SUSTENTABILIDADE EM PRÉDIOS E OBRAS PÚBLICAS: ANÁLISE EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Internacional de Ciência |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/ric/article/view/50960 |
Resumo: | O crescimento econômico no mundo atraiu as grandes indústrias e induziu a população a um consumo acelerado. Com isso, houve um desequilíbrio no qual a sociedade passou a conviver com a desigualdade, gerando uma preocupação com a qualidade de vida humana associada à escassez de recursos naturais. Da mesma maneira, as construções começaram a acelerar, sem planejamento e acarretaram diversos tipos de impactos ambientais. Essa situação implicou na necessidade de rever os conceitos a respeito de como as pessoas estão vivendo e consumindo. Os governos optaram por incentivar práticas sustentáveis e buscaram adequar-se a uma relação de melhor custo benefício. Neste contexto, leis são elaboradas e impõem a utilização de recursos renováveis e a redução de materiais, além do incentivo à economia do reaproveitamento. Por isso, este artigo tem como objetivo criar uma agenda de critérios de sustentabilidade para projetos de obras em uma instituição de ensino superior, como o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), tendo como referência os documentos exigidos pela Administração Pública Federal (IN nº 01/2010 e a Lei nº 111/2011), a partir de uma pesquisa qualitativa e exploratória. Os primeiros resultados, a partir das análises observadas, demonstram que três quartos dos critérios são atendidos. Contudo, torna-se necessário um estudo aprofundado para que todos os critérios, colocados em lei, sejam atendidos e viabilizados durante a concepção do projeto de arquitetura com a participação, em conjunto, das equipes de licitação, de orçamento e dos projetos complementares. |
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