Cultura da cópia e a concepção tradicional para preservação do patrimônio cultural material na China: problemas e desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bueno, André
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Maracanan (Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/20131
Resumo: A China possui teorias tradicionais para a preservação material, que iremos analisar aqui. Há mais de dois mil anos, os chineses continuam a transferir o problema de manter o objeto material em si para a preservação do método pelo qual ele foi fabricado. Assim, entende-se que a manutenção dos princípios pelos quais algo foi produzido é sumamente mais importante que os próprios bens, levando a uma cultura de cópia que entende que a reprodução pode ser um meio legítimo de preservação. Sendo a preservação e o restauro uma reconstrução – muitas vezes hipotética – de um patrimônio material, não seria então a manutenção das técnicas uma postura válida? Discutiremos os conceitos e métodos fundamentais de cópia entre os chineses – afinal, se as réplicas chinesas podem ser tão boas a ponto de enganar autoridades em arqueologia e arte, seria a concepção chinesa de preservação pela cópia uma ideia aceitável?
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