TRANSAMAZÔNIA: VAMOS AO CAMPO? SENSO COMUM DOUTO E MORTE DO VIVER
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Geo UERJ |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/15679 |
Resumo: | doi: 10.12957/geouerj.2016.15679 Este artigo é parte de um plano em processo, investigar as representações geograficamente valorizadas acerca da Transamazônica (BR-230) e quais as repercussões destas representações, tanto para os lugares na Transamazônica Paraense, quanto para o saber veiculado pela geografia acerca destes lugares, no plano da educação básica pensada como geopolítica. Nosso objetivo é discutir a relação entre o saber veiculado pelos livros didáticos, chancelados por geógrafos, suas abordagens do espaço amazônico e, especificamente, o espaço transamazônico, confrontando tal saber com a geograficidade dos lugares, para esclarecimento da distância entre representação e vivência geográfica. Partindo do espaço enquanto fenômeno da existência intencionalmente apropriado pelos indivíduos e grupos sociais, metodologicamente, desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica dos livros didáticos e uma pesquisa participativa, em processo, nos municípios de Pacajá e Anapu (PA), cortados pela Transamazônica. Como conclusão, evidenciamos o senso comum douto que empobrece as representações geográficas acerca da Transamazônica e, mesmo criticando uma geopolítica que privou homens e mulheres transamazônicos, acaba por refinar tal empobrecimento, suprimindo o vivido em prol de uma representação científica que justifica visões de mundo persistentes sobre o espaço Amazônico. |
id |
UERJ-21_c168111ef3d009e3425667f9ed7cbcdd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/15679 |
network_acronym_str |
UERJ-21 |
network_name_str |
Geo UERJ |
repository_id_str |
|
spelling |
TRANSAMAZÔNIA: VAMOS AO CAMPO? SENSO COMUM DOUTO E MORTE DO VIVERTRANSAMAZÔNICA: WE GO TO THE FIELDS? THE COMMON SENSE SCHOLAR AND THE DEATH OF LIVINGGeographical ImaginationsPlaceCountry Side EducationTextbookGeopoliticsImaginações GeográficasLugarEducação do/no CampoLivro DidáticoGeopolíticadoi: 10.12957/geouerj.2016.15679 Este artigo é parte de um plano em processo, investigar as representações geograficamente valorizadas acerca da Transamazônica (BR-230) e quais as repercussões destas representações, tanto para os lugares na Transamazônica Paraense, quanto para o saber veiculado pela geografia acerca destes lugares, no plano da educação básica pensada como geopolítica. Nosso objetivo é discutir a relação entre o saber veiculado pelos livros didáticos, chancelados por geógrafos, suas abordagens do espaço amazônico e, especificamente, o espaço transamazônico, confrontando tal saber com a geograficidade dos lugares, para esclarecimento da distância entre representação e vivência geográfica. Partindo do espaço enquanto fenômeno da existência intencionalmente apropriado pelos indivíduos e grupos sociais, metodologicamente, desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica dos livros didáticos e uma pesquisa participativa, em processo, nos municípios de Pacajá e Anapu (PA), cortados pela Transamazônica. Como conclusão, evidenciamos o senso comum douto que empobrece as representações geográficas acerca da Transamazônica e, mesmo criticando uma geopolítica que privou homens e mulheres transamazônicos, acaba por refinar tal empobrecimento, suprimindo o vivido em prol de uma representação científica que justifica visões de mundo persistentes sobre o espaço Amazônico.doi: 10.12957/geouerj.2016.15679 This article is part of an plan and process that is to investigate the impact of the geographical representations, valued about the Transamazônica highway, beyond, which the effect of this representation, for both the Transamazônica places in Pará (Brazil), as to the knowledge propagated by the geography about these places, on the level of basic education, thought as geopolitical. Our goal is to discuss the relationship between the knowledge propagated by textbooks signed by geographers and their approach by the Amazonia space in general and the Transamazonic space in specific, confronted such knowledge with the geograficity places, to understanding the distance between representation and geographic reality. Starting from space as a phenomenon of existence, methodologically, we developed a literature search of the textbooks and a participatory research, still in process, on the cities of Pacajá and Anapu (Pará), crossed by Transamazônica. As conclusion, we observed the common sense scholar, that impoverishes geographically representations of the Transamazônica and, even criticizing the geopolitical which deprived men and women who live in Transamazônica region, ends up refine such impoverishment, killing the real in favor of a scientific representation that justifies persistent worldviews about the Amazon space.