COGITAR UMA HISTÓRIA MARGINAL DA GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO: Uma abordagem via políticas de currículo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Geo UERJ |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/77746 |
Resumo: | Neste artigo abordo as mudanças pelas quais vem passando a geografia no Ensino Médio no Brasil. Considero, para pensar tais mudanças, os sentidos produzidos na hegemonia de discursos que defendem a integração curricular nas políticas públicas. Especificamente, focalizo relações tramadas entre a geografia e a interdisciplinaridade, compreendendo-as como momentos da política em que acontecem articulações em torno das ideias de integração. Com as contribuições da teoria do discurso, de Laclau, e do pensamento da Desconstrução, de Derrida, proponho uma abordagem discursiva para problematizar como a geografia tem sido significada, em diferentes contextos políticos, em suas relações com o nome interdisciplinaridade. Empiricamente, focalizo documentos curriculares nacionais através do quais busco matizar traços críticos à organização curricular por disciplinas e a defesa recorrente à integração curricular como horizonte para a formação. Com este enfoque, julgo também ser possível pensar uma leitura alternativa/marginal sobre uma história da disciplina escolar geografia, a partir das contribuições dos estudos curriculares em um registro pós-estrutural. |
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COGITAR UMA HISTÓRIA MARGINAL DA GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO: Uma abordagem via políticas de currículoPolíticas de currículo. Educação em geografia. Ensino Médio. História da disciplina escolar. Desconstrução.Neste artigo abordo as mudanças pelas quais vem passando a geografia no Ensino Médio no Brasil. Considero, para pensar tais mudanças, os sentidos produzidos na hegemonia de discursos que defendem a integração curricular nas políticas públicas. Especificamente, focalizo relações tramadas entre a geografia e a interdisciplinaridade, compreendendo-as como momentos da política em que acontecem articulações em torno das ideias de integração. Com as contribuições da teoria do discurso, de Laclau, e do pensamento da Desconstrução, de Derrida, proponho uma abordagem discursiva para problematizar como a geografia tem sido significada, em diferentes contextos políticos, em suas relações com o nome interdisciplinaridade. Empiricamente, focalizo documentos curriculares nacionais através do quais busco matizar traços críticos à organização curricular por disciplinas e a defesa recorrente à integração curricular como horizonte para a formação. Com este enfoque, julgo também ser possível pensar uma leitura alternativa/marginal sobre uma história da disciplina escolar geografia, a partir das contribuições dos estudos curriculares em um registro pós-estrutural.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2023-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/77746Geo UERJ; n. 43 (2023): Dossiê Margens da Educação em Geografia 1981-90211415-7543reponame:Geo UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/77746/48524Copyright (c) 2023 Hugo Heleno Camilo Costahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Hugo Heleno Camilo2023-12-28T19:43:49Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/77746Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/geouerjPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/geouerj/oaitunesregina@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br || geouerj.revista@gmail.com || glauciomarafon@hotmail.com1981-90211415-7543opendoar:2023-12-28T19:43:49Geo UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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