Sobre a questão da pobreza inessencial e essencial: do não necessário ao não-necessário em Martin Heidegger
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ekstasis: Revista de Hermenêutica e Fenomenologia |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/Ekstasis/article/view/42432 |
Resumo: | O texto que se experimenta procura abrir, por um lado, uma problematização da pobreza inessencial, “não necessária” e, por sua vez, prescindível e, por outro, levantar o problema que surge – em uma parte do todo de questões que estão em jogo na pequena conferência: A pobreza (Die Armut) – da afeição junto à pobreza essencial, do não-necessário, do não existencial, como abertura da possibilidade da “riqueza” contra o perigo (Gefahr) e seu duplo golpe perigoso (Gefährlicher) que emerge do pensamento do cálculo, oriundo da essência da técnica moderna (Gestell). Tais temas foram discutidos entre os anos de 1945/46 em algumas das obras do pensador alemão Martin Heidegger. O trabalho aqui desenvolvido indica que neste texto, A pobreza, o pensador dialoga, para além de outras questões, com a necessidade do aclaramento da diferença ontológica, bem como da questão do ser-historial. |
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Sobre a questão da pobreza inessencial e essencial: do não necessário ao não-necessário em Martin HeideggerO texto que se experimenta procura abrir, por um lado, uma problematização da pobreza inessencial, “não necessária” e, por sua vez, prescindível e, por outro, levantar o problema que surge – em uma parte do todo de questões que estão em jogo na pequena conferência: A pobreza (Die Armut) – da afeição junto à pobreza essencial, do não-necessário, do não existencial, como abertura da possibilidade da “riqueza” contra o perigo (Gefahr) e seu duplo golpe perigoso (Gefährlicher) que emerge do pensamento do cálculo, oriundo da essência da técnica moderna (Gestell). Tais temas foram discutidos entre os anos de 1945/46 em algumas das obras do pensador alemão Martin Heidegger. O trabalho aqui desenvolvido indica que neste texto, A pobreza, o pensador dialoga, para além de outras questões, com a necessidade do aclaramento da diferença ontológica, bem como da questão do ser-historial.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2020-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos acadêmicosapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/Ekstasis/article/view/4243210.12957/ek.2020.42432Ekstasis: Revista de Hermenêutica e Fenomenologia; v. 9 n. 1 (2020): Hermenêutica e Fenomenologia - Livre; 84-1012316-4786reponame:Ekstasis: Revista de Hermenêutica e Fenomenologiainstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/Ekstasis/article/view/42432/34087Copyright (c) 2020 Ekstasis: Revista de Hermenêutica e Fenomenologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Gilvanio Moreira2020-10-29T18:23:31Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/42432Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/EkstasisPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/Ekstasis/oai||sr3depext@gmail.com|| revistaekstasis@gmail.com||ppeuerj@gmail.com2316-47862316-4786opendoar:2020-10-29T18:23:31Ekstasis: Revista de Hermenêutica e Fenomenologia - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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