RECONSTITUIÇÃO PALEOAMBIENTAL DA BACIA DO RIO GRANDE (BA), POR MEIO DA ANÁLISE DE FITÓLITOS E LUMINESCÊNCIA OPTICAMENTE ESTIMULADA (LOE)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, David Oldack Barcelos Ferreira
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Perez Filho, Archimedes, Coe, Heloisa Helena Gomes, Chueng, Karina Ferreira, Prebianca, Mateus Moriconi, Fumiya, Marcel Hideyuki
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geo UERJ
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/74515
Resumo: A Bacia Hidrográfica do Rio Grande (BRG) localiza-se no oeste do Estado da Bahia, sendo caracterizada principalmente pelo contraste altimétrico de cuestas e áreas de topografia suave, como também por se configurar como uma área de transição entre os biomas Cerrado e Caatinga. Este trabalho tem como objetivo compreender a dinâmica e transformação da paisagem no médio curso da BRG durante o Quaternário, tendo como base a investigação de coberturas superficiais de terraços fluviais, inferindo variações da vegetação e dos processos geomorfológicos associados a episódios de pulsações climáticas. A metodologia consistiu numa análise integrada envolvendo fitólitos; análises granulométricas e cronologia por datações por Luminescência Opticamente Estimulada. Não foram registradas grandes mudanças na cobertura vegetal para a BRG no Holoceno, com predomínio de vegetação aberta com pontual ocorrência de remanescentes florestais. No entanto, foi possível observar pequenas variações que identificaram períodos relativamente mais secos no Pleistoceno Superior e no Holoceno Médio, mais úmidos por volta de 1.430 anos AP, e variações de umidade nos últimos 420 anos.
id UERJ-21_981a88bab0005d9e9c5043c6f59ab55e
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/74515
network_acronym_str UERJ-21
network_name_str Geo UERJ
repository_id_str
spelling RECONSTITUIÇÃO PALEOAMBIENTAL DA BACIA DO RIO GRANDE (BA), POR MEIO DA ANÁLISE DE FITÓLITOS E LUMINESCÊNCIA OPTICAMENTE ESTIMULADA (LOE)Quaternário. Terraços Fluviais. Fitólitos. Luminescência Opticamente Estimulada.A Bacia Hidrográfica do Rio Grande (BRG) localiza-se no oeste do Estado da Bahia, sendo caracterizada principalmente pelo contraste altimétrico de cuestas e áreas de topografia suave, como também por se configurar como uma área de transição entre os biomas Cerrado e Caatinga. Este trabalho tem como objetivo compreender a dinâmica e transformação da paisagem no médio curso da BRG durante o Quaternário, tendo como base a investigação de coberturas superficiais de terraços fluviais, inferindo variações da vegetação e dos processos geomorfológicos associados a episódios de pulsações climáticas. A metodologia consistiu numa análise integrada envolvendo fitólitos; análises granulométricas e cronologia por datações por Luminescência Opticamente Estimulada. Não foram registradas grandes mudanças na cobertura vegetal para a BRG no Holoceno, com predomínio de vegetação aberta com pontual ocorrência de remanescentes florestais. No entanto, foi possível observar pequenas variações que identificaram períodos relativamente mais secos no Pleistoceno Superior e no Holoceno Médio, mais úmidos por volta de 1.430 anos AP, e variações de umidade nos últimos 420 anos.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2023-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/7451510.12957/geouerj.2023.74515Geo UERJ; n. 42 (2023): Dossiê XIX SBGFA - Antropoceno: das transformações às metamorfoses das paisagens e do mundo1981-90211415-7543reponame:Geo UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/74515/46642Copyright (c) 2023 David Oldack Barcelos Ferreira Machado, Archimedes Perez Filho, Heloisa Helena Gomes Coe, Karina Ferreira Chueng, Mateus Moriconi Prebianca, Marcel Hideyuki Fumiyainfo:eu-repo/semantics/openAccessMachado, David Oldack Barcelos FerreiraPerez Filho, ArchimedesCoe, Heloisa Helena GomesChueng, Karina FerreiraPrebianca, Mateus MoriconiFumiya, Marcel Hideyuki2023-08-31T23:24:06Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/74515Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/geouerjPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/geouerj/oaitunesregina@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br || geouerj.revista@gmail.com || glauciomarafon@hotmail.com1981-90211415-7543opendoar:2023-08-31T23:24:06Geo UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv RECONSTITUIÇÃO PALEOAMBIENTAL DA BACIA DO RIO GRANDE (BA), POR MEIO DA ANÁLISE DE FITÓLITOS E LUMINESCÊNCIA OPTICAMENTE ESTIMULADA (LOE)
title RECONSTITUIÇÃO PALEOAMBIENTAL DA BACIA DO RIO GRANDE (BA), POR MEIO DA ANÁLISE DE FITÓLITOS E LUMINESCÊNCIA OPTICAMENTE ESTIMULADA (LOE)
spellingShingle RECONSTITUIÇÃO PALEOAMBIENTAL DA BACIA DO RIO GRANDE (BA), POR MEIO DA ANÁLISE DE FITÓLITOS E LUMINESCÊNCIA OPTICAMENTE ESTIMULADA (LOE)
Machado, David Oldack Barcelos Ferreira
Quaternário. Terraços Fluviais. Fitólitos. Luminescência Opticamente Estimulada.
