Retrato, biografia e conhecimento histórico no Brasil oitocentista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Paulo Roberto Jesus
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Maracanan (Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/28366
Resumo: Pouco estudadas, uma grande quantidade de obras compostas por retratos e biografias, denominadas Galerias – elas podiam ser ilustradas, pitorescas, de homens e mulheres ilustres, coleção de retratos e biografias, retratos e elogios – circulou no Brasil já nas primeiras décadas do século XIX. Como portadores materiais da memória, na instigante definição de Aleida Assmann, essas obras nos mostram a crescente preocupação em aproximar imagens e textos no intuito tanto de generalizar quanto de institucionalizar uma política de memória. Rostos pouco conhecidos começavam a participar das disputas pelo passado. Assim, este artigo visa, sobretudo, analisar a conexão de imagens e textos (retratos e biografias) na elaboração do conhecimento histórico no Brasil oitocentista em uma operação de tornar visível o até então invisível passado.
id UERJ-19_601b23c0705d3ba7c0306bb2ac6637e0
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/28366
network_acronym_str UERJ-19
network_name_str Revista Maracanan (Online)
repository_id_str
spelling Retrato, biografia e conhecimento histórico no Brasil oitocentistaPortrait, biography and historical knowledge in the nineteenth century BrazilRetratoBiografiaConhecimento HistóricoPortraitBiographyHistorical KnowledgePouco estudadas, uma grande quantidade de obras compostas por retratos e biografias, denominadas Galerias – elas podiam ser ilustradas, pitorescas, de homens e mulheres ilustres, coleção de retratos e biografias, retratos e elogios – circulou no Brasil já nas primeiras décadas do século XIX. Como portadores materiais da memória, na instigante definição de Aleida Assmann, essas obras nos mostram a crescente preocupação em aproximar imagens e textos no intuito tanto de generalizar quanto de institucionalizar uma política de memória. Rostos pouco conhecidos começavam a participar das disputas pelo passado. Assim, este artigo visa, sobretudo, analisar a conexão de imagens e textos (retratos e biografias) na elaboração do conhecimento histórico no Brasil oitocentista em uma operação de tornar visível o até então invisível passado.Portrait and biography, image and text. What happens when both languages connect themselves to give rise to another way of expression? This is the subject of the present paper. Works generically known as illustrated galleries, already circulating in Brazil in the first decades of the 19th century are the objects of analysis. In them, apparently excluding languages come together to produce another way of describing the past. As material bearers of memory, in the definition by Aleida Assmann, these works show a growing concern in connecting images and texts aiming at both, generalizing and institutionalizing a memory policy. In this context, based on the concept of historical culture, I intend to analyze how this connection occurred when preparing the historical knowledge in nineteenth century Brazil. I show that textual and visual languages complemented each other in the mission of turning visible the past, until then invisible.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2017-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/2836610.12957/revmar.2017.28366Revista Maracanan; n. 17 (2017): Fontes e Métodos na escrita da História: novas perspectivas de abordagens; 50-702359-00921807-989Xreponame:Revista Maracanan (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/28366/21174Menezes, Paulo Roberto Jesusinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-29T01:25:12Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/28366Revistahttp://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/maracananPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/maracanan/oairevista.maracanan@gmail.com||revista.maracanan@gmail.com2359-00921807-989Xopendoar:2019-03-29T01:25:12Revista Maracanan (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Retrato, biografia e conhecimento histórico no Brasil oitocentista
Portrait, biography and historical knowledge in the nineteenth century Brazil
title Retrato, biografia e conhecimento histórico no Brasil oitocentista
spellingShingle Retrato, biografia e conhecimento histórico no Brasil oitocentista
Menezes, Paulo Roberto Jesus
Retrato
Biografia
Conhecimento Histórico
Portrait
Biography
Historical Knowledge
title_short Retrato, biografia e conhecimento histórico no Brasil oitocentista
title_full Retrato, biografia e conhecimento histórico no Brasil oitocentista
title_fullStr Retrato, biografia e conhecimento histórico no Brasil oitocentista
title_full_unstemmed Retrato, biografia e conhecimento histórico no Brasil oitocentista
title_sort Retrato, biografia e conhecimento histórico no Brasil oitocentista
author Menezes, Paulo Roberto Jesus
author_facet Menezes, Paulo Roberto Jesus
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes, Paulo Roberto Jesus
dc.subject.por.fl_str_mv Retrato
Biografia
Conhecimento Histórico
Portrait
Biography
Historical Knowledge
topic Retrato
Biografia
Conhecimento Histórico
Portrait
Biography
Historical Knowledge
description Pouco estudadas, uma grande quantidade de obras compostas por retratos e biografias, denominadas Galerias – elas podiam ser ilustradas, pitorescas, de homens e mulheres ilustres, coleção de retratos e biografias, retratos e elogios – circulou no Brasil já nas primeiras décadas do século XIX. Como portadores materiais da memória, na instigante definição de Aleida Assmann, essas obras nos mostram a crescente preocupação em aproximar imagens e textos no intuito tanto de generalizar quanto de institucionalizar uma política de memória. Rostos pouco conhecidos começavam a participar das disputas pelo passado. Assim, este artigo visa, sobretudo, analisar a conexão de imagens e textos (retratos e biografias) na elaboração do conhecimento histórico no Brasil oitocentista em uma operação de tornar visível o até então invisível passado.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/28366
10.12957/revmar.2017.28366
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/28366
identifier_str_mv 10.12957/revmar.2017.28366
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/28366/21174
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Revista Maracanan; n. 17 (2017): Fontes e Métodos na escrita da História: novas perspectivas de abordagens; 50-70
2359-0092
1807-989X
reponame:Revista Maracanan (Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Revista Maracanan (Online)
collection Revista Maracanan (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Maracanan (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv revista.maracanan@gmail.com||revista.maracanan@gmail.com
_version_ 1799317569879932928