A distância entre a cidade efêmera e a memória das pedras: arquitetura e hierarquia no Rio de Janeiro do período joanino
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Maracanan (Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/33640 |
Resumo: | O artigo aborda o uso da arquitetura efêmera como forma de consolidação da sociedade de Corte no Rio de Janeiro durante o Período Joanino. Por meio de reflexões a respeito das origens barrocas desse recurso, se defende a existência de uma relação hierárquica entre a cidade ideal, manifestada nos aparatos efêmeros, e a cidade material. Esta, a cidade sombria, das indefinições físicas e sociais, dos ruídos, do mau-cheiro; aquela, a cidade iluminada, da ordenação simétrica e hierarquizada dos espaços e dos corpos, da música, do perfume. A comparação entre as duas, em busca de seus limites e interseções, determina a rota seguida pelo texto. |
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A distância entre a cidade efêmera e a memória das pedras: arquitetura e hierarquia no Rio de Janeiro do período joaninoThe distance between the ephemeral city and the memory of the stones: architecture and hierarchy in Rio de Janeiro during the reign of Dom JoãoArquitetura EfêmeraHierarquiaRio de JaneiroPeríodo JoaninoEphemeral ArchitectureHierarchyRio de JaneiroReign of Dom JoãoO artigo aborda o uso da arquitetura efêmera como forma de consolidação da sociedade de Corte no Rio de Janeiro durante o Período Joanino. Por meio de reflexões a respeito das origens barrocas desse recurso, se defende a existência de uma relação hierárquica entre a cidade ideal, manifestada nos aparatos efêmeros, e a cidade material. Esta, a cidade sombria, das indefinições físicas e sociais, dos ruídos, do mau-cheiro; aquela, a cidade iluminada, da ordenação simétrica e hierarquizada dos espaços e dos corpos, da música, do perfume. A comparação entre as duas, em busca de seus limites e interseções, determina a rota seguida pelo texto.The article discusses the use of ephemeral architecture as means of consolidating the Court Society in Rio de Janeiro during the reign of Dom João. Regarding these manifestations in their dialogue with the Baroque, we defend the existence of a hierarchical relationship between the ideal city, manifested in ephemeral apparatuses, and the material one. This, the dark city, of the physical and social inaccuracies, of the noises and bad smell; that, the illuminated city, of the symmetrical and hierarchical ordering of spaces and bodies, of music and perfume. The comparison between both, regarding their limits and intersections, determines the route followed by the text.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2018-07-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/3364010.12957/revmar.2018.33640Revista Maracanan; n. 19 (2018): Nobrezas e Hierarquias sociais, séculos XV-XIX; 101-1192359-00921807-989Xreponame:Revista Maracanan (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/33640/25781Copyright (c) 2018 Revista Maracananinfo:eu-repo/semantics/openAccessPinto, Carlos Eduardo Pinto de2019-03-30T15:33:07Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/33640Revistahttp://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/maracananPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/maracanan/oairevista.maracanan@gmail.com||revista.maracanan@gmail.com2359-00921807-989Xopendoar:2019-03-30T15:33:07Revista Maracanan (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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