FABULAÇÕES DO LUGAR: A criação de mundos na geografia escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Vitor
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geo UERJ
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/77765
Resumo: Esta pesquisa se forja em um exercício de fabulações com/no campo do currículo na pesquisa em educação em geografia.  Propõe-se compreender como, em tentativas de entregas ao contingencial e ao mundo em sua absurdidade, a fabulação de lugares potencializa a criação de mundos na geografia escolar, não se fechando em uma resposta, mas abrindo-se para multiplicidade dos corpos no lugar. Como cenário, aposta-se na composição de fabulações de uma Cartografia Profana realizada com estudantes do oitavo ano de uma escola estadual, localizada no Centro Histórico de Salvador – BA e/com intercessões ficcionais do corpo-pesquisador.  O texto foi tecido a partir de cinco correspondências por e-mail – onde se encontram diluídos o referencial teórico, a metodologia e os resultados – enviadas para um personagem conceitual deleuziano, o Nômade. Vislumbra-se, assim, a fabulação no campo da educação em geografia como uma forma de criação, em um novo real, que fazem crer em modos de existência outros.
id UERJ-21_65a89ae6de32215fdd3e2636a3e00ec4
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/77765
network_acronym_str UERJ-21
network_name_str Geo UERJ
repository_id_str
spelling FABULAÇÕES DO LUGAR: A criação de mundos na geografia escolarGeografia EscolarCurrículoFabulaçãoNômadeLugarEsta pesquisa se forja em um exercício de fabulações com/no campo do currículo na pesquisa em educação em geografia.  Propõe-se compreender como, em tentativas de entregas ao contingencial e ao mundo em sua absurdidade, a fabulação de lugares potencializa a criação de mundos na geografia escolar, não se fechando em uma resposta, mas abrindo-se para multiplicidade dos corpos no lugar. Como cenário, aposta-se na composição de fabulações de uma Cartografia Profana realizada com estudantes do oitavo ano de uma escola estadual, localizada no Centro Histórico de Salvador – BA e/com intercessões ficcionais do corpo-pesquisador.  O texto foi tecido a partir de cinco correspondências por e-mail – onde se encontram diluídos o referencial teórico, a metodologia e os resultados – enviadas para um personagem conceitual deleuziano, o Nômade. Vislumbra-se, assim, a fabulação no campo da educação em geografia como uma forma de criação, em um novo real, que fazem crer em modos de existência outros.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2023-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/7776510.12957/geouerj.2023.77765Geo UERJ; n. 43 (2023): Dossiê Margens da Educação em Geografia 1981-90211415-7543reponame:Geo UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/77765/50068Copyright (c) 2023 Vitor Marqueshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMarques, Vitor2024-05-16T19:00:30Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/77765Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/geouerjPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/geouerj/oaitunesregina@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br || geouerj.revista@gmail.com || glauciomarafon@hotmail.com1981-90211415-7543opendoar:2024-05-16T19:00:30Geo UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv FABULAÇÕES DO LUGAR: A criação de mundos na geografia escolar
title FABULAÇÕES DO LUGAR: A criação de mundos na geografia escolar
spellingShingle FABULAÇÕES DO LUGAR: A criação de mundos na geografia escolar
Marques, Vitor
Geografia Escolar
Currículo
Fabulação
Nômade
Lugar
title_short FABULAÇÕES DO LUGAR: A criação de mundos na geografia escolar
title_full FABULAÇÕES DO LUGAR: A criação de mundos na geografia escolar
title_fullStr FABULAÇÕES DO LUGAR: A criação de mundos na geografia escolar
title_full_unstemmed FABULAÇÕES DO LUGAR: A criação de mundos na geografia escolar
title_sort FABULAÇÕES DO LUGAR: A criação de mundos na geografia escolar
author Marques, Vitor
author_facet Marques, Vitor
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Vitor
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia Escolar
Currículo
Fabulação
Nômade
Lugar
topic Geografia Escolar
Currículo
Fabulação
Nômade
Lugar
description Esta pesquisa se forja em um exercício de fabulações com/no campo do currículo na pesquisa em educação em geografia.  Propõe-se compreender como, em tentativas de entregas ao contingencial e ao mundo em sua absurdidade, a fabulação de lugares potencializa a criação de mundos na geografia escolar, não se fechando em uma resposta, mas abrindo-se para multiplicidade dos corpos no lugar. Como cenário, aposta-se na composição de fabulações de uma Cartografia Profana realizada com estudantes do oitavo ano de uma escola estadual, localizada no Centro Histórico de Salvador – BA e/com intercessões ficcionais do corpo-pesquisador.  O texto foi tecido a partir de cinco correspondências por e-mail – onde se encontram diluídos o referencial teórico, a metodologia e os resultados – enviadas para um personagem conceitual deleuziano, o Nômade. Vislumbra-se, assim, a fabulação no campo da educação em geografia como uma forma de criação, em um novo real, que fazem crer em modos de existência outros.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/77765
10.12957/geouerj.2023.77765
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/77765
identifier_str_mv 10.12957/geouerj.2023.77765
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/77765/50068
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Vitor Marques
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Vitor Marques
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Geo UERJ; n. 43 (2023): Dossiê Margens da Educação em Geografia
1981-9021
1415-7543
reponame:Geo UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Geo UERJ
collection Geo UERJ
repository.name.fl_str_mv Geo UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv tunesregina@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br || geouerj.revista@gmail.com || glauciomarafon@hotmail.com
_version_ 1799317526666018816