A diversidade sexual no ensino de Psicologia. O cinema como ferramenta de intervenc?a?o e pesquisa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Camila Backes
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Costa, Ângelo Brandelli, Carpenedo, Manoela, Nardi, Henrique Caetano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
por
eng
Título da fonte: Sexualidad. Salud y Sociedad (Rio de Janeiro)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/SexualidadSaludySociedad/article/view/678
Resumo: A diversidade sexual no ensino de Psicologia. O cinema como ferramenta de intervenc?a?o e pesquisaO contexto da formac?a?o em psicologia e? tradicionalmente marcado pela patologizac?a?o das performances de ge?nero e das sexualidades que fogem a? matriz heteronormativa. A ause?ncia da discussa?o sobre a diversidade sexual na formac?a?o em psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul motivou o projeto de pesquisa-intervenc?a?o aqui apresentado. O objetivo foi estimular o debate sobre a diversidade sexual utilizando o cinema como dis- parador de discusso?es em graduandos em psicologia, a fim de se compreenderem suas crenc?as e atitudes sobre a tema?tica. As ana?lises apontam para a resiste?ncia a? discussa?o desta tema?tica para ale?m das abordagens tradicionais, as quais situam a diversidade sexual no campo da psicopatologia. No entanto, apesar da resiste?ncia, foi possi?vel criar um espac?o para a discussa?o que possibilitou ao corpo discente e docente refletir sobre o tema.Palavras-chave: diversidade sexual; ensino superior; ensino de psicologia; cinema; intervenc?a?oLa diversidad sexual en la ensen?anza de Psicologi?a. El cine como herramienta de intervencio?n e investigacio?nLa formacio?n universitaria en Psicologi?a ha estado marcada por la patologizacio?n de las performances de ge?nero y de las sexualidades que escapan a la matriz heteronormativa. El proyecto de investigacio?n-intervencio?n que presentamos en este arti?culo se origina en la ausencia de una discusio?n sobre la diversidad sexual en la carrera de Psicologi?a de la Universidad Federal de Rio Grande do Sul (Brasil). El objetivo fue estimular el debate sobre la diversidad sexual, utilizando el cine como disparador de discusiones entre estudiantes de Psicologi?a, a fin de conocer y comprender creencias y actitudes sobre la cuestio?n. Los ana?lisis sen?alan una resistencia a discutir acerca de esta tema?tica ma?s alla? de los abordajes tradicionales, que situan la diversidad sexual en el campo de la psicopatologi?a. Sin embargo, a pesar de esa resistencia se pudo crear un espacio para el debate que permitio?, tanto a estudiantes cuanto a docentes, reflexionar sobre la tema?tica.Palabras clave: diversidad sexual; educacio?n superior; ensen?anza de psicologi?a; cine; intervencio?nSexual diversity in psychology training. Cinema as a tool for intervention and researchUniversity training in psychology has traditionally been informed by pathological views on those sexual and gender performances not conforming to the hetero-normative matrix. This intervention and research project was motivated by the absence of discussion on sexual diversity within the undergraduate program in psychology at Federal University of Rio Grande do Sul, Brazil. The goal was to stimulate the debate on sexual diversity. Cinema was used as a trigger for undergraduate students to discuss and elaborate on their beliefs and attitudes about the topic. The results indicate resistance to discussions beyond the traditional approaches which situate sexual diversity in the field of psychopathology. However, despite that resistance, it was possible to create a space for discussion, which made it possible for teachers and students to reflect on the topic.Keywords: sexual diversity; Higher Education; Psychology Education; films; school based intervention
id UERJ-15_f0491113feec536f28ed8fc19c43ffee
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/678
network_acronym_str UERJ-15
network_name_str Sexualidad. Salud y Sociedad (Rio de Janeiro)
repository_id_str
spelling A diversidade sexual no ensino de Psicologia. O cinema como ferramenta de intervenc?a?o e pesquisadiversidade sexualensino superiorensino de psicologiacinemaintervenc?a?oA diversidade sexual no ensino de Psicologia. O cinema como ferramenta de intervenc?a?o e pesquisaO contexto da formac?a?o em psicologia e? tradicionalmente marcado pela patologizac?a?o das performances de ge?nero e das sexualidades que fogem a? matriz heteronormativa. A ause?ncia da discussa?o sobre a diversidade sexual na formac?a?o em psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul motivou o projeto de pesquisa-intervenc?a?o aqui apresentado. O objetivo foi estimular o debate sobre a diversidade sexual utilizando o cinema como dis- parador de discusso?es em graduandos em psicologia, a fim de se compreenderem suas crenc?as e atitudes sobre a tema?tica. As ana?lises apontam para a resiste?ncia a? discussa?o desta tema?tica para ale?m das abordagens tradicionais, as quais situam a diversidade sexual no campo da psicopatologia. No entanto, apesar