GEOGRAFIA, PLANEJAMENTO AMBIENTAL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ENTRE OS PARÂMETROS LEGAIS E AS PRÁTICAS REAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gama, Sonial Vidal Gomes da
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Carvalho, Daniele Teixeira, Carvalho Junior, Ronaldo Pimenta de Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geo UERJ
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/4817
Resumo: doi: 10.12957/geouerj.2012.4817 ResumoA preocupação dos profissionais de Geografia com as questões ambientais e, em especial, com o Planejamento Ambiental e a Educação Ambiental está presente nos diferentes segmentos de ensino vigentes no país, bem como no cotidiano de nossa sociedade. No âmbito acadêmico, seja nas atividades de ensino, pesquisa ou extensão a Geografia vem sinalizando a necessidade de refletir e discutir o melhor modo de aplicar os conteúdos inerentes a Ciência Geográfica, dentre eles o de Planejamento Ambiental, e o melhor modo de manter a transversalidade do tema Educação Ambiental. O presente tem como objetivo principal identificar os parâmetros legais do planejamento ambiental e da educação ambiental nos patamares políticos do País para a compreensão do distanciamento entre a sala de aula e a complexa realidade ambiental. Desse modo poderão ser pensadas estratégias no sentido de promover a integração entre o ensino e a questão ambiental bem como discutir em que medida a geografia trabalha as estratégias de planejamento e educação ambiental dentro e fora da sala de aula.Palavras-chave: PNMA, Constituição Brasileira, PCNs, Ambiente, Cidadania.AbstractThe concern of rofessional geography with environmental issues and in particular with the Environmental Planning and Environmental Education is present in different segments of education prevailing in the country and the everyday life of our society. In the academic sphere, whether in teaching, researchor extension Geography is signaling the need to reflect and discuss how best toapply the content inherent in Geographic Science, among them the Environmental Planning and the best way to maintain the transversality Environmental Educationtheme. This has as main objective to identify the legal parameters of theenvironmental planning and environmental education in the country's politicallevels to understand the gap between the classroom and the complexenvironmental reality. Thus may be thoughtful strategies to promote integrationbetween education and environmental issues and to discuss to what extent the geography works planning strategies and environmental education inside and outside the classroom.Keywords: geography education,interdisciplinary,environment, citizenship,governance
id UERJ-21_eaf26b182a36152bff29ca37a62f6ea7
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/4817
network_acronym_str UERJ-21
network_name_str Geo UERJ
repository_id_str
spelling GEOGRAFIA, PLANEJAMENTO AMBIENTAL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ENTRE OS PARÂMETROS LEGAIS E AS PRÁTICAS REAISdoi: 10.12957/geouerj.2012.4817 ResumoA preocupação dos profissionais de Geografia com as questões ambientais e, em especial, com o Planejamento Ambiental e a Educação Ambiental está presente nos diferentes segmentos de ensino vigentes no país, bem como no cotidiano de nossa sociedade. No âmbito acadêmico, seja nas atividades de ensino, pesquisa ou extensão a Geografia vem sinalizando a necessidade de refletir e discutir o melhor modo de aplicar os conteúdos inerentes a Ciência Geográfica, dentre eles o de Planejamento Ambiental, e o melhor modo de manter a transversalidade do tema Educação Ambiental. O presente tem como objetivo principal identificar os parâmetros legais do planejamento ambiental e da educação ambiental nos patamares políticos do País para a compreensão do distanciamento entre a sala de aula e a complexa realidade ambiental. Desse modo poderão ser pensadas estratégias no sentido de promover a integração entre o ensino e a questão ambiental bem como discutir em que medida a geografia trabalha as estratégias de planejamento e educação ambiental dentro e fora da sala de aula.Palavras-chave: PNMA, Constituição Brasileira, PCNs, Ambiente, Cidadania.AbstractThe concern of rofessional geography with environmental issues and in particular with the Environmental Planning and Environmental Education is present in different segments of education prevailing in the country and the everyday life of our society. In the academic sphere, whether in teaching, researchor extension Geography is signaling the need to reflect and discuss how best toapply the content inherent in Geographic Science, among them the Environmental Planning and the best way to maintain the transversality Environmental Educationtheme. This has as main objective to identify the legal parameters of theenvironmental planning and environmental education in the country's politicallevels to understand the gap between the classroom and the complexenvironmental reality. Thus may be thoughtful strategies to promote integrationbetween education and environmental issues and to discuss to what extent the geography works planning strategies and environmental education inside and outside the classroom.Keywords: geography education,interdisciplinary,environment, citizenship,governanceUniversidade do Estado do Rio de