TRANSAMAZÔNIA: VAMOS AO CAMPO? SENSO COMUM DOUTO E MORTE DO VIVER

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pantoja, Wallace Wagner Rodrigues
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Reis, Herique Heber dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geo UERJ
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/15679
Resumo: doi: 10.12957/geouerj.2016.15679 Este artigo é parte de um plano em processo, investigar as representações geograficamente valorizadas acerca da Transamazônica (BR-230) e quais as repercussões destas representações, tanto para os lugares na Transamazônica Paraense, quanto para o saber veiculado pela geografia acerca destes lugares, no plano da educação básica pensada como geopolítica. Nosso objetivo é discutir a relação entre o saber veiculado pelos livros didáticos, chancelados por geógrafos, suas abordagens do espaço amazônico e, especificamente, o espaço transamazônico, confrontando tal saber com a geograficidade dos lugares, para esclarecimento da distância entre representação e vivência geográfica. Partindo do espaço enquanto fenômeno da existência intencionalmente apropriado pelos indivíduos e grupos sociais, metodologicamente, desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica dos livros didáticos e uma pesquisa participativa, em processo, nos municípios de Pacajá e Anapu (PA), cortados pela Transamazônica. Como conclusão, evidenciamos o senso comum douto que empobrece as representações geográficas acerca da Transamazônica e, mesmo criticando uma geopolítica que privou homens e mulheres transamazônicos, acaba por refinar tal empobrecimento, suprimindo o vivido em prol de uma representação científica que justifica visões de mundo persistentes sobre o espaço Amazônico.
id UERJ-21_c168111ef3d009e3425667f9ed7cbcdd
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/15679
network_acronym_str UERJ-21
network_name_str Geo UERJ
repository_id_str
spelling TRANSAMAZÔNIA: VAMOS AO CAMPO? SENSO COMUM DOUTO E MORTE DO VIVERTRANSAMAZÔNICA: WE GO TO THE FIELDS? THE COMMON SENSE SCHOLAR AND THE DEATH OF LIVINGGeographical ImaginationsPlaceCountry Side EducationTextbookGeopoliticsImaginações GeográficasLugarEducação do/no CampoLivro DidáticoGeopolíticadoi: 10.12957/geouerj.2016.15679 Este artigo é parte de um plano em processo, investigar as representações geograficamente valorizadas acerca da Transamazônica (BR-230) e quais as repercussões destas representações, tanto para os lugares na Transamazônica Paraense, quanto para o saber veiculado pela geografia acerca destes lugares, no plano da educação básica pensada como geopolítica. Nosso objetivo é discutir a relação entre o saber veiculado pelos livros didáticos, chancelados por geógrafos, suas abordagens do espaço amazônico e, especificamente, o espaço transamazônico, confrontando tal saber com a geograficidade dos lugares, para esclarecimento da distância entre representação e vivência geográfica. Partindo do espaço enquanto fenômeno da existência intencionalmente apropriado pelos indivíduos e grupos sociais, metodologicamente, desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica dos livros didáticos e uma pesquisa participativa, em processo, nos municípios de Pacajá e Anapu (PA), cortados pela Transamazônica. Como conclusão, evidenciamos o senso comum douto que empobrece as representações geográficas acerca da Transamazônica e, mesmo criticando uma geopolítica que privou homens e mulheres transamazônicos, acaba por refinar tal empobrecimento, suprimindo o vivido em prol de uma representação científica que justifica visões de mundo persistentes sobre o espaço Amazônico.doi: 10.12957/geouerj.2016.15679 This article is part of an plan and process that is to investigate the impact of the geographical representations, valued about the Transamazônica highway, beyond, which the effect of this representation, for both the Transamazônica places in Pará (Brazil), as to the knowledge propagated by the geography about these places, on the level of basic education, thought as geopolitical. Our goal is to discuss the relationship between the knowledge propagated by textbooks signed by geographers and their approach by the Amazonia space in general and the Transamazonic space in specific, confronted such knowledge with the geograficity places, to understanding the distance between representation and geographic reality. Starting from space as a phenomenon of existence, methodologically, we developed a literature search of the textbooks and a participatory research, still in process, on the cities of Pacajá and Anapu (Pará), crossed by Transamazônica. As conclusion, we observed the common sense scholar, that impoverishes geographically representations of the Transamazônica and, even criticizing the geopolitical which deprived men and women who live in Transamazônica region, ends up refine such impoverishment, killing the real in favor of a scientific representation that justifies persistent worldviews about the Amazon space.