da resiste?ncia, foi possi?vel criar um espac?o para a discussa?o que possibilitou ao corpo discente e docente refletir sobre o tema.Palavras-chave: diversidade sexual; ensino superior; ensino de psicologia; cinema; intervenc?a?oLa diversidad sexual en la ensen?anza de Psicologi?a. El cine como herramienta de intervencio?n e investigacio?nLa formacio?n universitaria en Psicologi?a ha estado marcada por la patologizacio?n de las performances de ge?nero y de las sexualidades que escapan a la matriz heteronormativa. El proyecto de investigacio?n-intervencio?n que presentamos en este arti?culo se origina en la ausencia de una discusio?n sobre la diversidad sexual en la carrera de Psicologi?a de la Universidad Federal de Rio Grande do Sul (Brasil). El objetivo fue estimular el debate sobre la diversidad sexual, utilizando el cine como disparador de discusiones entre estudiantes de Psicologi?a, a fin de conocer y comprender creencias y actitudes sobre la cuestio?n. Los ana?lisis sen?alan una resistencia a discutir acerca de esta tema?tica ma?s alla? de los abordajes tradicionales, que situan la diversidad sexual en el campo de la psicopatologi?a. Sin embargo, a pesar de esa resistencia se pudo crear un espacio para el debate que permitio?, tanto a estudiantes cuanto a docentes, reflexionar sobre la tema?tica.Palabras clave: diversidad sexual; educacio?n superior; ensen?anza de psicologi?a; cine; intervencio?nSexual diversity in psychology training. Cinema as a tool for intervention and researchUniversity training in psychology has traditionally been informed by pathological views on those sexual and gender performances not conforming to the hetero-normative matrix. This intervention and research project was motivated by the absence of discussion on sexual diversity within the undergraduate program in psychology at Federal University of Rio Grande do Sul, Brazil. The goal was to stimulate the debate on sexual diversity. Cinema was used as a trigger for undergraduate students to discuss and elaborate on their beliefs and attitudes about the topic. The results indicate resistance to discussions beyond the traditional approaches which situate sexual diversity in the field of psychopathology. However, despite that resistance, it was possible to create a space for discussion, which made it possible for teachers and students to reflect on the topic.Keywords: sexual diversity; Higher Education; Psychology Education; films; school based interventionCLAM/IMS/UERJ2011-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresArtículo revisado por pares doble ciegoInvestigação Empírica.application/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/SexualidadSaludySociedad/article/view/678Sexuality, Health and Society - Latin American Journal; No. 7 (2011); 127-141Sexualidad, Salud y Sociedad - Revista Latinoamericana; Núm. 7 (2011); 127-141Sexualidade, Saúde e Sociedade Revista Latino-Americana; n. 7 (2011); 127-1411984-6487reponame:Sexualidad. Salud y Sociedad (Rio de Janeiro)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJspaporenghttps://www.e-publicacoes.uerj.br/SexualidadSaludySociedad/article/view/678/1057https://www.e-publicacoes.uerj.br/SexualidadSaludySociedad/article/view/678/1058https://www.e-publicacoes.uerj.br/SexualidadSaludySociedad/article/view/678/1059dos Santos, Camila BackesCosta, Ângelo BrandelliCarpenedo, ManoelaNardi, Henrique Caetanoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-04-02T02:58:40Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/678Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/SexualidadSaludySociedadPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/SexualidadSaludySociedad/oaimariaglugones@gmail.com||sexualidadsaludysociedad@gmail.com1984-64871984-6487opendoar:2011-04-02T02:58:40Sexualidad. Salud y Sociedad (Rio de Janeiro) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A diversidade sexual no ensino de Psicologia. O cinema como ferramenta de intervenc?a?o e pesquisa
title A diversidade sexual no ensino de Psicologia. O cinema como ferramenta de intervenc?a?o e pesquisa
spellingShingle A diversidade sexual no ensino de Psicologia. O cinema como ferramenta de intervenc?a?o e pesquisa
dos Santos, Camila Backes
diversidade sexual
ensino superior
ensino de psicologia
cinema
intervenc?a?o
title_short A diversidade sexual no ensino de Psicologia. O cinema como ferramenta de intervenc?a?o e pesquisa
title_full A diversidade sexual no ensino de Psicologia. O cinema como ferramenta de intervenc?a?o e pesquisa
title_fullStr A diversidade sexual no ensino de Psicologia. O cinema como ferramenta de intervenc?a?o e pesquisa
title_full_unstemmed A diversidade sexual no ensino de Psicologia. O cinema como ferramenta de intervenc?a?o e pesquisa
title_sort A diversidade sexual no ensino de Psicologia. O cinema como ferramenta de intervenc?a?o e pesquisa
author dos Santos, Camila Backes
author_facet dos Santos, Camila Backes
Costa, Ângelo Brandelli
Carpenedo, Manoela
Nardi, Henrique Caetano
author_role author
author2 Costa, Ângelo Brandelli
Carpenedo, Manoela
Nardi, Henrique Caetano
