STC-MOX-TH: UM NOVO CÓDIGO TERMO-HIDRÁULICO PARA PESQUISA E ENSINO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Thiago Augusto
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Stefani, Giovanni Laranjo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Internacional de Ciência
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/ric/article/view/46816
Resumo: O trabalho trata da criação de um programa elaborado em ambiente MATLAB que calcula os limites térmicos de projeto de um típico reator a água pressurizada (PWR), que é a temperatura central da pastilha combustível e a taxa de ebulição Nucleada (DNBR). Outras distribuições de temperatura e grandezas hidrodinâmicas do liquido refrigerante, como a entalpia e a queda de pressão também são calculadas. O código possui peculiaridades, como o fato de permitir cálculos com combustíveis de UO2 puro e proporções do óxido misto de Urânio/Tório - MOX (U,Th). Estas, além da sua interface amigável com o usuário, entre outras características a serem apresentadas adiante, provam que o código pode ser utilizado em trabalhos de pesquisa , bem como em disciplinas voltadas ao estudo de termo-hidráulica de reatores nucleares em cursos de engenharia, como no caso do curso de graduação de Engenharia de Energia da Universidade Federal do ABC, onde é uma disciplina optativa. Para a validação do código foram utilizados dados do reator AP-1000 da Westinghouse. O programa se apresentou dentro do esperado, gerando resultados confiáveis para eventuais projetos de reatores, bem como propicia a alunos uma experiência mais completa dentro da aprendizagem dos conceitos empregados na área. 
id UERJ-16_7412aa98f40695add94a986e04b034db
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/46816
network_acronym_str UERJ-16
network_name_str Revista Internacional de Ciência
repository_id_str
spelling STC-MOX-TH: UM NOVO CÓDIGO TERMO-HIDRÁULICO PARA PESQUISA E ENSINODNBRlimites térmicosensinoO trabalho trata da criação de um programa elaborado em ambiente MATLAB que calcula os limites térmicos de projeto de um típico reator a água pressurizada (PWR), que é a temperatura central da pastilha combustível e a taxa de ebulição Nucleada (DNBR). Outras distribuições de temperatura e grandezas hidrodinâmicas do liquido refrigerante, como a entalpia e a queda de pressão também são calculadas. O código possui peculiaridades, como o fato de permitir cálculos com combustíveis de UO2 puro e proporções do óxido misto de Urânio/Tório - MOX (U,Th). Estas, além da sua interface amigável com o usuário, entre outras características a serem apresentadas adiante, provam que o código pode ser utilizado em trabalhos de pesquisa , bem como em disciplinas voltadas ao estudo de termo-hidráulica de reatores nucleares em cursos de engenharia, como no caso do curso de graduação de Engenharia de Energia da Universidade Federal do ABC, onde é uma disciplina optativa. Para a validação do código foram utilizados dados do reator AP-1000 da Westinghouse. O programa se apresentou dentro do esperado, gerando resultados confiáveis para eventuais projetos de reatores, bem como propicia a alunos uma experiência mais completa dentro da aprendizagem dos conceitos empregados na área. Universidade do Estado do Rio de Janeiro2020-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/ric/article/view/4681610.12957/ric.2020.46816Revista Internacional de Ciências; v. 10 n. 2 (2020): Revista Internacional de Ciências; 3-222316-7041reponame:Revista Internacional de Ciênciainstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/ric/article/view/46816/34749Copyright (c) 2020 Thiago Augusto Santos, Giovanni Laranjo Stefaniinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Thiago AugustoStefani, Giovanni Laranjo2020-12-15T18:39:29Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/46816Revistahttp://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/ric/indexPUBhttp://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/ric/oairevistaric.ouerj@gmail.com || manoel.grodrigues@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br2316-70412316-7041opendoar:2020-12-15T18:39:29Revista Internacional de Ciência - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv STC-MOX-TH: UM NOVO CÓDIGO TERMO-HIDRÁULICO PARA PESQUISA E ENSINO
title STC-MOX-TH: UM NOVO CÓDIGO TERMO-HIDRÁULICO PARA PESQUISA E ENSINO
spellingShingle STC-MOX-TH: UM NOVO CÓDIGO TERMO-HIDRÁULICO PARA PESQUISA E ENSINO
Santos, Thiago Augusto
DNBR
limites térmicos
ensino
title_short STC-MOX-TH: UM NOVO CÓDIGO TERMO-HIDRÁULICO PARA PESQUISA E ENSINO
title_full STC-MOX-TH: UM NOVO CÓDIGO TERMO-HIDRÁULICO PARA PESQUISA E ENSINO
title_fullStr STC-MOX-TH: UM NOVO CÓDIGO TERMO-HIDRÁULICO PARA PESQUISA E ENSINO
title_full_unstemmed STC-MOX-TH: UM NOVO CÓDIGO TERMO-HIDRÁULICO PARA PESQUISA E ENSINO
title_sort STC-MOX-TH: UM NOVO CÓDIGO TERMO-HIDRÁULICO PARA PESQUISA E ENSINO
author Santos, Thiago Augusto
author_facet Santos, Thiago Augusto
Stefani, Giovanni Laranjo
author_role author
author2 Stefani, Giovanni Laranjo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Thiago Augusto
Stefani, Giovanni Laranjo
dc.subject.por.fl_str_mv DNBR
limites térmicos
ensino
topic DNBR
limites térmicos
ensino
description O trabalho trata da criação de um programa elaborado em ambiente MATLAB que calcula os limites térmicos de projeto de um típico reator a água pressurizada (PWR), que é a temperatura central da pastilha combustível e a taxa de ebulição Nucleada (DNBR). Outras distribuições de temperatura e grandezas hidrodinâmicas do liquido refrigerante, como a entalpia e a queda de pressão também são calculadas. O código possui peculiaridades, como o fato de permitir cálculos com combustíveis de UO2 puro e proporções do óxido misto de Urânio/Tório - MOX (U,Th). Estas, além da sua interface amigável com o usuário, entre outras características a serem apresentadas adiante, provam que o código pode ser utilizado em trabalhos de pesquisa , bem como em disciplinas voltadas ao estudo de termo-hidráulica de reatores nucleares em cursos de engenharia, como no caso do curso de graduação de Engenharia de Energia da Universidade Federal do ABC, onde é uma disciplina optativa. Para a validação do código foram utilizados dados do reator AP-1000 da Westinghouse. O programa se apresentou dentro do esperado, gerando resultados confiáveis para eventuais projetos de reatores, bem como propicia a alunos uma experiência mais completa dentro da aprendizagem dos conceitos empregados na área. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/ric/article/view/46816
10.12957/ric.2020.46816
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/ric/article/view/46816
identifier_str_mv 10.12957/ric.2020.46816
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/ric/article/view/46816/34749
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Thiago Augusto Santos, Giovanni Laranjo Stefani
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Thiago Augusto Santos, Giovanni Laranjo Stefani
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Revista Internacional de Ciências; v. 10 n. 2 (2020): Revista Internacional de Ciências; 3-22
2316-7041
reponame:Revista Internacional de Ciência
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Revista Internacional de Ciência
collection Revista Internacional de Ciência
repository.name.fl_str_mv Revista Internacional de Ciência - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv revistaric.ouerj@gmail.com || manoel.grodrigues@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br
_version_ 1799317684689567744