title_short RECONSTITUIÇÃO PALEOAMBIENTAL DA BACIA DO RIO GRANDE (BA), POR MEIO DA ANÁLISE DE FITÓLITOS E LUMINESCÊNCIA OPTICAMENTE ESTIMULADA (LOE)
title_full RECONSTITUIÇÃO PALEOAMBIENTAL DA BACIA DO RIO GRANDE (BA), POR MEIO DA ANÁLISE DE FITÓLITOS E LUMINESCÊNCIA OPTICAMENTE ESTIMULADA (LOE)
title_fullStr RECONSTITUIÇÃO PALEOAMBIENTAL DA BACIA DO RIO GRANDE (BA), POR MEIO DA ANÁLISE DE FITÓLITOS E LUMINESCÊNCIA OPTICAMENTE ESTIMULADA (LOE)
title_full_unstemmed RECONSTITUIÇÃO PALEOAMBIENTAL DA BACIA DO RIO GRANDE (BA), POR MEIO DA ANÁLISE DE FITÓLITOS E LUMINESCÊNCIA OPTICAMENTE ESTIMULADA (LOE)
title_sort RECONSTITUIÇÃO PALEOAMBIENTAL DA BACIA DO RIO GRANDE (BA), POR MEIO DA ANÁLISE DE FITÓLITOS E LUMINESCÊNCIA OPTICAMENTE ESTIMULADA (LOE)
author Machado, David Oldack Barcelos Ferreira
author_facet Machado, David Oldack Barcelos Ferreira
Perez Filho, Archimedes
Coe, Heloisa Helena Gomes
Chueng, Karina Ferreira
Prebianca, Mateus Moriconi
Fumiya, Marcel Hideyuki
author_role author
author2 Perez Filho, Archimedes
Coe, Heloisa Helena Gomes
Chueng, Karina Ferreira
Prebianca, Mateus Moriconi
Fumiya, Marcel Hideyuki
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, David Oldack Barcelos Ferreira
Perez Filho, Archimedes
Coe, Heloisa Helena Gomes
Chueng, Karina Ferreira
Prebianca, Mateus Moriconi
Fumiya, Marcel Hideyuki
dc.subject.por.fl_str_mv Quaternário. Terraços Fluviais. Fitólitos. Luminescência Opticamente Estimulada.
topic Quaternário. Terraços Fluviais. Fitólitos. Luminescência Opticamente Estimulada.
description A Bacia Hidrográfica do Rio Grande (BRG) localiza-se no oeste do Estado da Bahia, sendo caracterizada principalmente pelo contraste altimétrico de cuestas e áreas de topografia suave, como também por se configurar como uma área de transição entre os biomas Cerrado e Caatinga. Este trabalho tem como objetivo compreender a dinâmica e transformação da paisagem no médio curso da BRG durante o Quaternário, tendo como base a investigação de coberturas superficiais de terraços fluviais, inferindo variações da vegetação e dos processos geomorfológicos associados a episódios de pulsações climáticas. A metodologia consistiu numa análise integrada envolvendo fitólitos; análises granulométricas e cronologia por datações por Luminescência Opticamente Estimulada. Não foram registradas grandes mudanças na cobertura vegetal para a BRG no Holoceno, com predomínio de vegetação aberta com pontual ocorrência de remanescentes florestais. No entanto, foi possível observar pequenas variações que identificaram períodos relativamente mais secos no Pleistoceno Superior e no Holoceno Médio, mais úmidos por volta de 1.430 anos AP, e variações de umidade nos últimos 420 anos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/74515
10.12957/geouerj.2023.74515
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/74515
identifier_str_mv 10.12957/geouerj.2023.74515
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/74515/46642
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Geo UERJ; n. 42 (2023): Dossiê XIX SBGFA - Antropoceno: das transformações às metamorfoses das paisagens e do mundo
1981-9021
1415-7543
reponame:Geo UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Geo UERJ
collection Geo UERJ
repository.name.fl_str_mv Geo UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv tunesregina@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br || geouerj.revista@gmail.com || glauciomarafon@hotmail.com
_version_ 1799317531688697856