FABULAÇÕES DO LUGAR: A criação de mundos na geografia escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Geo UERJ |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/77765 |
Resumo: | Esta pesquisa se forja em um exercício de fabulações com/no campo do currículo na pesquisa em educação em geografia. Propõe-se compreender como, em tentativas de entregas ao contingencial e ao mundo em sua absurdidade, a fabulação de lugares potencializa a criação de mundos na geografia escolar, não se fechando em uma resposta, mas abrindo-se para multiplicidade dos corpos no lugar. Como cenário, aposta-se na composição de fabulações de uma Cartografia Profana realizada com estudantes do oitavo ano de uma escola estadual, localizada no Centro Histórico de Salvador – BA e/com intercessões ficcionais do corpo-pesquisador. O texto foi tecido a partir de cinco correspondências por e-mail – onde se encontram diluídos o referencial teórico, a metodologia e os resultados – enviadas para um personagem conceitual deleuziano, o Nômade. Vislumbra-se, assim, a fabulação no campo da educação em geografia como uma forma de criação, em um novo real, que fazem crer em modos de existência outros. |
id |
UERJ-21_65a89ae6de32215fdd3e2636a3e00ec4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/77765 |
network_acronym_str |
UERJ-21 |
network_name_str |
Geo UERJ |
repository_id_str |
|
spelling |
FABULAÇÕES DO LUGAR: A criação de mundos na geografia escolarGeografia EscolarCurrículoFabulaçãoNômadeLugarEsta pesquisa se forja em um exercício de fabulações com/no campo do currículo na pesquisa em educação em geografia. Propõe-se compreender como, em tentativas de entregas ao contingencial e ao mundo em sua absurdidade, a fabulação de lugares potencializa a criação de mundos na geografia escolar, não se fechando em uma resposta, mas abrindo-se para multiplicidade dos corpos no lugar. Como cenário, aposta-se na composição de fabulações de uma Cartografia Profana realizada com estudantes do oitavo ano de uma escola estadual, localizada no Centro Histórico de Salvador – BA e/com intercessões ficcionais do corpo-pesquisador. O texto foi tecido a partir de cinco correspondências por e-mail – onde se encontram diluídos o referencial teórico, a metodologia e os resultados – enviadas para um personagem conceitual deleuziano, o Nômade. Vislumbra-se, assim, a fabulação no campo da educação em geografia como uma forma de criação, em um novo real, que fazem crer em modos de existência outros.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2023-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/7776510.12957/geouerj.2023.77765Geo UERJ; n. 43 (2023): Dossiê Margens da Educação em Geografia 1981-90211415-7543reponame:Geo UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/77765/50068Copyright (c) 2023 Vitor Marqueshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMarques, Vitor2024-05-16T19:00:30Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/77765Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/geouerjPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/geouerj/oaitunesregina@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br || geouerj.revista@gmail.com || glauciomarafon@hotmail.com1981-90211415-7543opendoar:2024-05-16T19:00:30Geo UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FABULAÇÕES DO LUGAR: A criação de mundos na geografia escolar |
title |
FABULAÇÕES DO LUGAR: A criação de mundos na geografia escolar |
spellingShingle |
FABULAÇÕES DO LUGAR: A criação de mundos na geografia escolar Marques, Vitor Geografia Escolar Currículo Fabulação Nômade Lugar |
title_short |
FABULAÇÕES DO LUGAR: A criação de mundos na geografia escolar |
title_full |
FABULAÇÕES DO LUGAR: A criação de mundos na geografia escolar |
title_fullStr |
FABULAÇÕES DO LUGAR: A criação de mundos na geografia escolar |
title_full_unstemmed |
FABULAÇÕES DO LUGAR: A criação de mundos na geografia escolar |
title_sort |
FABULAÇÕES DO LUGAR: A criação de mundos na geografia escolar |
author |
Marques, Vitor |
author_facet |
Marques, Vitor |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Vitor |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia Escolar Currículo Fabulação Nômade Lugar |
topic |
Geografia Escolar Currículo Fabulação Nômade Lugar |
description |
Esta pesquisa se forja em um exercício de fabulações com/no campo do currículo na pesquisa em educação em geografia. Propõe-se compreender como, em tentativas de entregas ao contingencial e ao mundo em sua absurdidade, a fabulação de lugares potencializa a criação de mundos na geografia escolar, não se fechando em uma resposta, mas abrindo-se para multiplicidade dos corpos no lugar. Como cenário, aposta-se na composição de fabulações de uma Cartografia Profana realizada com estudantes do oitavo ano de uma escola estadual, localizada no Centro Histórico de Salvador – BA e/com intercessões ficcionais do corpo-pesquisador. O texto foi tecido a partir de cinco correspondências por e-mail – onde se encontram diluídos o referencial teórico, a metodologia e os resultados – enviadas para um personagem conceitual deleuziano, o Nômade. Vislumbra-se, assim, a fabulação no campo da educação em geografia como uma forma de criação, em um novo real, que fazem crer em modos de existência outros. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/77765 10.12957/geouerj.2023.77765 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/77765 |
identifier_str_mv |
10.12957/geouerj.2023.77765 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/77765/50068 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Vitor Marques https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Vitor Marques https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Geo UERJ; n. 43 (2023): Dossiê Margens da Educação em Geografia 1981-9021 1415-7543 reponame:Geo UERJ instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Geo UERJ |
collection |
Geo UERJ |
repository.name.fl_str_mv |
Geo UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
tunesregina@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br || geouerj.revista@gmail.com || glauciomarafon@hotmail.com |
_version_ |
1799317526666018816 |