Deus sem onto-teo-logia: uma questão heideggeriana à luz de Emmanuel Lévinas e Jean-Luc Marion

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Alexandre Marques
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ekstasis: Revista de Hermenêutica e Fenomenologia
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/Ekstasis/article/view/21461
Resumo: O presente artigo possui como objetivo central caracterizar a ressignificação do conceito de Deus em Lévinas e Marion, levando em consideração o conceito heideggeriano de onto-teo-logia, que simultaneamente pretende caracterizar a essência da metafísica e assinalar o caráter não divino do Deus metafísico considerado causa de si (causa sui), uma vez que, tanto Lévinas quanto Marion, reposicionam a questão de Deus por meio da assunção deste conceito. Neste sentido, Deus é ressignificado por meio da afirmação de sua incondicionalidade, irredutível, portanto, a quaisquer horizontes condicionadores dos fenômenos em geral. Por este motivo, Lévinas e Marion pensam Deus como refratário ao conceito heideggeriano de ser, que posiciona horizontes históricos desveladores da aparição de todo e qualquer ente. Assim, seja no âmbito da virada ética da fenomenologia (Lévinas), que inscreve Deus na significatividade do rosto do outro humano, seja na saturação de todo e qualquer horizonte de sentido (Marion), um Deus não onto-teo-lógico se dá para além do ser.DOI:10.12957/ek.2015.21461
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