Paul Ricoeur e um novo conceito de interpretação: da hermenêutica dos símbolos à hermenêutica do discurso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ekstasis: Revista de Hermenêutica e Fenomenologia |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/Ekstasis/article/view/33075 |
Resumo: | Este texto é uma reflexão sobre a riqueza da problemática hermenêutica como estruturante do pensamento de Ricoeur, seguindo o próprio percurso do autor e esclarecendo a transição de uma hermenêutica dos símbolos para uma hermenêutica do discurso, não esquecendo que o projeto do filósofo e os horizontes do seu pensamento são a construção de uma nova antropologia e de uma ontologia da compreensão do ser humano aplicáveis à problemática educacional. Esclareceremos o que se entende por hermenêutica da via longa que passa, necessariamente, por opções metodológicas, em oposição à via curta ou imediata defendida por Husserl e Heidegger; das nossas reflexões emerge a questão do mal por intermédio de uma abordagem da hermenêutica dos símbolos e dos mitos. Finalmente, a hermenêutica do discurso como produção de sentidos ocupará a última parte deste texto. O mundo humano é constituído por todas as referências abertas pelos textos, sejam poéticos, míticos ou de outra índole. A ontologia proposta por Ricoeur, ontologia quebrada, ganha maior densidade por intermédio do percurso transitório entre a hermenêutica simbólica e a hermenêutica do discurso restauradora do sentido.Palavras-chave: Paul Ricoeur; hermenêutica; hermenêutica dos símbolos; hermenêutica do discurso; mal. |
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Paul Ricoeur e um novo conceito de interpretação: da hermenêutica dos símbolos à hermenêutica do discursoEste texto é uma reflexão sobre a riqueza da problemática hermenêutica como estruturante do pensamento de Ricoeur, seguindo o próprio percurso do autor e esclarecendo a transição de uma hermenêutica dos símbolos para uma hermenêutica do discurso, não esquecendo que o projeto do filósofo e os horizontes do seu pensamento são a construção de uma nova antropologia e de uma ontologia da compreensão do ser humano aplicáveis à problemática educacional. Esclareceremos o que se entende por hermenêutica da via longa que passa, necessariamente, por opções metodológicas, em oposição à via curta ou imediata defendida por Husserl e Heidegger; das nossas reflexões emerge a questão do mal por intermédio de uma abordagem da hermenêutica dos símbolos e dos mitos. Finalmente, a hermenêutica do discurso como produção de sentidos ocupará a última parte deste texto. O mundo humano é constituído por todas as referências abertas pelos textos, sejam poéticos, míticos ou de outra índole. A ontologia proposta por Ricoeur, ontologia quebrada, ganha maior densidade por intermédio do percurso transitório entre a hermenêutica simbólica e a hermenêutica do discurso restauradora do sentido.Palavras-chave: Paul Ricoeur; hermenêutica; hermenêutica dos símbolos; hermenêutica do discurso; mal. Universidade do Estado do Rio de Janeiro2018-11-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Académicoapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/Ekstasis/article/view/3307510.12957/ek.2018.33075Ekstasis: Revista de Hermenêutica e Fenomenologia; v. 7 n. 1 (2018): Hermenêutica e Fenomenologia - Livre; 34-552316-4786reponame:Ekstasis: Revista de Hermenêutica e Fenomenologiainstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/Ekstasis/article/view/33075/26895Copyright (c) 2018 Ekstasis: Revista de Hermenêutica e Fenomenologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessTavares, Manuel2018-11-28T12:19:00Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/33075Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/EkstasisPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/Ekstasis/oai||sr3depext@gmail.com|| revistaekstasis@gmail.com||ppeuerj@gmail.com2316-47862316-4786opendoar:2018-11-28T12:19Ekstasis: Revista de Hermenêutica e Fenomenologia - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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