Um museu de grandes novidades: capital fictício, fundo público e a economia política da catástrofe
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Maracanan (Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/31321 |
Resumo: | Neste artigo afirma-se a urgência de superar o senso comum que interpreta fenômenos novos a partir de análises anacrônicas. Recupera-se a noção de capital fictício de Marx e afirma-se o seu papel predominante na dinâmica atual de acumulação de capital. Por meio da ficcionalização da riqueza, a riqueza futura potencial antecipa-se como riqueza atual. Isso produz uma nova relação do presente com o futuro. Os efeitos catastróficos que essa lógica produzirá no futuro acabam se internalizando como base da própria produção da riqueza. A partir disso, formula-se a ideia de uma economia política da catástrofe. Considerando a participação da ficcionalização da riqueza na formação do fundo público, questiona-se a compreensão frequente que interpreta o fundo público como sendo exclusivamente formado por mais-valia previamente produzida e apropriada pelo Estado. Finalmente, extraem-se algumas considerações sobre o horizonte das lutas sociais a partir da compreensão dessas profundas novidades que apresenta atualmente o capitalismo, que é aqui considerado livremente um museu, que tenta ao mesmo tempo manter uma forma fixa e cada vez mais anacrônica. |
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Um museu de grandes novidades: capital fictício, fundo público e a economia política da catástrofeA museum of great news: fictitious capital, public fund and the political economy of the catastropheCapital FictícioFundo PúblicoCrise do CapitalEconomia Política da CatástrofeFictitious CapitalPublic FundCapital CrisisPolitical Economy of CatastropheNeste artigo afirma-se a urgência de superar o senso comum que interpreta fenômenos novos a partir de análises anacrônicas. Recupera-se a noção de capital fictício de Marx e afirma-se o seu papel predominante na dinâmica atual de acumulação de capital. Por meio da ficcionalização da riqueza, a riqueza futura potencial antecipa-se como riqueza atual. Isso produz uma nova relação do presente com o futuro. Os efeitos catastróficos que essa lógica produzirá no futuro acabam se internalizando como base da própria produção da riqueza. A partir disso, formula-se a ideia de uma economia política da catástrofe. Considerando a participação da ficcionalização da riqueza na formação do fundo público, questiona-se a compreensão frequente que interpreta o fundo público como sendo exclusivamente formado por mais-valia previamente produzida e apropriada pelo Estado. Finalmente, extraem-se algumas considerações sobre o horizonte das lutas sociais a partir da compreensão dessas profundas novidades que apresenta atualmente o capitalismo, que é aqui considerado livremente um museu, que tenta ao mesmo tempo manter uma forma fixa e cada vez mais anacrônica.This article affirms the urgency of overcoming the common sense that interprets new phenomena from anachronistic analyzes. Marx's notion of fictitious capital is recovered and its predominant role in the current dynamics of capital accumulation is affirmed. Through the fictionalization of wealth, potential future wealth is anticipated as current wealth. This produces a new relationship of the present with the future. The catastrophic effects that this logic will produce in the future end up internalizing as the basis of the production of wealth itself. From this, the idea of a political economy of catastrophe is formulated. Considering the participation of the fictionalization of wealth in the formation of the public fund, we question the frequent understanding that interprets the public fund as exclusively formed by surplus value previously produced and appropriated by the State. Finally, some considerations about the horizon of social struggles are drawn from an understanding of these profound new developments that capitalism is currently presenting, which is here freely considered a museum, that tries at the same time to maintain a fixed and increasingly anachronistic form.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2018-01-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/3132110.12957/maracanan.2018.31321Revista Maracanan; n. 18 (2018): Crise na e da História: desafio à escrita e à reflexão crítica; 181-1972359-00921807-989Xreponame:Revista Maracanan (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/31321/23104Blank, Javierinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-29T18:12:13Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/31321Revistahttp://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/maracananPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/maracanan/oairevista.maracanan@gmail.com||revista.maracanan@gmail.com2359-00921807-989Xopendoar:2019-03-29T18:12:13Revista Maracanan (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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