ANÁLISE DOS RISCOS OCUPACIONAIS INERENTES A UMA LAVRA GARIMPEIRA SUBTERRÂNEA DE QUARTZO RUTILADO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Rebeca Alves Leal de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Bertolino, Joselane Ramos Magalhães, Moraes, Danilo Souza Dias de, Cunha, Patric Patrese Lobo da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geo UERJ
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/52285
Resumo: A mineração sempre foi uma atividade perigosa que oferece riscos inerentes à prática da profissão. Uns dos principais desafios em um ambiente confinado subterrâneo é a estabilização do maciço e manutenção da qualidade da atmosfera, que combinados a fatores de riscos ocupacionais do trabalho como ruídos, umidade, ventilação, calor e poeira mineral, resultam em uma atividade insalubre aos trabalhadores. O objetivo deste trabalho foi analisar e classificar os riscos ocupacionais em uma extração de quartzo rutilado, e para tal foram utilizados equipamentos de medições de condições atmosféricas, climáticas e sonoras, além de observações in loco, como forma de mensurar os tipos de riscos existentes a saúde do trabalhador. Os resultados foram analisados a luz de normas brasileiras de segurança, saúde e higiene do trabalho, e conclui-se que o ambiente citado é insalubre aos trabalhadores, pois, oferece péssimas condições de trabalho aos garimpeiros, diminuindo a qualidade de vida e produtividade, aumentando prejuízos e maximizando os riscos de acidentes e doenças do trabalho.
id UERJ-21_300d3c91873eb8df8d301a8cea290a52
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/52285
network_acronym_str UERJ-21
network_name_str Geo UERJ
repository_id_str
spelling ANÁLISE DOS RISCOS OCUPACIONAIS INERENTES A UMA LAVRA GARIMPEIRA SUBTERRÂNEA DE QUARTZO RUTILADOMineração. Subterrânea. Saúde. Segurança do Trabalho. Riscos Ocupacionais.Mineração. Subterrânea. Saúde. Segurança do Trabalho. Riscos Ocupacionais.A mineração sempre foi uma atividade perigosa que oferece riscos inerentes à prática da profissão. Uns dos principais desafios em um ambiente confinado subterrâneo é a estabilização do maciço e manutenção da qualidade da atmosfera, que combinados a fatores de riscos ocupacionais do trabalho como ruídos, umidade, ventilação, calor e poeira mineral, resultam em uma atividade insalubre aos trabalhadores. O objetivo deste trabalho foi analisar e classificar os riscos ocupacionais em uma extração de quartzo rutilado, e para tal foram utilizados equipamentos de medições de condições atmosféricas, climáticas e sonoras, além de observações in loco, como forma de mensurar os tipos de riscos existentes a saúde do trabalhador. Os resultados foram analisados a luz de normas brasileiras de segurança, saúde e higiene do trabalho, e conclui-se que o ambiente citado é insalubre aos trabalhadores, pois, oferece péssimas condições de trabalho aos garimpeiros, diminuindo a qualidade de vida e produtividade, aumentando prejuízos e maximizando os riscos de acidentes e doenças do trabalho.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2021-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/5228510.12957/geouerj.2021.52285Geo UERJ; n. 39 (2021): JUL/DEZ - Turismo em Tempos de Pandemia; e522851981-90211415-7543reponame:Geo UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/52285/41026Copyright (c) 2021 Rebeca Alves Leal de Freitas, Joselane Ramos Magalhães Bertolino, Danilo Souza Dias de Moraes, Patric Patrese Lobo da Cunhainfo:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, Rebeca Alves Leal deBertolino, Joselane Ramos MagalhãesMoraes, Danilo Souza Dias deCunha, Patric Patrese Lobo da2022-02-20T22:32:10Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/52285Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/geouerjPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/geouerj/oaitunesregina@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br || geouerj.revista@gmail.com || glauciomarafon@hotmail.com1981-90211415-7543opendoar:2022-02-20T22:32:10Geo UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DOS RISCOS OCUPACIONAIS INERENTES A UMA LAVRA GARIMPEIRA SUBTERRÂNEA DE QUARTZO RUTILADO
title ANÁLISE DOS RISCOS OCUPACIONAIS INERENTES A UMA LAVRA GARIMPEIRA SUBTERRÂNEA DE QUARTZO RUTILADO
spellingShingle ANÁLISE DOS RISCOS OCUPACIONAIS INERENTES A UMA LAVRA GARIMPEIRA SUBTERRÂNEA DE QUARTZO RUTILADO
Freitas, Rebeca Alves Leal de
Mineração. Subterrânea. Saúde. Segurança do Trabalho. Riscos Ocupacionais.Mineração. Subterrânea. Saúde. Segurança do Trabalho. Riscos Ocupacionais.
