A horta pedagógica que nutre diversas dimensões do cotidiano escolar
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Maracanan (Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/78534 |
Resumo: | O presente artigo parte da premissa de que as pessoas se nutrem não apenas de alimentos físicos, mas também de outras experiências, tanto materiais quanto imateriais, que contribuem para o crescimento fisiológico e intelectual, bem como para o bem-estar individual e coletivo. O texto foi elaborado a partir de um recorte do estudo de caso realizado na Escola Municipal Pedro Ernesto, situada no Rio de Janeiro, entre maio de 2021 e agosto de 2023. A investigação objetiva a análise crítica e reflexiva do desempenho da vivência pedagógica na horta como instrumento para a sensibilização de estudantes sobre alimentação saudável e preservação da Natureza. O conjunto metodológico foi centralizado na pesquisa-ação, complementado por rodas de conversa e os diários da horta. Contou com a participação direta de 153 estudantes pertencentes às turmas do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental I, 5 docentes regentes, 2 professoras de inglês, 3 diretoras, 1 coordenadora pedagógica, 2 agentes de apoio à educação especial, 1 agente de apoio à alfabetização, 1 merendeira e 1 pesquisadora. Para a coleta de resultados, foram utilizadas as entrevistas semiestruturadas, o registro de áudios gerando um caderno de campo, e a aplicação de testes de análise sensorial de avaliação hedônica facial mista. Ao longo dos 27 meses de práticas ecopedagógicas na unidade escolar, a Natureza nos proporcionou a oportunidade de entender sobre seus ciclos de vida. Foram abordados de maneira interdisciplinar e transversal, diversos componentes e habilidades previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Currículo Carioca da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Observou-se que a horta pedagógica dinamizou metodologias de ensino ativas e investigativas que incentivaram o protagonismo das/os estudantes, permitindo que a diversidade cultural da alimentação, a importância da agricultura familiar e a educação alimentar e nutricional fossem abordadas no cotidiano escolar. |
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A horta pedagógica que nutre diversas dimensões do cotidiano escolarThe pedagogical garden that nurtures various dimensions of the school daily lifeEcopedagogiaInterdisciplinaridadeAprendizagem SignificativaSequência didáticaEcopedagogyInterdisciplinarityMeaningful LearningDidactic SequenceO presente artigo parte da premissa de que as pessoas se nutrem não apenas de alimentos físicos, mas também de outras experiências, tanto materiais quanto imateriais, que contribuem para o crescimento fisiológico e intelectual, bem como para o bem-estar individual e coletivo. O texto foi elaborado a partir de um recorte do estudo de caso realizado na Escola Municipal Pedro Ernesto, situada no Rio de Janeiro, entre maio de 2021 e agosto de 2023. A investigação objetiva a análise crítica e reflexiva do desempenho da vivência pedagógica na horta como instrumento para a sensibilização de estudantes sobre alimentação saudável e preservação da Natureza. O conjunto metodológico foi centralizado na pesquisa-ação, complementado por rodas de conversa e os diários da horta. Contou com a participação direta de 153 estudantes pertencentes às turmas do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental I, 5 docentes regentes, 2 professoras de inglês, 3 diretoras, 1 coordenadora pedagógica, 2 agentes de apoio à educação especial, 1 agente de apoio à alfabetização, 1 merendeira e 1 pesquisadora. Para a coleta de resultados, foram utilizadas as entrevistas semiestruturadas, o registro de áudios gerando um caderno de campo, e a aplicação de testes de análise sensorial de avaliação hedônica facial mista. Ao longo dos 27 meses de práticas ecopedagógicas na unidade escolar, a Natureza nos proporcionou a oportunidade de entender sobre seus ciclos de vida. Foram abordados de maneira interdisciplinar e transversal, diversos componentes e habilidades previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Currículo Carioca da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Observou-se que a horta pedagógica dinamizou metodologias de ensino ativas e investigativas que incentivaram o protagonismo das/os estudantes, permitindo que a diversidade cultural da alimentação, a importância da agricultura familiar e a educação alimentar e nutricional fossem abordadas no cotidiano escolar.This article starts from the premise that people nourish themselves not only with physical food but also with other experiences. These experiences may be material