Educação ambiental: implementação da agenda 21 no Centro Municipal de Educação Infantil Monte Verde em Teresina/PI - (Brasil)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Napolis, Patricia Maria Martins
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Curvo, Lucimar Rodrigues Vieira, Luca, Alexander Stein de, Lima, Aguinel Messias de, Ferreira, Gecilene, Gomez, Luis Paoli Schiffino, Alencar, Sonia Biaggi Alvez de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Internacional de Ciência
DOI: 10.12957/ric.2018.28813
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/ric/article/view/28813
Resumo: A Educação Ambiental surge no âmbito da sociedade como uma necessidade, devido à gravidade da degradação do meio natural e social. É uma educação garantida por lei para todos os níveis de ensino que oportuniza ao educando acesso a informações e desenvolvimento de uma reflexão crítica acerca da realidade à qual pertence. Desde o surgimento do homem na Terra, vêm se percebendo diversos tipos de impactos ambientais, que estão se multiplicando ao longo do tempo. O ser humano demonstra não refletir sobre as consequências de suas ações sobre o meio ambiente. Na Educação Infantil, o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (Brasil, 1998) orienta os professores a trabalharem de modo a ampliar as experiências das crianças, mostrando os diversos modos de explicar e representar o mundo. Este trabalho teve tem como principal objetivo pesquisar as possibilidades de implantar a Agenda 21 escolar (Brasil, 2003) no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Monte Verde, procurando desenvolver processo de investigação a respeito das implicações da Agenda 21 escolar nos processos de ensino/aprendizagem, analisar as concepções dos limites e possibilidades da utilização da Agenda 21 escolar no cotidiano da sala de aula pelos profissionais da educação do CMEI Monte Verde e identificar o interesse das crianças pela preservação do meio ambiente. A presente pesquisa foi desenvolvida e sistematizada a partir de uma investigação de natureza qualitativa de caráter exploratório e se configura como um Estudo de Campo. Para o seu desenvolvimento foram implementadas estratégias de investigação, como: pesquisa bibliográfica (GIL, 2002) e análises dos mesmos, entrevista semiestruturada e observação participante. Constatamos durante a pesquisa que as crianças possuem um entendimento e percepções acerca das questões de meio ambiente, carregam com elas curiosidades e duvidas que não foram atendidas, além de estarem cientes dos problemas ambientais que ocorrem em sua comunidade. As professoras e a equipe escolar, mostram bastante interesse em ensinar seus alunos sobre meio ambiente e possuem um espaço amplo e adequado para isso, mas não possuem a formação adequada para tal. 
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