EMPREGO DE INDICADORES NA AVALIAÇÃO DO SANEAMENTO - REGIÃO HIDROGRÁFICA MÉDIO PARAÍBA DO SUL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Obraczka, Marcelo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Machado Pinto, Sofya de Oliveira, Marques, Carine Ferreira, Ohnuma Jr, Alfredo Akira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Internacional de Ciência
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/ric/article/view/34288
Resumo: No Brasil, boa parte dos esgotos ainda é lançada nos rios, sem tratamento. A severa poluição imposta a importantes corpos hídricos contribui para aumento da escassez e dos conflitos relacionados ao uso da água. Para enfrentamento do problema, a moderna gestão dos recursos hídricos vem utilizando instrumentos de gestão e planejamento tais como indicadores na avaliação de questões estratégicas, entre elas, a abrangência e eficiência dos serviços de saneamento prestados. Dessa forma, são gerados subsídios para tomadas de decisão e implementação de ações, apontando inclusive eventual correção de rumo para aperfeiçoamento do sistema. O presente trabalho se estrutura a partir do estudo de caso da bacia hidrográfica do Médio Paraíba do Sul, empregando indicadores de saneamento e de saúde para avaliação do estágio/situação em termos da universalização do saneamento nos 18 municípios que a compõem. Apesar de não ser possível identificar uma correlação direta entre os indicadores de saneamento e os de saúde levantados, a metodologia permite comparar os índices dos municípios da bacia, constatando-se que todos os municípios estão inseridos na categoria/estágio inicial de universalização, com exceção de Quatis. No presente caso, aqueles de maior porte e capacidade econômica como Valença, Resende e Barra do Piraí apresentam indicadores piores do que municípios de pequeno porte como Quatis, Porto Real e Pinheiral. Entre outras proposições, recomenda-se o aumento da abrangência dessa tipologia de estudo para demais bacias do Paraíba do Sul, cujos resultados poderão ajudar na definição de prioridades nas futuras ações dos Comitês e das respectivas Agências de Bacia.
id UERJ-16_8d61d5de898474bdce4900b207278980
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/34288
network_acronym_str UERJ-16
network_name_str Revista Internacional de Ciência
repository_id_str
spelling EMPREGO DE INDICADORES NA AVALIAÇÃO DO SANEAMENTO - REGIÃO HIDROGRÁFICA MÉDIO PARAÍBA DO SULRecursos hídricosUniversalização do saneamentoIndicadores.No Brasil, boa parte dos esgotos ainda é lançada nos rios, sem tratamento. A severa poluição imposta a importantes corpos hídricos contribui para aumento da escassez e dos conflitos relacionados ao uso da água. Para enfrentamento do problema, a moderna gestão dos recursos hídricos vem utilizando instrumentos de gestão e planejamento tais como indicadores na avaliação de questões estratégicas, entre elas, a abrangência e eficiência dos serviços de saneamento prestados. Dessa forma, são gerados subsídios para tomadas de decisão e implementação de ações, apontando inclusive eventual correção de rumo para aperfeiçoamento do sistema. O presente trabalho se estrutura a partir do estudo de caso da bacia hidrográfica do Médio Paraíba do Sul, empregando indicadores de saneamento e de saúde para avaliação do estágio/situação em termos da universalização do saneamento nos 18 municípios que a compõem. Apesar de não ser possível identificar uma correlação direta entre os indicadores de saneamento e os de saúde levantados, a metodologia permite comparar os índices dos municípios da bacia, constatando-se que todos os municípios estão inseridos na categoria/estágio inicial de universalização, com exceção de Quatis. No presente caso, aqueles de maior porte e capacidade econômica como Valença, Resende e Barra do Piraí apresentam indicadores piores do que municípios de pequeno porte como Quatis, Porto Real e Pinheiral. Entre outras proposições, recomenda-se o aumento da abrangência dessa tipologia de estudo para demais bacias do Paraíba do Sul, cujos resultados poderão ajudar na definição de prioridades nas futuras ações dos Comitês e das respectivas Agências de Bacia.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2019-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/ric/article/view/3428810.12957/ric.2019.34288Revista Internacional de Ciências; v. 9 n. 1 (2019): Revista Internacional de Ciências; 3-212316-7041reponame:Revista Internacional de Ciênciainstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/ric/article/view/34288/29035Copyright (c) 2019 Marcelo Obraczka, Sofya Machado, Carine Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessObraczka, MarceloMachado Pinto, Sofya de OliveiraMarques, Carine FerreiraOhnuma Jr, Alfredo Akira2019-08-29T15:00:10Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/34288Revistahttp://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/ric/indexPUBhttp://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/ric/oairevistaric.ouerj@gmail.com || manoel.grodrigues@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br2316-70412316-7041opendoar:2019-08-29T15:00:10Revista Internacional de Ciência - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv EMPREGO DE INDICADORES NA AVALIAÇÃO DO SANEAMENTO - REGIÃO HIDROGRÁFICA MÉDIO PARAÍBA DO SUL
title EMPREGO DE INDICADORES NA AVALIAÇÃO DO SANEAMENTO - REGIÃO HIDROGRÁFICA MÉDIO PARAÍBA DO SUL
spellingShingle EMPREGO DE INDICADORES NA AVALIAÇÃO DO SANEAMENTO - REGIÃO HIDROGRÁFICA MÉDIO PARAÍBA DO SUL
Obraczka, Marcelo
Recursos hídricos
Universalização do saneamento
Indicadores.