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Camila Backes
Costa, Ângelo Brandelli
Carpenedo, Manoela
Nardi, Henrique Caetano
dc.subject.por.fl_str_mv diversidade sexual
ensino superior
ensino de psicologia
cinema
intervenc?a?o
topic diversidade sexual
ensino superior
ensino de psicologia
cinema
intervenc?a?o
description A diversidade sexual no ensino de Psicologia. O cinema como ferramenta de intervenc?a?o e pesquisaO contexto da formac?a?o em psicologia e? tradicionalmente marcado pela patologizac?a?o das performances de ge?nero e das sexualidades que fogem a? matriz heteronormativa. A ause?ncia da discussa?o sobre a diversidade sexual na formac?a?o em psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul motivou o projeto de pesquisa-intervenc?a?o aqui apresentado. O objetivo foi estimular o debate sobre a diversidade sexual utilizando o cinema como dis- parador de discusso?es em graduandos em psicologia, a fim de se compreenderem suas crenc?as e atitudes sobre a tema?tica. As ana?lises apontam para a resiste?ncia a? discussa?o desta tema?tica para ale?m das abordagens tradicionais, as quais situam a diversidade sexual no campo da psicopatologia. No entanto, apesar da resiste?ncia, foi possi?vel criar um espac?o para a discussa?o que possibilitou ao corpo discente e docente refletir sobre o tema.Palavras-chave: diversidade sexual; ensino superior; ensino de psicologia; cinema; intervenc?a?oLa diversidad sexual en la ensen?anza de Psicologi?a. El cine como herramienta de intervencio?n e investigacio?nLa formacio?n universitaria en Psicologi?a ha estado marcada por la patologizacio?n de las performances de ge?nero y de las sexualidades que escapan a la matriz heteronormativa. El proyecto de investigacio?n-intervencio?n que presentamos en este arti?culo se origina en la ausencia de una discusio?n sobre la diversidad sexual en la carrera de Psicologi?a de la Universidad Federal de Rio Grande do Sul (Brasil). El objetivo fue estimular el debate sobre la diversidad sexual, utilizando el cine como disparador de discusiones entre estudiantes de Psicologi?a, a fin de conocer y comprender creencias y actitudes sobre la cuestio?n. Los ana?lisis sen?alan una resistencia a discutir acerca de esta tema?tica ma?s alla? de los abordajes tradicionales, que situan la diversidad sexual en el campo de la psicopatologi?a. Sin embargo, a pesar de esa resistencia se pudo crear un espacio para el debate que permitio?, tanto a estudiantes cuanto a docentes, reflexionar sobre la tema?tica.Palabras clave: diversidad sexual; educacio?n superior; ensen?anza de psicologi?a; cine; intervencio?nSexual diversity in psychology training. Cinema as a tool for intervention and researchUniversity training in psychology has traditionally been informed by pathological views on those sexual and gender performances not conforming to the hetero-normative matrix. This intervention and research project was motivated by the absence of discussion on sexual diversity within the undergraduate program in psychology at Federal University of Rio Grande do Sul, Brazil. The goal was to stimulate the debate on sexual diversity. Cinema was used as a trigger for undergraduate students to discuss and elaborate on their beliefs and attitudes about the topic. The results indicate resistance to discussions beyond the traditional approaches which situate sexual diversity in the field of psychopathology. However, despite that resistance, it was possible to create a space for discussion, which made it possible for teachers and students to reflect on the topic.Keywords: sexual diversity; Higher Education; Psychology Education; films; school based intervention
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Artículo revisado por pares doble ciego
Investigação Empírica.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/SexualidadSaludySociedad/article/view/678
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/SexualidadSaludySociedad/article/view/678
dc.language.iso.fl_str_mv spa
por
eng
language spa
por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/SexualidadSaludySociedad/article/view/678/1057
https://www.e-publicacoes.uerj.br/SexualidadSaludySociedad/article/view/678/1058
https://www.e-publicacoes.uerj.br/SexualidadSaludySociedad/article/view/678/1059
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CLAM/IMS/UERJ
publisher.none.fl_str_mv CLAM/IMS/UERJ
dc.source.none.fl_str_mv Sexuality, Health and Society - Latin American Journal; No. 7 (2011); 127-141
Sexualidad, Salud y Sociedad - Revista Latinoamericana; Núm. 7 (2011); 127-141
Sexualidade, Saúde e Sociedade Revista Latino-Americana; n. 7 (2011); 127-141
1984-6487
reponame:Sexualidad. Salud y Sociedad (Rio de Janeiro)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Sexualidad. Salud y Sociedad (Rio de Janeiro)
collection Sexualidad. Salud y Sociedad (Rio de Janeiro)
repository.name.fl_str_mv Sexualidad. Salud y Sociedad (Rio de Janeiro) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv mariaglugones@gmail.com||sexualidadsaludysociedad@gmail.com
_version_ 1799317341511614464