GEOPROCESSAMENTO APLICADO NA CARACTERIZAÇÃO AMBIENTAL DE UMA TRILHA ECOLÓGICA, EM DELFIM MOREIRA (MG)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Laila Beatriz Leite
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Melloni, Rogério, Pons, Nívea Adriana Dias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geo UERJ
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/74896
Resumo: As trilhas ecológicas são locais que promovem o ecoturismo, objetivando a valorização e sensibilização quanto à preservação e conservação dos recursos naturais. No entanto, muitas trilhas não têm recebido valor por parte dos órgãos ambientais ou proprietários, desmerecendo a sua função ambiental. Muito disso se deve à ausência de mapeamento e caracterização ambiental, também de seus recursos naturais importantes como corpos d´água passíveis de potabilidade e/ou balneabilidade. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo foi aplicar ferramentas de geoprocessamento na caracterização ambiental de uma trilha utilizada por romeiros, em Delfim Moreira, sul de Minas Gerais, e avaliar pontos de água de interesse dos usuários quanto à sua potabilidade (consumo humano) e balneabilidade (recreação), por meio de análise microbiológica de coliformes totais e Escherichia coli. Os mapas temáticos gerados foram de localização, vegetação, classificação pelo Índice de Vegetação da Diferença Normalizada (NDVI), hipsométrico, declividade, solos, clima, hidrografia e de áreas de preservação permanente (APP). Os resultados de análise microbiológica da água mostraram que as águas das nascentes que cortam a trilha estão contaminadas com coliformes fecais (E. coli), sendo impróprias para consumo de forma imediata. No entanto, as águas das cachoeiras presentes na trilha apresentaram-se excelentes para atividades recreativas. O mapeamento e caracterização ambiental evidenciou tratar-se de uma trilha em área protegida, com facilidade de acesso e baixo grau de esforço físico dos usuários, paisagem exuberante de Mata Atlântica, com forte apelo turístico e econômico por gestores ambientais e turísticos da região.
id UERJ-21_78c59c8d4d78ad1528d783593732082e
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/74896
network_acronym_str UERJ-21
network_name_str Geo UERJ
repository_id_str
spelling GEOPROCESSAMENTO APLICADO NA CARACTERIZAÇÃO AMBIENTAL DE UMA TRILHA ECOLÓGICA, EM DELFIM MOREIRA (MG)qualidade ambientalqualidade de águaecoturismomapa temáticoMata AtlânticaAs trilhas ecológicas são locais que promovem o ecoturismo, objetivando a valorização e sensibilização quanto à preservação e conservação dos recursos naturais. No entanto, muitas trilhas não têm recebido valor por parte dos órgãos ambientais ou proprietários, desmerecendo a sua função ambiental. Muito disso se deve à ausência de mapeamento e caracterização ambiental, também de seus recursos naturais importantes como corpos d´água passíveis de potabilidade e/ou balneabilidade. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo foi aplicar ferramentas de geoprocessamento na caracterização ambiental de uma trilha utilizada por romeiros, em Delfim Moreira, sul de Minas Gerais, e avaliar pontos de água de interesse dos usuários quanto à sua potabilidade (consumo humano) e balneabilidade (recreação), por meio de análise microbiológica de coliformes totais e Escherichia coli. Os mapas temáticos gerados foram de localização, vegetação, classificação pelo Índice de Vegetação da Diferença Normalizada (NDVI), hipsométrico, declividade, solos, clima, hidrografia e de áreas de preservação permanente (APP). Os resultados de análise microbiológica da água mostraram que as águas das nascentes que cortam a trilha estão contaminadas com coliformes fecais (E. coli), sendo impróprias para consumo de forma imediata. No entanto, as águas das cachoeiras presentes na trilha apresentaram-se excelentes para atividades recreativas. O mapeamento e caracterização ambiental evidenciou tratar-se de uma trilha em área protegida, com facilidade de acesso e baixo grau de esforço físico dos usuários, paisagem exuberante de Mata Atlântica, com forte apelo turístico e econômico por gestores ambientais e turísticos da região. Universidade do Estado do Rio de Janeiro2024-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/74896Geo UERJ; n. 44 (2024): Janeiro a junho 1981-90211415-7543reponame:Geo UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/74896/49889Copyright (c) 2024 Laila Beatriz Leite Andrade, Rogério Melloni, Nívea Adriana Dias Ponshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, Laila Beatriz LeiteMelloni, RogérioPons, Nívea Adriana Dias2024-04-30T17:05:10Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/74896Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/geouerjPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/geouerj/oaitunesregina@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br || geouerj.revista@gmail.com || glauciomarafon@hotmail.com1981-90211415-7543opendoar:2024-04-30T17:05:10Geo UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv GEOPROCESSAMENTO APLICADO NA CARACTERIZAÇÃO AMBIENTAL DE UMA TRILHA ECOLÓGICA, EM DELFIM MOREIRA (MG)
