PLANTAS MEDICINAIS EM ÁREAS URBANAS: FERRAMENTA PARA ABORDAR A EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM NÚCLEOS FAMILIARES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira-Souza, Lorraynne
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Candido-Fonseca, Irene, Gouvêa-Silva, João Gabriel, Defaveri, Anna Carina Antunes e, Silva, João Carlos, Ramos, Ygor Jessé
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Internacional de Ciência
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/ric/article/view/65184
Resumo: O presente estudo teve por objetivo compreender e documentar o conhecimento acerca do uso plantas medicinais dos responsáveis dos educandos do Centro de Responsabilidade Socioambiental do Jardim Botânico do Rio de Janeiro que residem em áreas urbanas e incentivar a interação entre responsável-aluno no ambiente de aprendizagem. Foram realizadas reuniões mensais com atividades participativas em cinco etapas diferentes para atingir os objetivos propostos. O grupo foi composto por 68 responsáveis, sendo 75% representado pelo sexo feminino e 25% pelo sexo masculino com uma variação de faixa etária entre 25 a 75 anos. Os responsáveis mencionaram a utilização de 65 espécies distribuídas em 35 famílias. Conclui-se que o presente estudo evidencia uma metodologia de educação em saúde exitosa, que aproxima a comunidade científica da população, gerando conhecimento, saúde e autonomia para o indivíduo.
id UERJ-16_8ee5f1cff1bed4c8b2f687c96ce58e9b
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/65184
network_acronym_str UERJ-16
network_name_str Revista Internacional de Ciência
repository_id_str
spelling PLANTAS MEDICINAIS EM ÁREAS URBANAS: FERRAMENTA PARA ABORDAR A EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM NÚCLEOS FAMILIARESEducação em saúdePlantas medicinaisResponsabilidade SocioambientalEtnobotânicaO presente estudo teve por objetivo compreender e documentar o conhecimento acerca do uso plantas medicinais dos responsáveis dos educandos do Centro de Responsabilidade Socioambiental do Jardim Botânico do Rio de Janeiro que residem em áreas urbanas e incentivar a interação entre responsável-aluno no ambiente de aprendizagem. Foram realizadas reuniões mensais com atividades participativas em cinco etapas diferentes para atingir os objetivos propostos. O grupo foi composto por 68 responsáveis, sendo 75% representado pelo sexo feminino e 25% pelo sexo masculino com uma variação de faixa etária entre 25 a 75 anos. Os responsáveis mencionaram a utilização de 65 espécies distribuídas em 35 famílias. Conclui-se que o presente estudo evidencia uma metodologia de educação em saúde exitosa, que aproxima a comunidade científica da população, gerando conhecimento, saúde e autonomia para o indivíduo.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2023-07-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/ric/article/view/6518410.12957/ric.2023.65184Revista Internacional de Ciências; v. 13 n. 1 (2023): Revista Internacional de Ciências; 4-212316-7041reponame:Revista Internacional de Ciênciainstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/ric/article/view/65184/45611Copyright (c) 2023 Lorraynne Oliveira-Souza, Irene Candido-Fonseca, João Gabriel Gouvêa-Silva, João Carlos Silva, Ygor Jessé Ramosinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira-Souza, LorraynneCandido-Fonseca, IreneGouvêa-Silva, João GabrielDefaveri, Anna Carina Antunes eSilva, João CarlosRamos, Ygor Jessé2023-07-27T22:21:57Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/65184Revistahttp://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/ric/indexPUBhttp://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/ric/oairevistaric.ouerj@gmail.com || manoel.grodrigues@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br2316-70412316-7041opendoar:2023-07-27T22:21:57Revista Internacional de Ciência - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv PLANTAS MEDICINAIS EM ÁREAS URBANAS: FERRAMENTA PARA ABORDAR A EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM NÚCLEOS FAMILIARES
title PLANTAS MEDICINAIS EM ÁREAS URBANAS: FERRAMENTA PARA ABORDAR A EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM NÚCLEOS FAMILIARES
spellingShingle PLANTAS MEDICINAIS EM ÁREAS URBANAS: FERRAMENTA PARA ABORDAR A EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM NÚCLEOS FAMILIARES
Oliveira-Souza, Lorraynne
Educação em saúde
Plantas medicinais
Responsabilidade Socioambiental
Etnobotânica
title_short PLANTAS MEDICINAIS EM ÁREAS URBANAS: FERRAMENTA PARA ABORDAR A EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM NÚCLEOS FAMILIARES
title_full PLANTAS MEDICINAIS EM ÁREAS URBANAS: FERRAMENTA PARA ABORDAR A EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM NÚCLEOS FAMILIARES
title_fullStr PLANTAS MEDICINAIS EM ÁREAS URBANAS: FERRAMENTA PARA ABORDAR A EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM NÚCLEOS FAMILIARES
title_full_unstemmed PLANTAS MEDICINAIS EM ÁREAS URBANAS: FERRAMENTA PARA ABORDAR A EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM NÚCLEOS FAMILIARES
title_sort PLANTAS MEDICINAIS EM ÁREAS URBANAS: FERRAMENTA PARA ABORDAR A EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM NÚCLEOS FAMILIARES
author Oliveira-Souza, Lorraynne
author_facet Oliveira-Souza, Lorraynne
Candido-Fonseca, Irene
Gouvêa-Silva, João Gabriel
Defaveri, Anna Carina Antunes e
Silva, João Carlos
Ramos, Ygor Jessé
author_role author
author2 Candido-Fonseca, Irene
Gouvêa-Silva, João Gabriel
Defaveri, Anna Carina Antunes e
Silva, João Carlos
Ramos, Ygor Jessé
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira-Souza, Lorraynne
Candido-Fonseca, Irene
Gouvêa-Silva, João Gabriel
Defaveri, Anna Carina Antunes e
Silva, João Carlos
Ramos, Ygor Jessé
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em saúde
Plantas medicinais
Responsabilidade Socioambiental
Etnobotânica
topic Educação em saúde
Plantas medicinais
Responsabilidade Socioambiental
Etnobotânica
description O presente estudo teve por objetivo compreender e documentar o conhecimento acerca do uso plantas medicinais dos responsáveis dos educandos do Centro de Responsabilidade Socioambiental do Jardim Botânico do Rio de Janeiro que residem em áreas urbanas e incentivar a interação entre responsável-aluno no ambiente de aprendizagem. Foram realizadas reuniões mensais com atividades participativas em cinco etapas diferentes para atingir os objetivos propostos. O grupo foi composto por 68 responsáveis, sendo 75% representado pelo sexo feminino e 25% pelo sexo masculino com uma variação de faixa etária entre 25 a 75 anos. Os responsáveis mencionaram a utilização de 65 espécies distribuídas em 35 famílias. Conclui-se que o presente estudo evidencia uma metodologia de educação em saúde exitosa, que aproxima a comunidade científica da população, gerando conhecimento, saúde e autonomia para o indivíduo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/ric/article/view/65184
10.12957/ric.2023.65184
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/ric/article/view/65184
identifier_str_mv 10.12957/ric.2023.65184
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/ric/article/view/65184/45611
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Revista Internacional de Ciências; v. 13 n. 1 (2023): Revista Internacional de Ciências; 4-21
2316-7041
reponame:Revista Internacional de Ciência
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Revista Internacional de Ciência
collection Revista Internacional de Ciência
repository.name.fl_str_mv Revista Internacional de Ciência - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv revistaric.ouerj@gmail.com || manoel.grodrigues@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br
_version_ 1799317685208612864