Corpo aberto, rua sem saída. Cartografia da pegação em João Pessoa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Sexualidad. Salud y Sociedad (Rio de Janeiro) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/SexualidadSaludySociedad/article/view/6938 |
Resumo: | O presente trabalho se insere na interseção entre estudos de gênero e antropologia urbana. A pesquisa etnográfica foi desenvolvida durante o ano de 2012 na cidade de João Pessoa e no presente artigo buscamos apresentar agentes e espaços que compõem um circuito de sociabilidade homoerótica caracterizado pela busca de trocas eróticas e sexuais sem vínculos afetivos ou interesses financeiros entre homens que não necessariamente identificam a si mesmos enquanto homossexuais: a pegação. A prática da pegação configura-se como um novo regime de centralidade na vida dos agentes etnografados, constituindo-se por vezes com uma prática que desafias as políticas de visibilidade e os modelos socialmente aceitos como formas de vivência de uma “homossexualidade sadia”. A pesquisa aponta para a desconstrução desse modelo através de uma experiência marcada pela fluidez e eventualidade, engendrando um contínuo processo de reinvenção do espaço e dos próprios envolvidos, ainda que submetida a mecanismos de controle social. |
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Corpo aberto, rua sem saída. Cartografia da pegação em João PessoaCorpo Aberto, Rua sem saída: cartografia da pegação em João Pessoasexualidades dissidentesmasculinidadessexo na cidadepegaçãoetnografiaSexualidades dissidentes. Masculinidades. Sexo na cidade. Ppegação. EtnografiaO presente trabalho se insere na interseção entre estudos de gênero e antropologia urbana. A pesquisa etnográfica foi desenvolvida durante o ano de 2012 na cidade de João Pessoa e no presente artigo buscamos apresentar agentes e espaços que compõem um circuito de sociabilidade homoerótica caracterizado pela busca de trocas eróticas e sexuais sem vínculos afetivos ou interesses financeiros entre homens que não necessariamente identificam a si mesmos enquanto homossexuais: a pegação. A prática da pegação configura-se como um novo regime de centralidade na vida dos agentes etnografados, constituindo-se por vezes com uma prática que desafias as políticas de visibilidade e os modelos socialmente aceitos como formas de vivência de uma “homossexualidade sadia”. A pesquisa aponta para a desconstrução desse modelo através de uma experiência marcada pela fluidez e eventualidade, engendrando um contínuo processo de reinvenção do espaço e dos próprios envolvidos, ainda que submetida a mecanismos de controle social.Resumo: O presente trabalho se insere na interseção entre os estudos de gênero e a antropologia urbana. A pesquisa etnográfica foi desenvolvida entre os anos de 2012 e 2014 na cidade de João Pessoa. No presente artigo buscamos apresentar agentes e espaços que compõem um circuito caracterizado pela busca de trocas eróticas e sexuais sem vínculos afetivos ou interesses financeiros entre homens que não necessariamente identificam a si mesmos como homossexuais: a pegação. A pesquisa aponta para relações de permeabilidade entre pessoas e lugares, bem como para processos de tensionamento de modelos identitários através de uma experiência marcada pela fluidez e a eventualidade, engendrando um contínuo processo de reinvenção do espaço e dos próprios envolvidos, ainda que submetida a mecanismos de controle social.Palavras-chave: sexualidades dissidentes; masculinidades; sexo na cidade; pegação; etnografiaCuerpo abierto, calle sin salida: cartografía del levante en João PessoaResumen: Este artículo se localiza en la intersección entre los estudios de género y la antropología urbana. Basado en una investigación de carácter etnográfico desarrollada entre los años 2012 y 2014 en la ciudad de João Pessoa, (Paraíba, Nordeste de Brasil), el artículo presenta los agentes y espacios que conforman un circuito de sociabilidad homoerótica caracterizado por la búsqueda de intercambios eróticos y sexuales sin elementos emocionales o intereses financieros, entre hombres que no necesariamente se identifican como homosexuales (el levante). La investigación apunta a las relaciones de permeabilidad entre personas y lugares, así como a los procesos de tensión de modelos identitarios, a través de una experiencia marcada por la fluidez y la eventualidad, generando un continuo proceso de reinvención, tanto del espacio como de los involucrados, sometido a mecanismos de control social.Palabras clave: sexualidades disidentes; masculinidades; sexo en la ciudad; levante; etnografíaOpen bodies, dead end streets: a cartography of cruising in João Pessoa, BrazilAbstract: The article is located at an intersection between gender studies and urban anthropology. Based on ethnographic research conducted between 2012 and 2014 in João Pessoa, State of Paraíba (Northeastern Brazil), we present the agents and spaces that make up a circuit homoerotic sociability known to locals as “pegação,” i.e., cruising for erotic and sexual exchanges without emotional ties or financial interest by men who do not necessarily self-identify as homosexual. Findings indicate relations of permeability between people and places, as well as the tensioning of identity models through an experience marked by fluidity and eventuality, generating a continuous process of reinvention of space and of those involved themselves, while subjected to mechanisms of social control.Keywords: dissident sexualities; masculinities; sex in the city; pegação; EthnographyCLAM/IMS/UERJ2015-04-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresinvestigação empírica (etnográfica)Artículo revisado por pares doble ciegoapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/SexualidadSaludySociedad/article/view/6938Sexuality, Health and Society - Latin American Journal; No. 19 (2015); 44-66Sexualidad, Salud y Sociedad - Revista Latinoamericana; Núm. 19 (2015); 44-66Sexualidade, Saúde e Sociedade Revista Latino-Americana; n. 19 (2015); 44-661984-6487reponame:Sexualidad. 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