or immaterial, and they can contribute to physiological and intellectual growth, as well as individual and collective well-being. The text was based on a case study conducted at Pedro Ernesto Municipal School, located in Rio de Janeiro, between May 2021 and August 2023. The investigation aims to achieve a critical and reflective analysis of the pedagogical experience in the vegetable garden as a tool for raising students awareness of healthy eating and the preservation of nature. The methodological approach was centered on action research, complemented by discussion circles and garden diaries. The study involved the direct participation of 153 students from 1st to 5th grade of an elementary school, 5 teachers, 2 English teachers, 3 principals, 1 pedagogical coordinator, 2 special education support agents, 1 literacy support agent, 1 cook, and 1 researcher. To collect data, semi-structured interviews, audio recordings systematically organized as field notes, tests for mixed facial hedonic sensory analysis were used. Over 27 months of ecopedagogical practices at the school unit, nature provided us with the opportunity to understand its life cycles, addressing various components and skills outlined in the National Common Curricular Base (BNCC) and the Currículo Carioca of the Municipal Education Secretariat in an interdisciplinary and transversal manner. It was observed that the pedagogical vegetable garden facilitated active and investigative teaching methodologies that encouraged student protagonism, allowing the cultural diversity of food, the importance of Family farming, and food and nutrition education to be addressed in the school routine.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2023-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/7853410.12957/revmar.2023.78534Revista Maracanan; n. 34 (2023): O alimento e suas múltiplas abordagens na História; 144-1732359-00921807-989Xreponame:Revista Maracanan (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/78534/48817Copyright (c) 2023 Revista Maracananhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessYllas Frachia, YayencaTozato, HeloisaFirmo, Heloisa TeixeiraVendramini, Ana Lúcia do Amaral2024-03-14T20:48:12Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/78534Revistahttp://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/maracananPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/maracanan/oairevista.maracanan@gmail.com||revista.maracanan@gmail.com2359-00921807-989Xopendoar:2024-03-14T20:48:12Revista Maracanan (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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O presente artigo parte da premissa de que as pessoas se nutrem não apenas de alimentos físicos, mas também de outras experiências, tanto materiais quanto imateriais, que contribuem para o crescimento fisiológico e intelectual, bem como para o bem-estar individual e coletivo. O texto foi elaborado a partir de um recorte do estudo de caso realizado na Escola Municipal Pedro Ernesto, situada no Rio de Janeiro, entre maio de 2021 e agosto de 2023. A investigação objetiva a análise crítica e reflexiva do desempenho da vivência pedagógica na horta como instrumento para a sensibilização de estudantes sobre alimentação saudável e preservação da Natureza. O conjunto metodológico foi centralizado na pesquisa-ação, complementado por rodas de conversa e os diários da horta. Contou com a participação direta de 153 estudantes pertencentes às turmas do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental I, 5 docentes regentes, 2 professoras de inglês, 3 diretoras, 1 coordenadora pedagógica, 2 agentes de apoio à educação especial, 1 agente de apoio à alfabetização, 1 merendeira e 1 pesquisadora. Para a coleta de resultados, foram utilizadas as entrevistas semiestruturadas, o registro de áudios gerando um caderno de campo, e a aplicação de testes de análise sensorial de avaliação hedônica facial mista. Ao longo dos 27 meses de práticas ecopedagógicas na unidade escolar, a Natureza nos proporcionou a oportunidade de entender sobre seus ciclos de vida. Foram abordados de maneira interdisciplinar e transversal, diversos componentes e habilidades previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Currículo Carioca da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Observou-se que a horta pedagógica dinamizou metodologias de ensino ativas e investigativas que incentivaram o protagonismo das/os estudantes, permitindo que a diversidade cultural da alimentação, a importância da agricultura familiar e a educação alimentar e nutricional fossem abordadas no cotidiano escolar. |
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