Diferença epistêmica e diferença colonial: o papel do comparatismo contrastivo e das hermenêuticas pluritópicas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Palermo, Zulma
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ekstasis: Revista de Hermenêutica e Fenomenologia
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/Ekstasis/article/view/62331
Resumo: Proponho nestas páginas uma articulação – possível e necessária – entre uma concepção decolonial da literatura e a cultura e os estudos comparados que se formaram desde as últimas décadas do século XX. Tal articulação se desenvolve em três momentos: o primeiro apresenta o estado da situação dos estudos sobre as culturas latino-americanas a partir do paradigma da diferença colonial e epistêmica; o segundo delineia a posição do comparatismo contrastivo com uma escassa genealogia no contexto geral da América Latina. Finalmente, são delineadas as formas de articulação entre aqueles.Artigo de Zulma PalermoTradução de Rebeca Furtado de Melo e Deborah Moreira Guimarães
id UERJ-18_bf71a6927865d5df0b91330c518630ff
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/62331
network_acronym_str UERJ-18
network_name_str Ekstasis: Revista de Hermenêutica e Fenomenologia
repository_id_str
spelling Diferença epistêmica e diferença colonial: o papel do comparatismo contrastivo e das hermenêuticas pluritópicas.Proponho nestas páginas uma articulação – possível e necessária – entre uma concepção decolonial da literatura e a cultura e os estudos comparados que se formaram desde as últimas décadas do século XX. Tal articulação se desenvolve em três momentos: o primeiro apresenta o estado da situação dos estudos sobre as culturas latino-americanas a partir do paradigma da diferença colonial e epistêmica; o segundo delineia a posição do comparatismo contrastivo com uma escassa genealogia no contexto geral da América Latina. Finalmente, são delineadas as formas de articulação entre aqueles.Artigo de Zulma PalermoTradução de Rebeca Furtado de Melo e Deborah Moreira GuimarãesUniversidade do Estado do Rio de Janeiro2021-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/Ekstasis/article/view/6233110.12957/ek.2021.62331Ekstasis: Revista de Hermenêutica e Fenomenologia; v. 10 n. 2 (2021): Fenomenologia e Hermenêutica na América Latina; 245-2662316-4786reponame:Ekstasis: Revista de Hermenêutica e Fenomenologiainstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/Ekstasis/article/view/62331/39750Copyright (c) 2021 Ekstasis: Revista de Hermenêutica e Fenomenologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessPalermo, Zulma2022-06-23T02:36:16Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/62331Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/EkstasisPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/Ekstasis/oai||sr3depext@gmail.com|| revistaekstasis@gmail.com||ppeuerj@gmail.com2316-47862316-4786opendoar:2022-06-23T02:36:16Ekstasis: Revista de Hermenêutica e Fenomenologia - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Diferença epistêmica e diferença colonial: o papel do comparatismo contrastivo e das hermenêuticas pluritópicas.
title Diferença epistêmica e diferença colonial: o papel do comparatismo contrastivo e das hermenêuticas pluritópicas.
spellingShingle Diferença epistêmica e diferença colonial: o papel do comparatismo contrastivo e das hermenêuticas pluritópicas.
Palermo, Zulma
title_short Diferença epistêmica e diferença colonial: o papel do comparatismo contrastivo e das hermenêuticas pluritópicas.
title_full Diferença epistêmica e diferença colonial: o papel do comparatismo contrastivo e das hermenêuticas pluritópicas.
title_fullStr Diferença epistêmica e diferença colonial: o papel do comparatismo contrastivo e das hermenêuticas pluritópicas.
title_full_unstemmed Diferença epistêmica e diferença colonial: o papel do comparatismo contrastivo e das hermenêuticas pluritópicas.
title_sort Diferença epistêmica e diferença colonial: o papel do comparatismo contrastivo e das hermenêuticas pluritópicas.
author Palermo, Zulma
author_facet Palermo, Zulma
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Palermo, Zulma
description Proponho nestas páginas uma articulação – possível e necessária – entre uma concepção decolonial da literatura e a cultura e os estudos comparados que se formaram desde as últimas décadas do século XX. Tal articulação se desenvolve em três momentos: o primeiro apresenta o estado da situação dos estudos sobre as culturas latino-americanas a partir do paradigma da diferença colonial e epistêmica; o segundo delineia a posição do comparatismo contrastivo com uma escassa genealogia no contexto geral da América Latina. Finalmente, são delineadas as formas de articulação entre aqueles.Artigo de Zulma PalermoTradução de Rebeca Furtado de Melo e Deborah Moreira Guimarães
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/Ekstasis/article/view/62331
10.12957/ek.2021.62331
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/Ekstasis/article/view/62331
identifier_str_mv 10.12957/ek.2021.62331
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/Ekstasis/article/view/62331/39750
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Ekstasis: Revista de Hermenêutica e Fenomenologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Ekstasis: Revista de Hermenêutica e Fenomenologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Ekstasis: Revista de Hermenêutica e Fenomenologia; v. 10 n. 2 (2021): Fenomenologia e Hermenêutica na América Latina; 245-266
2316-4786
reponame:Ekstasis: Revista de Hermenêutica e Fenomenologia
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Ekstasis: Revista de Hermenêutica e Fenomenologia
collection Ekstasis: Revista de Hermenêutica e Fenomenologia
repository.name.fl_str_mv Ekstasis: Revista de Hermenêutica e Fenomenologia - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv ||sr3depext@gmail.com|| revistaekstasis@gmail.com||ppeuerj@gmail.com
_version_ 1799317926257360896