title_short EMPREGO DE INDICADORES NA AVALIAÇÃO DO SANEAMENTO - REGIÃO HIDROGRÁFICA MÉDIO PARAÍBA DO SUL
title_full EMPREGO DE INDICADORES NA AVALIAÇÃO DO SANEAMENTO - REGIÃO HIDROGRÁFICA MÉDIO PARAÍBA DO SUL
title_fullStr EMPREGO DE INDICADORES NA AVALIAÇÃO DO SANEAMENTO - REGIÃO HIDROGRÁFICA MÉDIO PARAÍBA DO SUL
title_full_unstemmed EMPREGO DE INDICADORES NA AVALIAÇÃO DO SANEAMENTO - REGIÃO HIDROGRÁFICA MÉDIO PARAÍBA DO SUL
title_sort EMPREGO DE INDICADORES NA AVALIAÇÃO DO SANEAMENTO - REGIÃO HIDROGRÁFICA MÉDIO PARAÍBA DO SUL
author Obraczka, Marcelo
author_facet Obraczka, Marcelo
Machado Pinto, Sofya de Oliveira
Marques, Carine Ferreira
Ohnuma Jr, Alfredo Akira
author_role author
author2 Machado Pinto, Sofya de Oliveira
Marques, Carine Ferreira
Ohnuma Jr, Alfredo Akira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Obraczka, Marcelo
Machado Pinto, Sofya de Oliveira
Marques, Carine Ferreira
Ohnuma Jr, Alfredo Akira
dc.subject.por.fl_str_mv Recursos hídricos
Universalização do saneamento
Indicadores.
topic Recursos hídricos
Universalização do saneamento
Indicadores.
description No Brasil, boa parte dos esgotos ainda é lançada nos rios, sem tratamento. A severa poluição imposta a importantes corpos hídricos contribui para aumento da escassez e dos conflitos relacionados ao uso da água. Para enfrentamento do problema, a moderna gestão dos recursos hídricos vem utilizando instrumentos de gestão e planejamento tais como indicadores na avaliação de questões estratégicas, entre elas, a abrangência e eficiência dos serviços de saneamento prestados. Dessa forma, são gerados subsídios para tomadas de decisão e implementação de ações, apontando inclusive eventual correção de rumo para aperfeiçoamento do sistema. O presente trabalho se estrutura a partir do estudo de caso da bacia hidrográfica do Médio Paraíba do Sul, empregando indicadores de saneamento e de saúde para avaliação do estágio/situação em termos da universalização do saneamento nos 18 municípios que a compõem. Apesar de não ser possível identificar uma correlação direta entre os indicadores de saneamento e os de saúde levantados, a metodologia permite comparar os índices dos municípios da bacia, constatando-se que todos os municípios estão inseridos na categoria/estágio inicial de universalização, com exceção de Quatis. No presente caso, aqueles de maior porte e capacidade econômica como Valença, Resende e Barra do Piraí apresentam indicadores piores do que municípios de pequeno porte como Quatis, Porto Real e Pinheiral. Entre outras proposições, recomenda-se o aumento da abrangência dessa tipologia de estudo para demais bacias do Paraíba do Sul, cujos resultados poderão ajudar na definição de prioridades nas futuras ações dos Comitês e das respectivas Agências de Bacia.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/ric/article/view/34288
10.12957/ric.2019.34288
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/ric/article/view/34288
identifier_str_mv 10.12957/ric.2019.34288
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/ric/article/view/34288/29035
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Marcelo Obraczka, Sofya Machado, Carine Marques
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Marcelo Obraczka, Sofya Machado, Carine Marques
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Revista Internacional de Ciências; v. 9 n. 1 (2019): Revista Internacional de Ciências; 3-21
2316-7041
reponame:Revista Internacional de Ciência
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Revista Internacional de Ciência
collection Revista Internacional de Ciência
repository.name.fl_str_mv Revista Internacional de Ciência - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv revistaric.ouerj@gmail.com || manoel.grodrigues@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br
_version_ 1799317684641333248