Merleau-Ponty: Para além das filosofias das certezas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Eberth Eleuterio
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ekstasis: Revista de Hermenêutica e Fenomenologia
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/Ekstasis/article/view/28267
Resumo: DOI:10.12957/ek.2016.28267Neste artigo propomos tecer algumas breves considerações sobre determinados elementos de central relevância para o pensamento filosófico contemporâneo, em especial para o pensamento fenomenológico de Merleau-Ponty. Destacamos, de início, o termo facticidade por entendermos ser aquele que pode servir como fio condutor para nosso estudo e, assim, nos dirigir mais facilmente para o cerne daquilo que o autor da Fenomenologia da Percepção concebia por mundo, percepção, consciência e fenômeno. Deste modo, esperamos contribuir para a compreensão de uma pequena parte desse pensamento que deixou sua assinatura, na filosofia do século XX, como desmistificador da metafísica tradicional, principalmente aquela que toma a forma da filosofia cartesiana e pós-cartesiana. Neste processo de desmistificação da metafísica tradicional, a posição fenomenológica opera buscando a completa ressignificação de seus conceitos fundamentais, tais como os de essência, existência, sujeito e objeto. Essa ressignificação, por sua vez, implica e está implicada em uma reflexão que nos transporta para longe da imediata aceitação de uma visão técnica e científica de mundo que aparece, em nossa vida cotidiana, como a forma acabada da filosofia moderna.
id UERJ-18_e8a5bb697ca28192628bc857abaa2d6c
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/28267
network_acronym_str UERJ-18
network_name_str Ekstasis: Revista de Hermenêutica e Fenomenologia
repository_id_str
spelling Merleau-Ponty: Para além das filosofias das certezas.DOI:10.12957/ek.2016.28267Neste artigo propomos tecer algumas breves considerações sobre determinados elementos de central relevância para o pensamento filosófico contemporâneo, em especial para o pensamento fenomenológico de Merleau-Ponty. Destacamos, de início, o termo facticidade por entendermos ser aquele que pode servir como fio condutor para nosso estudo e, assim, nos dirigir mais facilmente para o cerne daquilo que o autor da Fenomenologia da Percepção concebia por mundo, percepção, consciência e fenômeno. Deste modo, esperamos contribuir para a compreensão de uma pequena parte desse pensamento que deixou sua assinatura, na filosofia do século XX, como desmistificador da metafísica tradicional, principalmente aquela que toma a forma da filosofia cartesiana e pós-cartesiana. Neste processo de desmistificação da metafísica tradicional, a posição fenomenológica opera buscando a completa ressignificação de seus conceitos fundamentais, tais como os de essência, existência, sujeito e objeto. Essa ressignificação, por sua vez, implica e está implicada em uma reflexão que nos transporta para longe da imediata aceitação de uma visão técnica e científica de mundo que aparece, em nossa vida cotidiana, como a forma acabada da filosofia moderna.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2017-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos acadêmicosapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/Ekstasis/article/view/2826710.12957/ek.2016.28267Ekstasis: Revista de Hermenêutica e Fenomenologia; v. 5 n. 2 (2016): Vida, corpo e coisa: historicidade e facticidade no pensamento hermenêutico e fenomenológico; 69-882316-4786reponame:Ekstasis: Revista de Hermenêutica e Fenomenologiainstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/Ekstasis/article/view/28267/20530dos Santos, Eberth Eleuterioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-22T20:41:18Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/28267Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/EkstasisPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/Ekstasis/oai||sr3depext@gmail.com|| revistaekstasis@gmail.com||ppeuerj@gmail.com2316-47862316-4786opendoar:2017-09-22T20:41:18Ekstasis: Revista de Hermenêutica e Fenomenologia - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Merleau-Ponty: Para além das filosofias das certezas.
title Merleau-Ponty: Para além das filosofias das certezas.
spellingShingle Merleau-Ponty: Para além das filosofias das certezas.
dos Santos, Eberth Eleuterio
title_short Merleau-Ponty: Para além das filosofias das certezas.
title_full Merleau-Ponty: Para além das filosofias das certezas.
title_fullStr Merleau-Ponty: Para além das filosofias das certezas.
title_full_unstemmed Merleau-Ponty: Para além das filosofias das certezas.
title_sort Merleau-Ponty: Para além das filosofias das certezas.
author dos Santos, Eberth Eleuterio
author_facet dos Santos, Eberth Eleuterio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Eberth Eleuterio
description DOI:10.12957/ek.2016.28267Neste artigo propomos tecer algumas breves considerações sobre determinados elementos de central relevância para o pensamento filosófico contemporâneo, em especial para o pensamento fenomenológico de Merleau-Ponty. Destacamos, de início, o termo facticidade por entendermos ser aquele que pode servir como fio condutor para nosso estudo e, assim, nos dirigir mais facilmente para o cerne daquilo que o autor da Fenomenologia da Percepção concebia por mundo, percepção, consciência e fenômeno. Deste modo, esperamos contribuir para a compreensão de uma pequena parte desse pensamento que deixou sua assinatura, na filosofia do século XX, como desmistificador da metafísica tradicional, principalmente aquela que toma a forma da filosofia cartesiana e pós-cartesiana. Neste processo de desmistificação da metafísica tradicional, a posição fenomenológica opera buscando a completa ressignificação de seus conceitos fundamentais, tais como os de essência, existência, sujeito e objeto. Essa ressignificação, por sua vez, implica e está implicada em uma reflexão que nos transporta para longe da imediata aceitação de uma visão técnica e científica de mundo que aparece, em nossa vida cotidiana, como a forma acabada da filosofia moderna.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos acadêmicos
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/Ekstasis/article/view/28267
10.12957/ek.2016.28267
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/Ekstasis/article/view/28267
identifier_str_mv 10.12957/ek.2016.28267
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/Ekstasis/article/view/28267/20530
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Ekstasis: Revista de Hermenêutica e Fenomenologia; v. 5 n. 2 (2016): Vida, corpo e coisa: historicidade e facticidade no pensamento hermenêutico e fenomenológico; 69-88
2316-4786
reponame:Ekstasis: Revista de Hermenêutica e Fenomenologia
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Ekstasis: Revista de Hermenêutica e Fenomenologia
collection Ekstasis: Revista de Hermenêutica e Fenomenologia
repository.name.fl_str_mv Ekstasis: Revista de Hermenêutica e Fenomenologia - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv ||sr3depext@gmail.com|| revistaekstasis@gmail.com||ppeuerj@gmail.com
_version_ 1799317925639749632