Tempo, montagem e narrativa: notas sobre o reemprego de imagens de arquivo no gênero documentário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Costa, Jean Carlos Pereira
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Alvim, Luíza Beatriz Amorim Melo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Maracanan (Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/20874
Resumo: DOI: 10.12957/revmar.2016.20874Walter Benjamin, em seu livro intitulado Passagens, acreditava ser possível transportar o procedimento da montagem do cinema para a escrita da história. Este artigo analisa, então, as relações entre a narrativa histórica e a narrativa cinematográfica a partir da montagem de filmes de arquivo no gênero documentário. Acreditamos, assim, que os arquivos sejam experiências com o passado que podem reconciliar tempo e narrativa, escrevendo uma história através de narrativas visuais.
id UERJ-19_29e012cc29244cd57914994234ebe5f8
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/20874
network_acronym_str UERJ-19
network_name_str Revista Maracanan (Online)
repository_id_str
spelling Tempo, montagem e narrativa: notas sobre o reemprego de imagens de arquivo no gênero documentárioDOI: 10.12957/revmar.2016.20874Walter Benjamin, em seu livro intitulado Passagens, acreditava ser possível transportar o procedimento da montagem do cinema para a escrita da história. Este artigo analisa, então, as relações entre a narrativa histórica e a narrativa cinematográfica a partir da montagem de filmes de arquivo no gênero documentário. Acreditamos, assim, que os arquivos sejam experiências com o passado que podem reconciliar tempo e narrativa, escrevendo uma história através de narrativas visuais.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2016-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/2087410.12957/revmar.2016.20874Revista Maracanan; v. 12 n. 14 (2016): História e Cultura Visual: múltiplas narrativas da experiência histórica; 274 - 2882359-00921807-989Xreponame:Revista Maracanan (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/20874/15300da Costa, Jean Carlos PereiraAlvim, Luíza Beatriz Amorim Meloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-21T21:56:24Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/20874Revistahttp://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/maracananPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/maracanan/oairevista.maracanan@gmail.com||revista.maracanan@gmail.com2359-00921807-989Xopendoar:2016-07-21T21:56:24Revista Maracanan (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Tempo, montagem e narrativa: notas sobre o reemprego de imagens de arquivo no gênero documentário
title Tempo, montagem e narrativa: notas sobre o reemprego de imagens de arquivo no gênero documentário
spellingShingle Tempo, montagem e narrativa: notas sobre o reemprego de imagens de arquivo no gênero documentário
da Costa, Jean Carlos Pereira
title_short Tempo, montagem e narrativa: notas sobre o reemprego de imagens de arquivo no gênero documentário
title_full Tempo, montagem e narrativa: notas sobre o reemprego de imagens de arquivo no gênero documentário
title_fullStr Tempo, montagem e narrativa: notas sobre o reemprego de imagens de arquivo no gênero documentário
title_full_unstemmed Tempo, montagem e narrativa: notas sobre o reemprego de imagens de arquivo no gênero documentário
title_sort Tempo, montagem e narrativa: notas sobre o reemprego de imagens de arquivo no gênero documentário
author da Costa, Jean Carlos Pereira
author_facet da Costa, Jean Carlos Pereira
Alvim, Luíza Beatriz Amorim Melo
author_role author
author2 Alvim, Luíza Beatriz Amorim Melo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Costa, Jean Carlos Pereira
Alvim, Luíza Beatriz Amorim Melo
description DOI: 10.12957/revmar.2016.20874Walter Benjamin, em seu livro intitulado Passagens, acreditava ser possível transportar o procedimento da montagem do cinema para a escrita da história. Este artigo analisa, então, as relações entre a narrativa histórica e a narrativa cinematográfica a partir da montagem de filmes de arquivo no gênero documentário. Acreditamos, assim, que os arquivos sejam experiências com o passado que podem reconciliar tempo e narrativa, escrevendo uma história através de narrativas visuais.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/20874
10.12957/revmar.2016.20874
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/20874
identifier_str_mv 10.12957/revmar.2016.20874
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/20874/15300
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Revista Maracanan; v. 12 n. 14 (2016): História e Cultura Visual: múltiplas narrativas da experiência histórica; 274 - 288
2359-0092
1807-989X
reponame:Revista Maracanan (Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Revista Maracanan (Online)
collection Revista Maracanan (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Maracanan (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv revista.maracanan@gmail.com||revista.maracanan@gmail.com
_version_ 1789802341853036544