title GEOPROCESSAMENTO APLICADO NA CARACTERIZAÇÃO AMBIENTAL DE UMA TRILHA ECOLÓGICA, EM DELFIM MOREIRA (MG)
spellingShingle GEOPROCESSAMENTO APLICADO NA CARACTERIZAÇÃO AMBIENTAL DE UMA TRILHA ECOLÓGICA, EM DELFIM MOREIRA (MG)
Andrade, Laila Beatriz Leite
qualidade ambiental
qualidade de água
ecoturismo
mapa temático
Mata Atlântica
title_short GEOPROCESSAMENTO APLICADO NA CARACTERIZAÇÃO AMBIENTAL DE UMA TRILHA ECOLÓGICA, EM DELFIM MOREIRA (MG)
title_full GEOPROCESSAMENTO APLICADO NA CARACTERIZAÇÃO AMBIENTAL DE UMA TRILHA ECOLÓGICA, EM DELFIM MOREIRA (MG)
title_fullStr GEOPROCESSAMENTO APLICADO NA CARACTERIZAÇÃO AMBIENTAL DE UMA TRILHA ECOLÓGICA, EM DELFIM MOREIRA (MG)
title_full_unstemmed GEOPROCESSAMENTO APLICADO NA CARACTERIZAÇÃO AMBIENTAL DE UMA TRILHA ECOLÓGICA, EM DELFIM MOREIRA (MG)
title_sort GEOPROCESSAMENTO APLICADO NA CARACTERIZAÇÃO AMBIENTAL DE UMA TRILHA ECOLÓGICA, EM DELFIM MOREIRA (MG)
author Andrade, Laila Beatriz Leite
author_facet Andrade, Laila Beatriz Leite
Melloni, Rogério
Pons, Nívea Adriana Dias
author_role author
author2 Melloni, Rogério
Pons, Nívea Adriana Dias
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Laila Beatriz Leite
Melloni, Rogério
Pons, Nívea Adriana Dias
dc.subject.por.fl_str_mv qualidade ambiental
qualidade de água
ecoturismo
mapa temático
Mata Atlântica
topic qualidade ambiental
qualidade de água
ecoturismo
mapa temático
Mata Atlântica
description As trilhas ecológicas são locais que promovem o ecoturismo, objetivando a valorização e sensibilização quanto à preservação e conservação dos recursos naturais. No entanto, muitas trilhas não têm recebido valor por parte dos órgãos ambientais ou proprietários, desmerecendo a sua função ambiental. Muito disso se deve à ausência de mapeamento e caracterização ambiental, também de seus recursos naturais importantes como corpos d´água passíveis de potabilidade e/ou balneabilidade. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo foi aplicar ferramentas de geoprocessamento na caracterização ambiental de uma trilha utilizada por romeiros, em Delfim Moreira, sul de Minas Gerais, e avaliar pontos de água de interesse dos usuários quanto à sua potabilidade (consumo humano) e balneabilidade (recreação), por meio de análise microbiológica de coliformes totais e Escherichia coli. Os mapas temáticos gerados foram de localização, vegetação, classificação pelo Índice de Vegetação da Diferença Normalizada (NDVI), hipsométrico, declividade, solos, clima, hidrografia e de áreas de preservação permanente (APP). Os resultados de análise microbiológica da água mostraram que as águas das nascentes que cortam a trilha estão contaminadas com coliformes fecais (E. coli), sendo impróprias para consumo de forma imediata. No entanto, as águas das cachoeiras presentes na trilha apresentaram-se excelentes para atividades recreativas. O mapeamento e caracterização ambiental evidenciou tratar-se de uma trilha em área protegida, com facilidade de acesso e baixo grau de esforço físico dos usuários, paisagem exuberante de Mata Atlântica, com forte apelo turístico e econômico por gestores ambientais e turísticos da região.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/74896
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/74896
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/74896/49889
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Laila Beatriz Leite Andrade, Rogério Melloni, Nívea Adriana Dias Pons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Laila Beatriz Leite Andrade, Rogério Melloni, Nívea Adriana Dias Pons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Geo UERJ; n. 44 (2024): Janeiro a junho
1981-9021
1415-7543
reponame:Geo UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Geo UERJ
collection Geo UERJ
repository.name.fl_str_mv Geo UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv tunesregina@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br || geouerj.revista@gmail.com || glauciomarafon@hotmail.com
_version_ 1799317526661824512