywords: Democratic transition. South America. University social projects.Recebido em 30 de Julho de 2016 | Aceito em 15 de Setembro de 2017Received July 30, 2016 | Accepted on September 15, 2017DOI: 10.12957/rmi.2016.24898  
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