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2016-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/1567910.12957/geouerj.2016.15679Geo UERJ; n. 28 (2016): Jan/Jun; 196-2181981-90211415-7543reponame:Geo UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/15679/16689Pantoja, Wallace Wagner RodriguesReis, Herique Heber dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-20T21:16:20Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/15679Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/geouerjPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/geouerj/oaitunesregina@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br || geouerj.revista@gmail.com || glauciomarafon@hotmail.com1981-90211415-7543opendoar:2022-02-20T21:16:20Geo UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv TRANSAMAZÔNIA: VAMOS AO CAMPO? SENSO COMUM DOUTO E MORTE DO VIVER
TRANSAMAZÔNICA: WE GO TO THE FIELDS? THE COMMON SENSE SCHOLAR AND THE DEATH OF LIVING
title TRANSAMAZÔNIA: VAMOS AO CAMPO? SENSO COMUM DOUTO E MORTE DO VIVER
spellingShingle TRANSAMAZÔNIA: VAMOS AO CAMPO? SENSO COMUM DOUTO E MORTE DO VIVER
Pantoja, Wallace Wagner Rodrigues
Geographical Imaginations
Place
Country Side Education
Textbook
Geopolitics
Imaginações Geográficas
Lugar
Educação do/no Campo
Livro Didático
Geopolítica
title_short TRANSAMAZÔNIA: VAMOS AO CAMPO? SENSO COMUM DOUTO E MORTE DO VIVER
title_full TRANSAMAZÔNIA: VAMOS AO CAMPO? SENSO COMUM DOUTO E MORTE DO VIVER
title_fullStr TRANSAMAZÔNIA: VAMOS AO CAMPO? SENSO COMUM DOUTO E MORTE DO VIVER
title_full_unstemmed TRANSAMAZÔNIA: VAMOS AO CAMPO? SENSO COMUM DOUTO E MORTE DO VIVER
title_sort TRANSAMAZÔNIA: VAMOS AO CAMPO? SENSO COMUM DOUTO E MORTE DO VIVER
author Pantoja, Wallace Wagner Rodrigues
author_facet Pantoja, Wallace Wagner Rodrigues
Reis, Herique Heber dos Santos
author_role author
author2 Reis, Herique Heber dos Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pantoja, Wallace Wagner Rodrigues
Reis, Herique Heber dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Geographical Imaginations
Place
Country Side Education
Textbook
Geopolitics
Imaginações Geográficas
Lugar
Educação do/no Campo
Livro Didático
Geopolítica
topic Geographical Imaginations
Place
Country Side Education
Textbook
Geopolitics
Imaginações Geográficas
Lugar
Educação do/no Campo
Livro Didático
Geopolítica
description doi: 10.12957/geouerj.2016.15679 Este artigo é parte de um plano em processo, investigar as representações geograficamente valorizadas acerca da Transamazônica (BR-230) e quais as repercussões destas representações, tanto para os lugares na Transamazônica Paraense, quanto para o saber veiculado pela geografia acerca destes lugares, no plano da educação básica pensada como geopolítica. Nosso objetivo é discutir a relação entre o saber veiculado pelos livros didáticos, chancelados por geógrafos, suas abordagens do espaço amazônico e, especificamente, o espaço transamazônico, confrontando tal saber com a geograficidade dos lugares, para esclarecimento da distância entre representação e vivência geográfica. Partindo do espaço enquanto fenômeno da existência intencionalmente apropriado pelos indivíduos e grupos sociais, metodologicamente, desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica dos livros didáticos e uma pesquisa participativa, em processo, nos municípios de Pacajá e Anapu (PA), cortados pela Transamazônica. Como conclusão, evidenciamos o senso comum douto que empobrece as representações geográficas acerca da Transamazônica e, mesmo criticando uma geopolítica que privou homens e mulheres transamazônicos, acaba por refinar tal empobrecimento, suprimindo o vivido em prol de uma representação científica que justifica visões de mundo persistentes sobre o espaço Amazônico.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/15679
10.12957/geouerj.2016.15679
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/15679
identifier_str_mv 10.12957/geouerj.2016.15679
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/15679/16689
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Geo UERJ; n. 28 (2016): Jan/Jun; 196-218
1981-9021
1415-7543
reponame:Geo UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Geo UERJ
collection Geo UERJ
repository.name.fl_str_mv Geo UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv tunesregina@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br || geouerj.revista@gmail.com || glauciomarafon@hotmail.com
_version_ 1799317528214765568