A filosofia da existência de Kierkegaard: background da Hermenêutica de Hans-Georg Gadamer
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ekstasis: Revista de Hermenêutica e Fenomenologia |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/Ekstasis/article/view/45581 |
Resumo: | Ao ressignificar os sentidos do que é compreender, a obra de Kierkegaard pode ser lida como uma sutil reação às respostas epistemológica dos neokantianos e idealista dos hegelianos ao problema do fundacionalismo. Gadamer não só entendeu isso como a partir dessa constatação fundamentou sua Filosofia Hermenêutica. Partindo dessa premissa, nos ocuparemos em demonstrar que para ambos nem a existência nem o processo hermenêutico podem ser pré-concebidos estrutural, abstrata e objetivamente de forma normativa. Para Kierkegaard, os aspectos internos da existência só podem ser descritos através da dialética da comunicação subjetiva e, para Gadamer, o acontecer hermenêutico perpassa pelo próprio processo dialógico entre um eu e um tu, situados temporal e finitamente na existência cujo fundamento da relação é ético-ontológico e não teórico-normativo, como queria a hermenêutica técnica baseada em pressupostos positivistas modelados pela dicotomia sujeito-objeto. A radicalização dos sentidos e movimentos do compreender, esboçadas por Kierkegaard, provocaram e influenciaram profundamente Gadamer. O dinamarquês torna-se um dos expressivos backgrounds de sua Hermenêutica tanto quanto o historicismo de Dilthey, a facticidade heideggeriana, a fenomenologia husserliana e o perspectivismo nietzscheano. |
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A filosofia da existência de Kierkegaard: background da Hermenêutica de Hans-Georg GadamerAo ressignificar os sentidos do que é compreender, a obra de Kierkegaard pode ser lida como uma sutil reação às respostas epistemológica dos neokantianos e idealista dos hegelianos ao problema do fundacionalismo. Gadamer não só entendeu isso como a partir dessa constatação fundamentou sua Filosofia Hermenêutica. Partindo dessa premissa, nos ocuparemos em demonstrar que para ambos nem a existência nem o processo hermenêutico podem ser pré-concebidos estrutural, abstrata e objetivamente de forma normativa. Para Kierkegaard, os aspectos internos da existência só podem ser descritos através da dialética da comunicação subjetiva e, para Gadamer, o acontecer hermenêutico perpassa pelo próprio processo dialógico entre um eu e um tu, situados temporal e finitamente na existência cujo fundamento da relação é ético-ontológico e não teórico-normativo, como queria a hermenêutica técnica baseada em pressupostos positivistas modelados pela dicotomia sujeito-objeto. A radicalização dos sentidos e movimentos do compreender, esboçadas por Kierkegaard, provocaram e influenciaram profundamente Gadamer. O dinamarquês torna-se um dos expressivos backgrounds de sua Hermenêutica tanto quanto o historicismo de Dilthey, a facticidade heideggeriana, a fenomenologia husserliana e o perspectivismo nietzscheano. Universidade do Estado do Rio de Janeiro2020-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/Ekstasis/article/view/4558110.12957/ek.2020.45581Ekstasis: Revista de Hermenêutica e Fenomenologia; v. 9 n. 1 (2020): Hermenêutica e Fenomenologia - Livre; 162-1782316-4786reponame:Ekstasis: Revista de Hermenêutica e Fenomenologiainstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/Ekstasis/article/view/45581/34092Copyright (c) 2020 Ekstasis: Revista de Hermenêutica e Fenomenologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira, Natalia Mendes2020-10-29T18:23:31Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/45581Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/EkstasisPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/Ekstasis/oai||sr3depext@gmail.com|| revistaekstasis@gmail.com||ppeuerj@gmail.com2316-47862316-4786opendoar:2020-10-29T18:23:31Ekstasis: Revista de Hermenêutica e Fenomenologia - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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