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2016-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/1567910.12957/geouerj.2016.15679Geo UERJ; n. 28 (2016): Jan/Jun; 196-2181981-90211415-7543reponame:Geo UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/15679/16689Pantoja, Wallace Wagner RodriguesReis, Herique Heber dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-20T21:16:20Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/15679Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/geouerjPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/geouerj/oaitunesregina@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br || geouerj.revista@gmail.com || glauciomarafon@hotmail.com1981-90211415-7543opendoar:2022-02-20T21:16:20Geo UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TRANSAMAZÔNIA: VAMOS AO CAMPO? SENSO COMUM DOUTO E MORTE DO VIVER TRANSAMAZÔNICA: WE GO TO THE FIELDS? THE COMMON SENSE SCHOLAR AND THE DEATH OF LIVING |
title |
TRANSAMAZÔNIA: VAMOS AO CAMPO? SENSO COMUM DOUTO E MORTE DO VIVER |
spellingShingle |
TRANSAMAZÔNIA: VAMOS AO CAMPO? SENSO COMUM DOUTO E MORTE DO VIVER Pantoja, Wallace Wagner Rodrigues Geographical Imaginations Place Country Side Education Textbook Geopolitics Imaginações Geográficas Lugar Educação do/no Campo Livro Didático Geopolítica |
title_short |
TRANSAMAZÔNIA: VAMOS AO CAMPO? SENSO COMUM DOUTO E MORTE DO VIVER |
title_full |
TRANSAMAZÔNIA: VAMOS AO CAMPO? SENSO COMUM DOUTO E MORTE DO VIVER |
title_fullStr |
TRANSAMAZÔNIA: VAMOS AO CAMPO? SENSO COMUM DOUTO E MORTE DO VIVER |
title_full_unstemmed |
TRANSAMAZÔNIA: VAMOS AO CAMPO? SENSO COMUM DOUTO E MORTE DO VIVER |
title_sort |
TRANSAMAZÔNIA: VAMOS AO CAMPO? SENSO COMUM DOUTO E MORTE DO VIVER |
author |
Pantoja, Wallace Wagner Rodrigues |
author_facet |
Pantoja, Wallace Wagner Rodrigues Reis, Herique Heber dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Reis, Herique Heber dos Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pantoja, Wallace Wagner Rodrigues Reis, Herique Heber dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geographical Imaginations Place Country Side Education Textbook Geopolitics Imaginações Geográficas Lugar Educação do/no Campo Livro Didático Geopolítica |
topic |
Geographical Imaginations Place Country Side Education Textbook Geopolitics Imaginações Geográficas Lugar Educação do/no Campo Livro Didático Geopolítica |
description |
doi: 10.12957/geouerj.2016.15679 Este artigo é parte de um plano em processo, investigar as representações geograficamente valorizadas acerca da Transamazônica (BR-230) e quais as repercussões destas representações, tanto para os lugares na Transamazônica Paraense, quanto para o saber veiculado pela geografia acerca destes lugares, no plano da educação básica pensada como geopolítica. Nosso objetivo é discutir a relação entre o saber veiculado pelos livros didáticos, chancelados por geógrafos, suas abordagens do espaço amazônico e, especificamente, o espaço transamazônico, confrontando tal saber com a geograficidade dos lugares, para esclarecimento da distância entre representação e vivência geográfica. Partindo do espaço enquanto fenômeno da existência intencionalmente apropriado pelos indivíduos e grupos sociais, metodologicamente, desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica dos livros didáticos e uma pesquisa participativa, em processo, nos municípios de Pacajá e Anapu (PA), cortados pela Transamazônica. Como conclusão, evidenciamos o senso comum douto que empobrece as representações geográficas acerca da Transamazônica e, mesmo criticando uma geopolítica que privou homens e mulheres transamazônicos, acaba por refinar tal empobrecimento, suprimindo o vivido em prol de uma representação científica que justifica visões de mundo persistentes sobre o espaço Amazônico. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/15679 10.12957/geouerj.2016.15679 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/15679 |
identifier_str_mv |
10.12957/geouerj.2016.15679 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/15679/16689 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Geo UERJ; n. 28 (2016): Jan/Jun; 196-218 1981-9021 1415-7543 reponame:Geo UERJ instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Geo UERJ |
collection |
Geo UERJ |
repository.name.fl_str_mv |
Geo UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
tunesregina@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br || geouerj.revista@gmail.com || glauciomarafon@hotmail.com |
_version_ |
1799317528214765568 |