Janeiro2012-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/481710.12957/geouerj.2012.4817Geo UERJ; v. 2 n. 23 (2012): Jul/Dez; 524-5511981-90211415-7543reponame:Geo UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/4817/5416Gama, Sonial Vidal Gomes daCarvalho, Daniele TeixeiraCarvalho Junior, Ronaldo Pimenta de Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-20T21:26:57Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/4817Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/geouerjPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/geouerj/oaitunesregina@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br || geouerj.revista@gmail.com || glauciomarafon@hotmail.com1981-90211415-7543opendoar:2022-02-20T21:26:57Geo UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv GEOGRAFIA, PLANEJAMENTO AMBIENTAL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ENTRE OS PARÂMETROS LEGAIS E AS PRÁTICAS REAIS
title GEOGRAFIA, PLANEJAMENTO AMBIENTAL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ENTRE OS PARÂMETROS LEGAIS E AS PRÁTICAS REAIS
spellingShingle GEOGRAFIA, PLANEJAMENTO AMBIENTAL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ENTRE OS PARÂMETROS LEGAIS E AS PRÁTICAS REAIS
Gama, Sonial Vidal Gomes da
title_short GEOGRAFIA, PLANEJAMENTO AMBIENTAL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ENTRE OS PARÂMETROS LEGAIS E AS PRÁTICAS REAIS
title_full GEOGRAFIA, PLANEJAMENTO AMBIENTAL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ENTRE OS PARÂMETROS LEGAIS E AS PRÁTICAS REAIS
title_fullStr GEOGRAFIA, PLANEJAMENTO AMBIENTAL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ENTRE OS PARÂMETROS LEGAIS E AS PRÁTICAS REAIS
title_full_unstemmed GEOGRAFIA, PLANEJAMENTO AMBIENTAL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ENTRE OS PARÂMETROS LEGAIS E AS PRÁTICAS REAIS
title_sort GEOGRAFIA, PLANEJAMENTO AMBIENTAL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ENTRE OS PARÂMETROS LEGAIS E AS PRÁTICAS REAIS
author Gama, Sonial Vidal Gomes da
author_facet Gama, Sonial Vidal Gomes da
Carvalho, Daniele Teixeira
Carvalho Junior, Ronaldo Pimenta de Carvalho
author_role author
author2 Carvalho, Daniele Teixeira
Carvalho Junior, Ronaldo Pimenta de Carvalho
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gama, Sonial Vidal Gomes da
Carvalho, Daniele Teixeira
Carvalho Junior, Ronaldo Pimenta de Carvalho
description doi: 10.12957/geouerj.2012.4817 ResumoA preocupação dos profissionais de Geografia com as questões ambientais e, em especial, com o Planejamento Ambiental e a Educação Ambiental está presente nos diferentes segmentos de ensino vigentes no país, bem como no cotidiano de nossa sociedade. No âmbito acadêmico, seja nas atividades de ensino, pesquisa ou extensão a Geografia vem sinalizando a necessidade de refletir e discutir o melhor modo de aplicar os conteúdos inerentes a Ciência Geográfica, dentre eles o de Planejamento Ambiental, e o melhor modo de manter a transversalidade do tema Educação Ambiental. O presente tem como objetivo principal identificar os parâmetros legais do planejamento ambiental e da educação ambiental nos patamares políticos do País para a compreensão do distanciamento entre a sala de aula e a complexa realidade ambiental. Desse modo poderão ser pensadas estratégias no sentido de promover a integração entre o ensino e a questão ambiental bem como discutir em que medida a geografia trabalha as estratégias de planejamento e educação ambiental dentro e fora da sala de aula.Palavras-chave: PNMA, Constituição Brasileira, PCNs, Ambiente, Cidadania.AbstractThe concern of rofessional geography with environmental issues and in particular with the Environmental Planning and Environmental Education is present in different segments of education prevailing in the country and the everyday life of our society. In the academic sphere, whether in teaching, researchor extension Geography is signaling the need to reflect and discuss how best toapply the content inherent in Geographic Science, among them the Environmental Planning and the best way to maintain the transversality Environmental Educationtheme. This has as main objective to identify the legal parameters of theenvironmental planning and environmental education in the country's politicallevels to understand the gap between the classroom and the complexenvironmental reality. Thus may be thoughtful strategies to promote integrationbetween education and environmental issues and to discuss to what extent the geography works planning strategies and environmental education inside and outside the classroom.Keywords: geography education,interdisciplinary,environment, citizenship,governance
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/4817
10.12957/geouerj.2012.4817
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/4817
identifier_str_mv 10.12957/geouerj.2012.4817
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/4817/5416
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Geo UERJ; v. 2 n. 23 (2012): Jul/Dez; 524-551
1981-9021
1415-7543
reponame:Geo UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Geo UERJ
collection Geo UERJ
repository.name.fl_str_mv Geo UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv tunesregina@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br || geouerj.revista@gmail.com || glauciomarafon@hotmail.com
_version_ 1799317527190306816