A política da boa vizinhança e a mensuração da opinião pública nas Américas durante a Segunda Guerra Mundial.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Locastre, Aline Vanessa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Maracanan (Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/64712
Resumo: As opinion polls, criadas pela entidade privada sem fins lucrativos, American Social Surveys, Inc., mapearam a opinião pública sobre a política da boa vizinhança nos Estados Unidos e América Latina durante a Segunda Guerra Mundial. George Gallup e Hadley Cantril, que à época galgaram os primeiros passos na formatação de métodos analíticos para a opinião pública, foram escolhidos para planejar diferentes coletas de dados, que em alguns países, como no Brasil, ainda eram inéditas. Com o objetivo de tornar as ações do Departamento de Estado mais assertivas em meio às atividades voltadas à integração regional durante o avanço do Nazifascismo, indicadores mensuraram as tendências de opinião daqueles que, de modo direto ou indireto, sentiam o impacto que as aproximações entre americanos geravam em seu cotidiano. Este artigo analisa, a partir de um referencial bibliográfico e documental, a política da boa vizinhança por meio da atuação do escritório que agregou essas atividades, o Office of Coordinator of Inter-American Affairs (OCIAA) e das pesquisas de opinião da American Social Surveys. 
id UERJ-19_bc6a03928cb92db0e58985d6cf868d6e
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/64712
network_acronym_str UERJ-19
network_name_str Revista Maracanan (Online)
repository_id_str
spelling A política da boa vizinhança e a mensuração da opinião pública nas Américas durante a Segunda Guerra Mundial.Política da boa vizinhança. Opinião pública. Segunda Guerra Mundial. Office of the Coordinator of Inter-American Affairs.As opinion polls, criadas pela entidade privada sem fins lucrativos, American Social Surveys, Inc., mapearam a opinião pública sobre a política da boa vizinhança nos Estados Unidos e América Latina durante a Segunda Guerra Mundial. George Gallup e Hadley Cantril, que à época galgaram os primeiros passos na formatação de métodos analíticos para a opinião pública, foram escolhidos para planejar diferentes coletas de dados, que em alguns países, como no Brasil, ainda eram inéditas. Com o objetivo de tornar as ações do Departamento de Estado mais assertivas em meio às atividades voltadas à integração regional durante o avanço do Nazifascismo, indicadores mensuraram as tendências de opinião daqueles que, de modo direto ou indireto, sentiam o impacto que as aproximações entre americanos geravam em seu cotidiano. Este artigo analisa, a partir de um referencial bibliográfico e documental, a política da boa vizinhança por meio da atuação do escritório que agregou essas atividades, o Office of Coordinator of Inter-American Affairs (OCIAA) e das pesquisas de opinião da American Social Surveys. Universidade do Estado do Rio de Janeiro2022-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/6471210.12957/revmar.2022.64712Revista Maracanan; n. 30 (2022): 80 anos da entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial: aspectos políticos, econômicos, culturais e regionais; 203-2222359-00921807-989Xreponame:Revista Maracanan (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/64712/43231Copyright (c) 2022 Revista Maracananinfo:eu-repo/semantics/openAccessLocastre, Aline Vanessa2023-01-30T19:57:26Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/64712Revistahttp://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/maracananPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/maracanan/oairevista.maracanan@gmail.com||revista.maracanan@gmail.com2359-00921807-989Xopendoar:2023-01-30T19:57:26Revista Maracanan (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A política da boa vizinhança e a mensuração da opinião pública nas Américas durante a Segunda Guerra Mundial.
title A política da boa vizinhança e a mensuração da opinião pública nas Américas durante a Segunda Guerra Mundial.
spellingShingle A política da boa vizinhança e a mensuração da opinião pública nas Américas durante a Segunda Guerra Mundial.
Locastre, Aline Vanessa
Política da boa vizinhança. Opinião pública. Segunda Guerra Mundial. Office of the Coordinator of Inter-American Affairs.
title_short A política da boa vizinhança e a mensuração da opinião pública nas Américas durante a Segunda Guerra Mundial.
title_full A política da boa vizinhança e a mensuração da opinião pública nas Américas durante a Segunda Guerra Mundial.
title_fullStr A política da boa vizinhança e a mensuração da opinião pública nas Américas durante a Segunda Guerra Mundial.
title_full_unstemmed A política da boa vizinhança e a mensuração da opinião pública nas Américas durante a Segunda Guerra Mundial.
title_sort A política da boa vizinhança e a mensuração da opinião pública nas Américas durante a Segunda Guerra Mundial.
author Locastre, Aline Vanessa
author_facet Locastre, Aline Vanessa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Locastre, Aline Vanessa
dc.subject.por.fl_str_mv Política da boa vizinhança. Opinião pública. Segunda Guerra Mundial. Office of the Coordinator of Inter-American Affairs.
topic Política da boa vizinhança. Opinião pública. Segunda Guerra Mundial. Office of the Coordinator of Inter-American Affairs.
description As opinion polls, criadas pela entidade privada sem fins lucrativos, American Social Surveys, Inc., mapearam a opinião pública sobre a política da boa vizinhança nos Estados Unidos e América Latina durante a Segunda Guerra Mundial. George Gallup e Hadley Cantril, que à época galgaram os primeiros passos na formatação de métodos analíticos para a opinião pública, foram escolhidos para planejar diferentes coletas de dados, que em alguns países, como no Brasil, ainda eram inéditas. Com o objetivo de tornar as ações do Departamento de Estado mais assertivas em meio às atividades voltadas à integração regional durante o avanço do Nazifascismo, indicadores mensuraram as tendências de opinião daqueles que, de modo direto ou indireto, sentiam o impacto que as aproximações entre americanos geravam em seu cotidiano. Este artigo analisa, a partir de um referencial bibliográfico e documental, a política da boa vizinhança por meio da atuação do escritório que agregou essas atividades, o Office of Coordinator of Inter-American Affairs (OCIAA) e das pesquisas de opinião da American Social Surveys. 
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/64712
10.12957/revmar.2022.64712
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/64712
identifier_str_mv 10.12957/revmar.2022.64712
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/64712/43231
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Maracanan
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Maracanan
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Revista Maracanan; n. 30 (2022): 80 anos da entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial: aspectos políticos, econômicos, culturais e regionais; 203-222
2359-0092
1807-989X
reponame:Revista Maracanan (Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Revista Maracanan (Online)
collection Revista Maracanan (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Maracanan (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv revista.maracanan@gmail.com||revista.maracanan@gmail.com
_version_ 1799317570789048320