title_short ANÁLISE DOS RISCOS OCUPACIONAIS INERENTES A UMA LAVRA GARIMPEIRA SUBTERRÂNEA DE QUARTZO RUTILADO
title_full ANÁLISE DOS RISCOS OCUPACIONAIS INERENTES A UMA LAVRA GARIMPEIRA SUBTERRÂNEA DE QUARTZO RUTILADO
title_fullStr ANÁLISE DOS RISCOS OCUPACIONAIS INERENTES A UMA LAVRA GARIMPEIRA SUBTERRÂNEA DE QUARTZO RUTILADO
title_full_unstemmed ANÁLISE DOS RISCOS OCUPACIONAIS INERENTES A UMA LAVRA GARIMPEIRA SUBTERRÂNEA DE QUARTZO RUTILADO
title_sort ANÁLISE DOS RISCOS OCUPACIONAIS INERENTES A UMA LAVRA GARIMPEIRA SUBTERRÂNEA DE QUARTZO RUTILADO
author Freitas, Rebeca Alves Leal de
author_facet Freitas, Rebeca Alves Leal de
Bertolino, Joselane Ramos Magalhães
Moraes, Danilo Souza Dias de
Cunha, Patric Patrese Lobo da
author_role author
author2 Bertolino, Joselane Ramos Magalhães
Moraes, Danilo Souza Dias de
Cunha, Patric Patrese Lobo da
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Rebeca Alves Leal de
Bertolino, Joselane Ramos Magalhães
Moraes, Danilo Souza Dias de
Cunha, Patric Patrese Lobo da
dc.subject.por.fl_str_mv Mineração. Subterrânea. Saúde. Segurança do Trabalho. Riscos Ocupacionais.Mineração. Subterrânea. Saúde. Segurança do Trabalho. Riscos Ocupacionais.
topic Mineração. Subterrânea. Saúde. Segurança do Trabalho. Riscos Ocupacionais.Mineração. Subterrânea. Saúde. Segurança do Trabalho. Riscos Ocupacionais.
description A mineração sempre foi uma atividade perigosa que oferece riscos inerentes à prática da profissão. Uns dos principais desafios em um ambiente confinado subterrâneo é a estabilização do maciço e manutenção da qualidade da atmosfera, que combinados a fatores de riscos ocupacionais do trabalho como ruídos, umidade, ventilação, calor e poeira mineral, resultam em uma atividade insalubre aos trabalhadores. O objetivo deste trabalho foi analisar e classificar os riscos ocupacionais em uma extração de quartzo rutilado, e para tal foram utilizados equipamentos de medições de condições atmosféricas, climáticas e sonoras, além de observações in loco, como forma de mensurar os tipos de riscos existentes a saúde do trabalhador. Os resultados foram analisados a luz de normas brasileiras de segurança, saúde e higiene do trabalho, e conclui-se que o ambiente citado é insalubre aos trabalhadores, pois, oferece péssimas condições de trabalho aos garimpeiros, diminuindo a qualidade de vida e produtividade, aumentando prejuízos e maximizando os riscos de acidentes e doenças do trabalho.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/52285
10.12957/geouerj.2021.52285
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/52285
identifier_str_mv 10.12957/geouerj.2021.52285
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/52285/41026
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Geo UERJ; n. 39 (2021): JUL/DEZ - Turismo em Tempos de Pandemia; e52285
1981-9021
1415-7543
reponame:Geo UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Geo UERJ
collection Geo UERJ
repository.name.fl_str_mv Geo UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv tunesregina@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br || geouerj.revista@gmail.com || glauciomarafon@hotmail.com
_version_ 1799317531021803520