Retrato, biografia e conhecimento histórico no Brasil oitocentista
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Maracanan (Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/28366 |
Resumo: | Pouco estudadas, uma grande quantidade de obras compostas por retratos e biografias, denominadas Galerias – elas podiam ser ilustradas, pitorescas, de homens e mulheres ilustres, coleção de retratos e biografias, retratos e elogios – circulou no Brasil já nas primeiras décadas do século XIX. Como portadores materiais da memória, na instigante definição de Aleida Assmann, essas obras nos mostram a crescente preocupação em aproximar imagens e textos no intuito tanto de generalizar quanto de institucionalizar uma política de memória. Rostos pouco conhecidos começavam a participar das disputas pelo passado. Assim, este artigo visa, sobretudo, analisar a conexão de imagens e textos (retratos e biografias) na elaboração do conhecimento histórico no Brasil oitocentista em uma operação de tornar visível o até então invisível passado. |
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Retrato, biografia e conhecimento histórico no Brasil oitocentistaPortrait, biography and historical knowledge in the nineteenth century BrazilRetratoBiografiaConhecimento HistóricoPortraitBiographyHistorical KnowledgePouco estudadas, uma grande quantidade de obras compostas por retratos e biografias, denominadas Galerias – elas podiam ser ilustradas, pitorescas, de homens e mulheres ilustres, coleção de retratos e biografias, retratos e elogios – circulou no Brasil já nas primeiras décadas do século XIX. Como portadores materiais da memória, na instigante definição de Aleida Assmann, essas obras nos mostram a crescente preocupação em aproximar imagens e textos no intuito tanto de generalizar quanto de institucionalizar uma política de memória. Rostos pouco conhecidos começavam a participar das disputas pelo passado. Assim, este artigo visa, sobretudo, analisar a conexão de imagens e textos (retratos e biografias) na elaboração do conhecimento histórico no Brasil oitocentista em uma operação de tornar visível o até então invisível passado.Portrait and biography, image and text. What happens when both languages connect themselves to give rise to another way of expression? This is the subject of the present paper. Works generically known as illustrated galleries, already circulating in Brazil in the first decades of the 19th century are the objects of analysis. In them, apparently excluding languages come together to produce another way of describing the past. As material bearers of memory, in the definition by Aleida Assmann, these works show a growing concern in connecting images and texts aiming at both, generalizing and institutionalizing a memory policy. In this context, based on the concept of historical culture, I intend to analyze how this connection occurred when preparing the historical knowledge in nineteenth century Brazil. I show that textual and visual languages complemented each other in the mission of turning visible the past, until then invisible.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2017-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/2836610.12957/revmar.2017.28366Revista Maracanan; n. 17 (2017): Fontes e Métodos na escrita da História: novas perspectivas de abordagens; 50-702359-00921807-989Xreponame:Revista Maracanan (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/28366/21174Menezes, Paulo Roberto Jesusinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-29T01:25:12Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/28366Revistahttp://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/maracananPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/maracanan/oairevista.maracanan@gmail.com||revista.maracanan@gmail.com2359-00921807-989Xopendoar:2019-03-29T01:25:12Revista Maracanan (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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